Marketing Digital

8 dicas eficazes para organizar a casa

Uma casa sempre limpa e organizada é fundamental para a manutenção da saúde física e mental, mas sabemos que é muito difícil manter a limpeza e a organização por conta da correria do dia a dia.

Além de ser muito difícil, o cansaço deixa as pessoas desmotivadas para fazer as tarefas, no entanto, esse cuidado é necessário com o lar.

A bagunça não pode se tornar um hábito, pois quando os cômodos estão desorganizados há muito tempo, começam a trazer malefícios. Os moradores se sentem infelizes, apresentam complicações de saúde e quadros de estresse.

As repercussões negativas de ambientes bagunçados são muitas, por isso, é fundamental cuidar da casa para que ela esteja minimamente em boas condições.

Com apenas 20 minutos por dia, é possível organizar tudo o que estiver fora do lugar, lavar uma louça e recolher a roupa do varal, ou seja, não estamos falando de faxina pesada e outras tarefas mais complexas.

Se você também quer manter a casa sempre organizada e aconchegante, não deixe de ler este artigo até o final.

Vamos falar um pouco sobre a importância da limpeza e a organização dentro de casa e dar algumas dicas eficazes para mantê-la organizada.

Importância da organização dentro de casa

Pode parecer que não, mas a limpeza e a organização fazem toda a diferença no dia a dia. Dentre os benefícios trazidas por elas estão:

  • Melhorias na saúde;
  • Redução da ansiedade;
  • Equilíbrio mental;
  • Aumento da criatividade.

Passar muito tempo sem limpar a casa acumula poeira e sujeira, tornando o ambiente mais agradável para fungos, bactérias e vírus.

Procedimentos mais complexos, como limpeza de telhado de vidro, devem ser feitos esporadicamente e por uma empresa especializada, mas passar um pano no chão é obrigação do morador e deve ser feito frequentemente.

Pessoas que têm alergias sofrem muito com espaços empoeirados e são as primeiras a perceberem quando a casa não está limpa.

A organização também evita que os objetos permaneçam na mesma posição por muito tempo acumulando poeira, portanto, além de limpar, é necessário se organizar.

Outra vantagem é a redução dos níveis de estresse e ansiedade, pois o indivíduo sente que tem controle e domínio de seu ambiente.

O dia a dia do ser humano é cheio de incertezas e situações que fogem do seu controle, mas a limpeza é uma forma de garantir a própria vontade em seu espaço.

A bagunça, por sua vez, acaba distraindo o morador e o incomoda, lembrando da importância de realizar suas tarefas.

Em outras palavras, a falta de limpeza e organização produz ansiedade, pois é muito incômodo ver que as coisas não estão em ordem, o que deixa a pessoa deprimida e estressada.

Por falar nisso, cuidados como lavagem de tapetes residenciais ajudam a equilibrar a mente, pois os ambientes trazem mais conforto e alegria.

Os moradores se sentem muito mais leves e conseguem realizar qualquer tipo de atividade, além de descansar com mais facilidade. Quem utiliza o espaço se dispõe a receber visitas e se sente bem onde está.

Por fim, limpeza e organização também são sinônimos de criatividade, sendo fonte de inspiração. Durante o tempo livre, o morador sente que está em harmonia com o ambiente e consegue ter novas ideias para seus projetos pessoais e profissionais.

Só que para aproveitar todos os benefícios da limpeza e da organização, é necessário saber como colocá-las em prática.

Dicas para limpar e organizar a casa

As dicas a seguir servem para residências que precisam de uma ajuda para se manterem limpas e organizadas por mais tempo.

Isso significa que se a casa estiver extremamente suja e bagunçada, é necessário intervir de outras formas primeiro.

Feito isso, procure organizar os armários, jogando fora aquilo que não usa, retirando o lixo e se desfazendo de objetos que já não têm nenhuma serventia.

Se for necessário, contrate uma empresa de limpeza de cadeiras estofadas, então sua casa estará pronta para as seguintes dicas:

1.    Arrumar a cama pela manhã

Arrume a cama logo pela manhã, antes de sair para o trabalho ou iniciar suas tarefas do dia a dia. É muito importante dobrar as cobertas, esticar o lençol e organizar os travesseiros, pois o quarto todo vai ficar muito melhor.

Uma cama bagunçada pode atrair ainda mais desorganização e muito em breve haverá roupas espalhadas em toda a parte, por isso, organize o quarto antes de deixá-lo.

