Marketing Digital

Saiba como deixar seu piso brilhando

Fazer a limpeza do piso pode parecer uma tarefa fácil em um primeiro momento, mas a verdade é que muitas pessoas erram na hora de limpar o chão. Então, aquilo que era para deixar o local higienizado, transforma-se em uma fonte de manchas.

Mais do que isso, acabam surgindo riscos e arranhões que prejudicam a aparência do piso e afetam sua durabilidade.

Existem diversos tipos de pisos, feitos com materiais diferentes, e por essa razão não devem ser limpos sempre da mesma maneira. Cada tipo merece uma atenção especial, e cuidados específicos ajudam a manter sua funcionalidade.

Mas, independentemente disso, a limpeza precisa começar com a retirada da poeira e da sujeira acumulada com uma vassoura ou aspirador de pó. Depois disso, é o momento de aplicar tratamentos para tirar manchas e recuperar o brilho.

Quando o dono do imóvel percebe que o chão já não tem mais o mesmo brilho de antes e que várias manchas começaram a aparecer, está na hora de investir em uma limpeza mais pesada.

Para o assunto ficar mais claro, neste artigo, vamos explicar a importância de higienizar o piso e dar algumas dicas para deixá-lo brilhando. Confira!

Importância de manter o piso higienizado

Ao longo do tempo, os pisos tendem a ficar com uma aparência desgastada e com aspecto encardido, o que é normal, visto que se trata de uma área muito atingida pela sujeira.

Varrer e passar um pano úmido são essenciais no dia a dia, mas nem sempre são ações suficientes para eliminar manchas e resíduos mais resistentes. Quando isso acontece, é necessário tomar alguns cuidados especiais.

Um piso bem limpo faz diferença em qualquer lugar, mas a importância da higienização está além de questões estéticas.

Assim como no caso da limpeza de condomínio mão de obra, manter a limpeza do chão garante a higiene e prolonga a durabilidade do material, de modo que ele esteja sempre bonito e livre de danos.

Hoje em dia, existem diferentes tipos de pisos e cada material exige um tipo de cuidado. Varrer e passar um pano frequentemente é importante, mas às vezes é necessária uma limpeza mais elaborada.

Como limpar certos tipos de piso?

Até aqui, você já entendeu que quando o material não possui mais o mesmo brilho e as manchas começam a dominar, a limpeza profunda é essencial. 

Devolver o brilho vai depender do tipo de piso da sua casa, portanto, vamos mostrar como limpar certos tipos de piso mais comuns nos lares brasileiros. Dentre eles, estão:

Cerâmicos e porcelanatos

O porcelanato e a cerâmica são materiais delicados, que precisam de muita atenção e cuidado redobrado na hora da limpeza.

Você pode contratar uma empresa de limpeza especializada nesse tipo de material, caso esteja com muitas manchas. Do contrário, a dica é retirar o excesso de poeira com uma vassoura de cerdas macias ou flanela.

Dilua uma colher de sopa de detergente neutro em 5 litros de água e aplique a solução em toda a superfície. Para finalizar, passe um pano seco e macio para secar e evitar manchas.

Piso de madeira

Outro tipo muito comum são os pisos de madeira, a exemplo do vinílico e do laminado. Eles costumam ser muito escolhidos por conta de sua durabilidade, mas também precisam de alguns cuidados na hora da limpeza.

Aspire ou varra os cômodos com uma vassoura de cerdas macias diariamente, mas se for necessária uma lavagem mais elaborada, utilize um pano úmido com água e detergente neutro.

A melhor opção são os panos de microfibra, que conseguem absorver mais sujeira do que o pano de algodão. Evite o excesso de água pois ela pode provocar o estofamento da superfície.

Piso de pastilha

Procurar uma empresa de lavagem a seco de tapetes para cuidar de suas peças é fundamental para conservá-las, assim como o piso de pastilha também precisa de alguns cuidados especiais.

Esse tipo de piso tem como vantagem o fato de não absorver produtos com facilidade, por isso, é mais difícil de encardir e manchar.

Só que as pastilhas costumam estar presentes nas cozinhas e banheiros, o que exige uma rotina de limpeza constante.

A solução mais indicada é água com detergente neutro, e para aplicá-la, utilize uma esponja ou pano macio. Uma escova de dentes também pode ajudar a limpar cantos e rejuntes mais difíceis de alcançar.

Piso de pedra

Esse tipo de piso tem um grande poder de absorção, por essa razão, não suporta uma pequena quantidade de produtos concentrados. Assim sendo, tenha muito cuidado na hora de limpá-lo.

Tanto em uma residência quanto em uma empresa de entrega motoboy, para limpar esse piso, primeiro utilize uma vassoura de cerdas macias para retirar todo o pó.

Faça uma mistura de água com detergente neutro para complementar a limpeza, e se quiser dar um brilho extra, acrescente 3 colheres de vinagre branco a essa mistura.

Por falar em brilho extra, existem algumas estratégias que ajudam a mantê-lo ou aumentá-lo em seu piso, como ficará claro no próximo tópico.

Dicas para deixar o piso brilhando

Qualquer pessoa gosta de ver o chão de casa brilhando 24 horas por dia, e a boa notícia é que é fácil fazer isso sem precisar enlouquecer com a limpeza. Algumas dicas nesse sentido, são:

1 – Fazer o uso de produtos apropriados

Para manter o chão sempre brilhando, nada melhor do que usar produtos de qualidade e compatíveis com o tipo de piso de cada cômodo da casa.

Ao invés de usar um limpador de uso geral, prefira limpadores específicos, afinal, nos dias de hoje podemos encontrar uma diversidade de opções.

Existem produtos para limpar pisos de madeira, cerâmica, laminado, porcelanato, vidro, dentre muitos outros, e cada um deles possui propriedades específicas para valorizar o material e deixá-lo brilhando.

2 – Saber escolher os revestimentos

Quem ainda está em processo de reforma ou construção precisa pensar bem antes de escolher o tipo de revestimento, optando por aqueles mais fáceis de limpar.

Com eles, a manutenção é muito mais rápida e eficiente e não existe a necessidade de fazer limpezas pesadas com certa frequência.

Ao contratar uma empresa de projeto arquitetônico residencial, explique que, além de um material bonito e durável, você quer uma opção fácil de limpar e que não sofra tanto com problemas como:

  • Arranhões;
  • Opacidade;
  • Sujeira aparente;
  • Manchas.

Agora, se você já definiu o tipo de piso, outros cuidados também são fundamentais.

3 – Não deixar a poeira acumular

Para que o piso brilhe por mais tempo, retirar a sujeira e evitar o acúmulo de poeira é um passo essencial. Além de deixar o piso mais bonito, também garante a desinfecção ambientes.

No entanto, você não precisa ficar com a vassoura e o pano na mão o dia todo. Na verdade, usar uma flanela para retirar o excesso de poeira uma vez ao dia é o suficiente.

Se você não tiver tempo, escolha um dia da semana para fazer isso e tome alguns cuidados simples no dia a dia. Por exemplo, se derramar algum líquido, seque-o imediatamente.

4 – Não usar produtos abrasivos

É fácil evitar que o piso fique opaco, manchado ou desgastado, pois para isso basta evitar o uso de produtos ácidos e abrasivos, como a palha de aço, soda cáustica, saponáceos, dentre outros.

Alguns podem até ser usados na lavagem de tapetes, mas se aplicados nos pisos, podem causar fissuras na superfície, descascar o revestimento, corroer o esmalte, dentre outros problemas do tipo.

5 – Usar o aspirador de pó

O aspirador de pó é um aliado da limpeza, posto que dá fim à poeira e outros vestígios de sujeira, de maneira mais prática, rápida e eficiente.

Ao contrário da vassoura que acaba levantando um pouco de pó, o aspirador não deixa isso acontecer e ainda evita que ela se espalhe por outros cômodos da casa.

A maior vantagem do aspirador é que ele pode ser usado em qualquer tipo de piso, pois não provoca manchas, arranhões ou desgastes.

6 – Variar o tipo de limpeza

Assim como você contrata uma empresa de lavagem carpete tapete para lavar e limpar do jeito certo cada um deles, precisa respeitar o tipo de piso e limpá-los conforme suas necessidades.

Geralmente, o piso da área externa costuma ser mais rústico e lavável, ao passo que as salas costumam ter piso de porcelanato ou cerâmica e não dá para limpar esses dois tipos de material do mesmo jeito.

Considere as características do chão de cada cômodo, tanto da área externa quanto da área interna, antes de começar a limpeza.

Considerações finais

Manter o piso sempre brilhando é uma tarefa simples e prática para o dia a dia, como vimos ao longo deste artigo.

Seguindo nossas dicas, o chão da sua casa estará sempre limpo, higienizado, livre de manchas e brilhante, tornando o lar muito mais confortável e aconchegante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

7 Estratégias de SEO para aumentar as vendas online

Deseja aumentar o número de vendas em sua loja online ou e-Commerce? Confira quais as 7…
Read more
Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: Aprenda passo a passo

No vasto mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso e valioso, o…
Read more
Marketing Digital

O Impacto da Busca por Voz no SEO

Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa nos hábitos de pesquisa dos usuários…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: