Educação

8 dicas para ter foco na hora de estudar

Para muitas pessoas, estudar não é uma tarefa prazerosa ou até mesmo de fácil execução, isso devido a uma série de fatores.

A digitalização da educação ainda não alcançou a todos, seja pela carência financeira ou pela falta de informação.

Esses fatores fazem do estudo um sacrifício maior em um nível ainda mais profundo, muita gente está perdendo o interesse de aprender.

A taxa de alunos que largam a escola antes de chegar ao ensino médio tem crescido cada vez mais, e se for ter em conta o número dos universitários que trancam o curso antes da metade, a situação constatada fica ainda mais preocupante.

Afinal, sacrificar o aprendizado significa se desfazer de uma gama de possibilidades. As pessoas que não investem seus minutos livres em algo duradouro, na verdade estão perdendo. 

A verdade é que ainda existem pessoas com vontade de ter uma vida melhor, e elas tem desejo de aprender, mas o desinteresse geral, as dificuldades do momento atual e a velocidade de informações e distrações trazem à educação moderna um novo desafio.

O objetivo mais importante dos professores e estudantes é resgatar a disciplina nas aulas, o que leva a grande questão de como ter foco na hora de estudar.

Este artigo trará informações úteis sobre esse assunto, e mostrará um caminho seguro para quem deseja ter mais concentração nas horas de estudo.

Ter foco é uma necessidade

A vida moderna possui muitos ruídos e distrações, portanto, o foco é primordial para o aprendizado e é a obrigação número um de quem tem um objetivo profissional ou um sonho para a própria carreira.

A memória é fruto do interesse, sendo assim, o estudante que quer dominar um assunto terá tanto mais êxito quanto maior for a sua vontade de se aperfeiçoar naquele conhecimento. E para conseguir isso, é importante não perder tempo.

Um funcionário com mais de trinta anos que pega uma estação de trabalho dupla durante a semana e chega exausto em casa terá grandes dificuldades para estudar. 

No entanto, se quer mesmo conquistar coisas maiores, ele não poderá desistir nem desanimar.

Para isso, um planejamento de estudos eficaz é fundamental para o bom desempenho do aluno. Sem método, ele não terá resultados tão cedo e não conseguirá sentir o próprio progresso acontecendo.

É preciso ter em mãos o curso roteiro, com todas as suas atividades e datas organizadas de maneira estratégica para se preparar para as provas em tempo hábil.

Uma das grandes vantagens do advento do ensino remoto é o maior tempo que os alunos têm para se preparar para as avaliações. Portanto, esta vantagem não deve ser desperdiçada.

Quando se trata de foco, é preciso que o aluno tenha consciência também de para onde ele vai. Sem isso, é impossível saber a forma de caminhar até lá.

É muito comum ver nas escolas alunos de ensino médio sem saber o que vão fazer em seu futuro. Para isso, é indispensável que os professores os instruam sobre os tipos de ofícios, fazendo uso, inclusive, dos famosos testes vocacionais.

Ter foco é saber para onde ir, não adianta fazer uso de técnicas inovadoras sem a base necessária para se manter firme nos objetivos.

Um jovem que queira, por exemplo, realizar um curso técnico e aprender a fazer manutenção de ar condicionado central precisa estar firme em sua decisão, para que o trabalho seja levado como algo sério e não como um passa tempo diante da indecisão.

Isso não significa que o estudante não pode mudar de ideia no meio do caminho e migrar de área. Muito pelo contrário, os jovens estão no tempo favorável para fazer isso. 

Mas, não dá para começar a falar sobre técnicas de estudo sem antes fixar um norte. Tendo esse princípio como base, é possível se preparar para os estudos de maneira adequada.

A produtividade depende do foco

Não existe distinção entre foco e produtividade, se uma pessoa decide montar um serviço de gráfica rápida em um estabelecimento “frente de rua” de um grande centro urbano, ela precisará ser ágil ao despachar os clientes, se realmente quiser que o negócio prospere.

Mas, o fato é que é impossível possuir essa habilidade sem se exercitar na atenção e no foco. Independente de se a pessoa irá trabalhar como gerente ou funcionário.

Como fica se, por exemplo, um funcionário passar um troco errado ou entregar ao cliente uma impressão que não é a dele, em um dia de pico da loja, no calor do momento.

Seria a mesma dor de cabeça se, em outro exemplo, um balconista entrega o lanche ou suco errado para um cliente, em uma manhã de domingo ou num feriado movimentado.

Quem não se exercita na atenção e no foco, sacrifica a boa produtividade, e na hora de estudar é a mesma coisa.

Quem deseja ter um momento de estudos frutuoso tem de estabelecer o que é preciso conhecer para chegar onde quer e quais coisas serão necessárias para chegar lá, tal como o que é desnecessário e descartável, para o bem maior dos estudos.

Surgindo a dúvida de como saber quais coisas devem ser descartadas na hora de estudar, e quando o aluno precisará se desfazer delas. 

Sendo a resposta mais simples, que focar é escolher. E se o aluno ainda não estiver conseguindo fazer escolhas acertadas, basta internalizar o conceito da palavra “escolher”.

Uma vez que focar se trata de escolher, é preciso ter em mente que escolher uma coisa significa abdicar de muitas outras. Abdicar é o mesmo que perder, mas no fim das contas, esse “perder” na verdade é ganhar.

Quando o aluno termina o ensino médio e se vê na necessidade de escolher um caminho, é aí que essa máxima começa a fazer sentido.

É exatamente assim que funcionam a maioria dos processos seletivos, sejam concursos ou testes admissionais. Quem quer que deseje trabalhar com construção civil, precisa primeiro passar pelo treinamento admissional NR 18, como as empresas sempre solicitam.

Seria algo inimaginável se uma dessas empresas contratassem pessoas que fizessem uma prova sobre todos os assuntos para, a partir desse resultado geral, as selecionassem para desempenhar um trabalho tão específico.

Dicas úteis para a concentração

Por fim, alguns conselhos podem ser úteis aos alunos universitários, concurseiros de primeira viagem e até mesmo aos jovens do ensino médio que querem se preparar para fazer o ENEM.

Para isso, o estudante deve se basear nesses onze passos listados abaixo para que o momento de estudo se torne frutuoso e livre de distrações:

  1. Organizar uma programação;
  2. Fazer um cronograma de horários;
  3. Ter um local de estudos;
  4. Desligar os aparelhos eletrônicos;
  5. Escrever à mão sempre que possível;
  6. Usar marca-texto;
  7. Intercalar as disciplinas;
  8. Não esquecer de descansar.

O primeiro passo é a organização, um empresário que faz aluguel de escritório por hora perderia muito dinheiro se andasse com a sua agenda toda bagunçada, sem saber o horário dos aluguéis agendados, e consequentemente, iria frustrar a maioria dos clientes.

É preciso ter em mente que sem organizar o que será feito, não é possível começar a estudar.

Depois, é bom e útil que o aluno faça um cronograma para cronometrar o horário de cada coisa. Um carpinteiro que agende uma limpeza de cadeiras estofadas para as nove horas precisa calcular com precisão quanto tempo leva para executar esse serviço.

Da mesma forma, o estudante precisa saber quanto tempo leva para assimilar o conteúdo de cada disciplina, para não ficar com matéria acumulada.

Também não é bom que o aluno estude em qualquer lugar, o ambiente precisa ser fresco e bem iluminado.

Já deve ter dado para perceber que, entre a sala escura, com a janela coberta com uma persiana vertical com blecaute e o quarto arejado e iluminado com a luz do sol, o segundo ambiente ganha disparado.

Além disso, o aluno não deve permitir que o acesso constante às redes sociais atrapalhe o seu momento de estudos. Portanto, se não for possível desligar o celular, que pelo menos as notificações sejam silenciadas.

O aluno não deve esquecer também que o uso do lápis, caneta ou marca-texto, conforme já foi comprovado por diversos estudos, abre as comportas da inteligência. Portanto, a anotação à mão deve ser priorizada em relação a digitada.

Por fim, o aluno poderá intercalar os assuntos estudados, visando eliminar um pouco a atenção, aguçar a curiosidade e oxigenar o cérebro.

Lembrando que para que esta última coisa ocorra, também é indispensável os momentos de repouso e uma boa noite de sono.

Considerações finais

Portanto, depois de todas essas dicas fica a seguinte conclusão: o aluno que se preparar agora, em meio a tantas oportunidades que a tecnologia atual oferece, irá surfar uma onda de sucesso profissional.

É verdade que a crise existe, mas o mercado atual, apesar dela, continua sedento por mão de obra qualificada, e o estudo tem neste quadro importância primordial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
EducaçãoMarketing DigitalSaúde

O que acontece quando você para de fazer sexo?

Share on Facebook Share …
Read more
DiversasEducaçãoMarketing DigitalPrepare-seSaúde

Como escolher o brinquedo sexual certo para você

Share on Facebook Share …
Read more
BahiaEducação

Governo do Estado sanciona lei que aumenta vencimentos dos professores em quase 16%

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: