AcidentesMarketing DigitalMundo

Quando um celular se torna obsoleto?

Os celulares se tornaram o principal objeto em que as pessoas acessam à internet, fazem negócios e se comunicam. Eles não substituem os computadores nas funções mais sofisticadas, mas são dispositivos poderosos, com tamanho mais atrativo e, nos modelos de entrada, mais baratos.

Se por um lado, pensando na sustentabilidade e no bolso, demorar mais tempo para comprar um celular é algo importante, por outro, um celular pode deixar de ser uma boa ferramenta quando se torna obsoleto. Vamos entender quando isso acontece? E como aumentar a vida útil do seu celular?

Celular se tornando obsoleto. Imagem: Ri_Ya / Pixabay

1. Em quanto tempo um celular se torna obsoleto?

Não existe um tempo específico para que um celular se torne obsoleto, mas condições que façam isso acontecer. Para definir que um smartphone tenha se tornado obsoleto, vamos refletir sobre algumas condições de uso, para dizer se ele se torna ou não, mas sem um tempo para isso.

2. O que torna um celular obsoleto, ultrapassado?

A seguir, vamos ver algumas dessas condições.

2.1 WhatsApp deixou de funcionar

Como o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados, inclusive por aqueles que não são usuários que conhecem todas as funções de um celular ou amantes de tecnologia, o fato de o aplicativo deixar de funcionar pode ser motivo para que um celular se torne obsoleto e seja necessário trocar, infelizmente. Apesar de que existam outros mensageiros, e até mesmo plataformas comerciais que centralizem mensagens nos diferentes apps, ele ainda é o mais procurado e mais utilizado.

2.2 Falta memória para os aplicativos

Tanto celulares como computadores só funcionam bem quando possuem memória livre. Com aplicações usando armazenamento em nuvem e outras soluções, ou mesmo não precisar salvar músicas no celular para poder ouvir, seria mais fácil haver esse espaço livre SE não houvesse milhares de coisas com um aplicativo para usar. É aplicativo do banco, redes sociais, condomínio, carteira de trânsito, título de eleitor, multas, jogos, etc.

2.3 Mudanças mais profundas na tecnologia

O fim do celular com transmissão analógica e a transição para a forma digital em celulares que ainda usavam essa tecnologia fez com que houvesse uma troca compulsória de celulares. Algo similar pode fazer com que vários aparelhos se tornem obsoletos e outros sejam necessários. O fim de um sistema operacional, como o Windows Phone, também pode causar isso.

2.4 Hardware com defeitos

Botões que não funcionam direito, conexões de fones ou carregador com defeitos, monitor quebrado, capa riscada e outras tantas coisas podem fazer com que o telefone se torne ultrapassado. Isso é mais uma percepção do que uma perda definitiva de função, mas acelera a troca. Existe conserto, e é interessante procurar.

2.5 Uso do celular para trabalho / serviços

Celulares para trabalho e serviços, sendo que antes uma pessoa os usava apenas para fins pessoais, são mais demandados. Isso faz com que as pessoas não aproveitem ao máximo um aparelho, pois tendem a querer garantir que ele não falhe.

3. Como melhorar o desempenho e aumentar a vida útil dos celulares

Assim como há alguns fatores que fazem o celular perder desempenho e até se tornar obsoleto de vez, há como fazê-lo durar mais tempo e funcionando bem. Vamos saber como?

3.1 Priorizar a memória

Assim como não dá para ter todas as coisas do mundo dentro de casa, também não é possível se ter todos os aplicativos, todas as fotos, todos os vídeos e todos os GIFs em seu celular. É preciso priorizar memória para o que você mais usa, ou que seja mais importante.

Nem todos os aplicativos do celular podem ser desinstalados, mas as atualizações dos que não são usados sim. Também é possível poupar memória optando por não salvar mídias (fotos e vídeos) de forma automática no WhatsApp.

3.2 Celular e caminhar por aí: não!

Usar celular caminhando, sonolento, no banheiro ou onde não possa cuidar direito, ou soltar em qualquer lugar, são motivos para queda do aparelho, quebra de monitor ou outras coisas que o impedem de funcionar bem. Há casos em que conserto resolve, mas a falta de cuidado ajuda a tornar o celular obsoleto, e fazê-lo se entregar muito antes do prazo.

3.3 Acompanhar atualizações de software e de Sistema Operacional

Um sistema operacional novo pode trazer mais funcionalidades ou aprimorar recursos do sistema anterior. A grande vantagem dos upgrades é que eles ocorrem, da versão no celular para a seguinte (uma vez), de forma gratuita e automática.

Essa mudança renova o celular sem que seja mudado seu hardware, e é bem interessante. Menos impactantes, mas importantes, são as atualizações de software. A falta de algumas delas, ou mesmo de atualizar o SO do celular, pode fazer com que recursos falhem, como as ligações (sim, ainda se usa celular para ligar!). Celular atualizado é celular funcionando.

3.4 Usar um cartão de memória

Há pouco falamos de espaço. As mídias como áudio, imagem e vídeo podem ser armazenadas fora do celular, em cartões de memória. Isso limpa o espaço da memória interna do seu smartphone para aplicativos, e permite haver espaço livre para que eles funcionem bem, dando sobrevida ao seu aparelho. É algo interessante também porque muitas das fotos que tiramos, mesmo que para editar em computador, é tirada usando o celular.

3.5 Não estar na lista daquelas pessoas que compram sempre que surge algo novo

Sempre surgem novos modelos e tecnologias. Se você quiser acompanhar sempre, pode preparar seu bolso e sua disposição para trocar aparelhos todos os anos ou em prazo menor ainda. Uma ideia para fazer seu aparelho permanecer seu é a mesma para quaisquer objetos de consumo: não se importar com estar 100 % na novidade. Você não precisa ter a casa mais nova, o móvel mais novo, o carro mais novo. Isso é útil quando você precisa e compra algo, aí sim com os padrões atuais, e depois passa algum tempo, com o final da vida útil ou passado novamente algum tempo, volta a comprar.

Por fim,

Um celular (smartphone), como todo bem, pode ir perdendo sua funcionalidade, até se tornar obsoleto. Mesmo que isso venha a acontecer, é possível retardar tal acontecimento, com um melhor uso do aparelho, mais cuidado com o manuseio e uso da memória. Usar mais seu celular é economia e é sustentabilidade. Melhor ainda é, após usar, participar de programas de troca do aparelho com empresas que refaçam aparelhos celulares com peças usadas e reutilizem. Isso faz com que os recursos naturais de fazer aparelhos 100 % novos não sejam demandados.

Outra ideia que sempre vale é a de usar cartões de memória. Isso facilita, além de poupar o armazenamento do celular, a futura troca, pois os dados são migrados com a troca do cartão para o próximo aparelho.

SOBRE A AUTORIA: Esse texto é um oferecimento d’O Blog do Mestre, gentilmente publicado pelo Portal Belmonte – Juntinho com Você. O Blog do Mestre é um blog que envolve entretenimento, curiosidades, atualidades e muito conhecimento!

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
MundoViagens

Descobrindo o Melhor do Egito: Uma Jornada Inesquecível

O Egito, com sua tapeçaria rica e colorida de história, cultura e paisagens deslumbrantes, oferece…
Read more
Mundo

O papel da análise de risco financeiro nas transações de compra e venda

A análise de risco financeiro desempenha um papel decisivo nas transações de compra e venda…
Read more
Mundo

Teste IPTV Grátis: Descubra Canais e Qualidade

Você já ouviu falar em TesteIPTV Grátis? Se você está em busca de uma maneira prática e…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: