A primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio foi conquistada na madrugada desta terça-feira (27) por Italo Ferreira, último campeão mundial de surfe, em 2019. Nordestino, potiguar, ele se tornou o primeiro campeão olímpico do surfe.
Na disputa pela medalha, Italo viu sua prancha quebrar na primeira manobra, mas se recuperou e derrotou com ampla superioridade (15.14 a 6.60) o japonês Kanoa Igarashi, algoz de Gabriel Medina nas semifinais e que evitou um confronto nacional na decisão. Medina perdeu o bronze contra Owen Wright.
Até agora, o Brasil conquistou cinco medalhas, com mais duas de prata (Kelvin Hoefler e Rayssa Leal no skate) e duas de bronze (Daniel Cargnin no judô e Fernando Scheffer na natação).
Brasileiro Fernando Scheffer fatura bronze na natação em Tóquio
Brasileiro levou a medalha de bronze nos 200 metros livre
O brasileiro Fernando Scheffer conquistou, na noite desta segunda-feira (26), a primeira medalha da natação brasileira na Olimpíada de Tóquio. O brasileiro, de 23 anos, cravou o tempo de 1min44s66 e garantiu o bronze nos 200 metros estilo livre no Centro Aquático de Tóquio.
As primeiras posições da prova ficaram com dois representantes da Grã-Bretanha, o ouro com Thomas Dean, com o tempo de 1min44s22, e a prata com Duncan Scott, com 1min44s26.
Outro brasileiro conseguiu se classificar para a final na natação, na madrugada desta terça-feira (27). Léo de Deus conseguiu 1:54.97, o 2º melhor tempo da semifinal, e está classificado para a final dos 200m borboleta.