2.    Deixar o vento circular

Mantenha portas e janelas abertas para que o vento possa circular livremente, principalmente durante os dias muito quentes ou após pancadas de chuva.

Ao fazer isso, fica mais fácil evitar a formação de mofos, fungos e umidade em ambientes com baixa ventilação e incidência de sol.

3.    Guardar as roupas espalhadas

Recolha o uniforme para empresa de limpeza do varal e guarde no devido lugar, caso contrário, as roupas vão se espalhar pelos cômodos rapidamente.

Não as deixe espalhadas pelo chão ou em cima de cadeiras. Separe um espaço no guarda roupa para guardar roupas de passar e coloque o restante em seu devido lugar, assim que recolher as peças do varal.

4.    Lavar a louça

É comum ter um pouco de preguiça em relação às tarefas do lar, mas lavar a louça é uma questão de higiene e o mínimo de organização para a sua casa.

Não deixe as peças se acumularem na pia, principalmente se estiverem muito engorduradas. Procure lavar a louça depois de cozinhar e fazer suas refeições.

Se não tiver tempo de secar e guardar, deixe-as em um escorredor e quando eu tiver mais tempo, guarde tudo em seu devido lugar.

5.    Tirar o lixo

Além de recolher a roupa do varal de teto retrátil, lavar a louça e manter o ambiente ventilado, outra tarefa muito importante é tirar o lixo todos os dias.

A sacola do lixo do banheiro deve ser trocada diariamente, da mesma forma como o lixo da cozinha, que geralmente contêm restos de alimentos. Também não se esqueça de separar o que é reciclável do que não é.

6.    Usar organizadores

É possível encontrar diferentes tipos de organizadores, como colmeia, caixa plástica, caixas de plástico para brinquedos, cabides padronizados, sapateiras, dentre outros tipos que fazem toda a diferença na organização e limpeza.

As colmeias podem ser usadas para guardar roupas íntimas, roupa de banho e objetos pequenos, como meias, óculos, joias, entre outros.

Os cabides padronizados economizam espaço no armário e trazem mais sensação de harmonia, e para quem guarda calçados no guarda-roupa, pode optar por uma sapateira para colocar os pares usados no dia a dia.

Outro tipo de organizador é uma capa protetora para TV, que também pode ser usada para armazenar o item, caso ele não esteja sendo usado por um bom tempo.

Outro exemplo é uma arara para pendurar casacos volumosos e peças de roupas usadas no dia a dia, como uniforme escolar.

7.    Conscientizar a família

A organização não pode ficar a critério apenas de uma pessoa, pois se os outros não estiverem comprometidos e envolvidos, fica praticamente impossível manter tudo limpo e arrumado.

Converse com todos para que possam colaborar e preservar a organização, afinal, é dessa forma que a família vai se sentir bem, viver em harmonia e ninguém vai ficar sobrecarregado.

Alguns cuidados específicos, como raspar taco, ficam a critério de empresas especializadas, mas as pequenas organizações do dia a dia devem ser de responsabilidade de todos.

É extremamente desgastante e estressante arrumar a bagunça dos outros, portanto, até as crianças pequenas devem participar e se comprometer.

8.    Distribuir as tarefas

Como um complemento da dica anterior, saiba que é muito importante distribuir as tarefas entre os membros da família, pois todos que vivem no local são responsáveis por sua limpeza e cuidado.

Isso inclui o marido e os filhos homens, portanto, delegue as tarefas de acordo com suas capacidades. Por exemplo, as crianças podem recolher o lixo e manter seus pertences no lugar certo.

O marido pode lavar a louça depois do café ou estender a roupa no varal. Lembre-se de que tudo o que for tirado do lugar deve ser colocado por quem tirou, assim você evita brigas, discussões e injustiças.

Considerações finais

Sendo assim, tudo o que tem dentro de casa, como um kit churrasco, precisa de um lugar certo para ser guardado, e é assim que os moradores conseguem manter os ambientes em perfeita ordem.

A limpeza e a organização são muito importantes para a saúde e o bem-estar de todos, e com algumas tarefas simples no dia a dia, é perfeitamente possível preservar a ordem dentro de casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Marketing Digital

Dicas para abrir um escritório de advocacia com sucesso

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Habeas Corpus: entenda como funciona

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Quais as melhores cores para pintar a casa?

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: