BelmonteColuna Social

8.º Encontro de Filarmônicas reúne centenas de músicos em Belmonte

Sobre a cidade

SEDE DA FILARMÔNICA LYRA POPULAR EM BELMONTE

A cidade de Belmonte, localizada no litoral sul da Bahia, e conhecida como a terra do cacau, recebeu neste domingo, 06 de novembro, o 8º Encontro de Filarmônicas, um dos maiores eventos musicais da Costa do Descobrimento. O evento que aconteceu na Praça da Bandeira, reuniu centenas de músicos em sete bandas de várias cidade da Bahia, Minas Gerais e Sergipe.

Desfile pelas ruas de Belmonte

O Encontro de Filarmônicas, que acontece há oito anos em Belmonte, começou por volta das 15 horas, na Praça Picopeu onde as filarmônicas se concentraram para desfilarem até a Praça da Bandeira local do evento. Durante o percurso pela Avenida Rio Mar, a população se concentrava em frente as suas residências e demostrava todo carinho e boas-vindas as filarmônicas visitantes.  

Na Praça da Bandeira, público que lotou o espaço recepcionava as filarmônicas de forma calosa em um ambiente que recebeu toda estrutura do poder público municipal para acomodar de forma segura e confortável a comunidade e visitantes.

O evento foi apresentado por Raymundo Lopes e Samara Shara dos Santos Santana e contou um interprete de libras, o Prof. Anderson.

A abertura do evento foi iniciada com Todas as filarmônicas tocando em conjunto o dobrado Belmonte. A primeira a se apresentar foi a 15 de Setembro. Além dos inesquecíveis dobrados a filarmônica pioneira da cidade navegou nos clássicos românticos, levando a plateia  a uma  nostalgia. Durante os intervalos os cerimonialistas recitavam poemas que abordavam a magia que a música nos traz.

Em seguida a 2 de Janeiro de Canavieiras subiu ao palco e entoou dobrados e encerrou sua participação com um clássico romântico.

A Filarmônica  Lyra Imaculada Conceição de Barra de Caravelas  iniciou com um clássico dobrado, evolui para hits dançantes e com muita swingueira  fez o público levantar e cair no embalo.

A quarta filarmônica a subir ao Palco foi a Manoel Alecrim de Minas Gerais, que começou com um Xote, evolui para um mix de clássicos da velha guarda nacionais e internacionais, encerrando com parte coreográfica que encantou o público.  

Já a Filarmônica de Santo Antônio de Caravelas fez o público ter vontade de dançar coladinho, com um Pot Pourri de xote maroto, evoluiu pra pops internacionais e fechou sua participação com sucessos da MPB.

A Filarmônica de Nossa Senhora da Conceição  de Itabaianinha de Sergipe, a “Queridinha dos Encontros” foi a quinta a se apresentar e de forma bem irreverente passeou nos clássicos da MPB num suingue envolvente que irradiou a praça e fez o público dançar. Encerrou com aquele forrozinho animado.

Estiveram presentes ao evento a Primeira Dama e Secretária de Finanças Eunice Gama acompanhada do filho Gabriel Gama, os Secretários Municipais Helton Menezes, Glauber Façanha, o Presidente do Legislativo Luluca da Ambulância e os Vereadores  Mauricio do Riso e Viriato Benfica.

Representando o Prefeito Bebeto Gama, a Secretária de Finanças agradeceu a presença de todas as filarmônicas presentes ao evento e reafirmou o compromisso da gestão de continuar apoiando o encontro.

“Em nome do Prefeito Bebeto Gama, queremos agradecer aos maestros que representam cada uma das filarmônicas neste 8° encontro.   Agradecer também a todos os visitantes e moradores que vieram prestigiar este encontro, que se tornou um marco para cultura de nossa cidade. Enquanto gestores, reafirmamos nosso compromisso de continuarmos apoiando a realização desse evento dando a devida estrutura para que ele continue a acontecer de forma brilhante. A filarmônica Lyra Popular, organizadora do evento queremos expressar os nossos mais sinceros agradecimentos pelo excelente trabalho desempenhado, feito com muito esmero para recepcionar  as filarmônicas visitantes”, disse Eunice Gama.

Todas as filarmônicas participantes receberam homenageadas com troféus de participação.  

Fechando a noite de apresentações, a praça permanecia lotada, onde a comunidade e visitantes aguardava ansiosa pela anfitriã do evento.

Ao subir no palco a Prata da casa, e também organizadora do encontro, a Lyra Popular de Belmonte, foi literalmente o centro da atenções.  O público quis ficar bem juntinho do palco e dançar ao ritmo envolvente do pop internacional executado pela banda, sendo simplesmente ovacionada por todos os presentes.

“Agradeço a fidelidade do público belmontense por estar nessa noite aqui mais um ano. Completamos 8 edições, não é fácil, mas graças a Deus e o apoio da comunidade, da Prefeitura Municipal de Belmonte, dos sócios da filarmônica, enfim de todos que colaboram para cultura de nossa cidade. Deixo aqui meu agradecimento especial a todas as bandas, que vem a Belmonte, nenhuma delas recebem nada, elas vêm por amor e dedicação a música e por isso, Belmonte acolhe de forma carinhosa a todas. Termina um encontro e já vamos pensar em outro para que supra as expectativas para o próximo encontro 2023. Obrigado Belmonte!”, disse Mathias Barreto, Tesoureiro da Filarmônica Lyra Popular.

A apresentação foi finalizada com queima de fogos, deixando o gostinho de quero mais.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Coluna Social

O SONHO DO JOVEM MIKAEL VIRA REALIDADE

Share on Facebook Share …
Read more
BelmontePolitica

Representantes de Associações de Belmonte são beneficiadas por emenda parlamentar do Deputado Cajado

Share on Facebook Share …
Read more
BelmonteEducação

Evento de abertura da Jornada Pedagógica 2024 reúne professores, coordenadores e gestores escolares na Arena Belmar em Belmonte

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: