Marketing Digital

6 dicas de conteúdos de qualidade que o Google vai amar 

Criar conteúdos de qualidade para o Google pode parecer um desafio, porém é uma prática que precisa ser feita caso você queira que o site da sua empresa seja ranqueado nas primeiras páginas de pesquisa.

Um conteúdo de qualidade é aquele que consegue atingir e tirar as dúvidas do público-alvo da sua empresa, explicando de forma prática e concisa um assunto que seja relevante principalmente para a sua persona.

Ou seja, independente de ser um conteúdo sobre gestão de marketing e vendas ou sobre os melhores produtos de maquiagem, ele precisa ser melhor do que os outros resultados encontrados pelo Google, pois um conteúdo de qualidade ficará nas primeiras posições.

Além disso, um conteúdo de qualidade ajuda a encaminhar os visitantes da sua página na web para a conversão, transformando eles em potenciais leads, e futuramente, em clientes. Essa ação deve ser estruturada através de um calendário de publicações.

Entre as características de um conteúdo de qualidade, podemos destacar:

  • Multi formatos;
  • Único e autêntico;
  • Ranqueia bem no Google;
  • É facilmente compartilhado;
  • Converte os visitantes em leads e clientes;
  • Aplaca os desejos e necessidades dos consumidores.

Vale a pena lembrar que o quesito “qualidade” não tem a mesma definição para todos os tipos de blogs. Cada público age e pensa de uma maneira diferente, por isso é importante acompanhar e mensurar os acessos e reações aos seus conteúdos.

A importância da otimização de conteúdo

Para otimizar as páginas do seu site, é preciso que elas contenham informações valiosas e relevantes, sejam elas sobre desenvolvimento e gestão de startups ou estratégias de marketing, atendendo os requisitos dos mecanismos de busca.

A otimização de um conteúdo de qualidade deve ajudar as pessoas a atingir objetivos, como obter informações relevantes ou escolher um produto ou serviço, demonstrando aos robôs das páginas de busca que o seu conteúdo é importante e otimizado.

Dessa forma, podemos definir que a otimização de conteúdos é ação que deixa um site repleto de informações relevantes tanto para as pessoas como para os robôs do Google, seja um conteúdo sobre gestão de recursos humanos o que estuda ou maquiagem.

Segundo pesquisas, o Google processa cerca de 3,5 milhões de consultas de pesquisas por dia, através disso é possível saber a importância da otimização para os mecanismos de busca, tornando a otimização essencial para o sucesso de um site.

Hoje em dia, muitas pessoas se tornaram dependentes dos mecanismos de busca como o Google, pois quando precisam de informações, elas a buscam através da combinação de palavras-chave ou em forma de perguntas no campo de busca.

Caso o site tenha conteúdos otimizados, como sobre curso de gestão de pessoas online, isso poderá ser visto através dos resultados de pesquisa. Quanto mais a otimização atender aos requisitos do Google, melhor será o seu rankeamento nas páginas de busca.

Para melhorar a otimização dos seus conteúdos e melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de busca, é preciso:

  • Otimizar a tag de título;
  • Estruturar os conteúdos;
  • Otimizar a meta descrição;
  • Escolher as palavras-chave;
  • Escolher o seu tipo de tópico;
  • Prestar atenção nas funções do SERP.

Por fim, a otimização de conteúdo deve ser feita sem violar os critérios básicos do repasse de informações, ou seja, os conteúdos devem ser escritos pensando nas necessidades das pessoas e não nos critérios dos robôs do Google.

Isso porque o Google possui algoritmos avançados capazes de projetar e aumentar a satisfação do público através dos resultados de pesquisas, sejam eles sobre mba em administração hospitalar e gestão em saúde ou produtos de limpeza.

6 dicas para criar conteúdos de qualidade

Para criar conteúdos de qualidade, é preciso de um esforço contínuo para manter a qualidade dos conteúdos para que eles se tornem virais. Entretanto, seguindo algumas dicas, é possível produzir conteúdos de qualidade com menor esforço. Confira.

  1. Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é de extrema importância para que os seus conteúdos tenham uma boa posição nas páginas do Google. Dessa forma, você não deve medir esforços para definir as melhores palavras-chave para o seu conteúdo.

Ao produzir seu conteúdo, pense quais são as principais perguntas que ele deve responder e se existem pessoas que estão buscando por essa solução, como por exemplo, um curso de gestão financeira tecnologo ead

Logo após, você deve conferir as pesquisas do seu público-alvo para definir as melhores palavras-chave para o seu conteúdo, podendo utilizar ferramentas para descobrir as mais relevantes para o seu tipo de material.

  1. Faça um bom title tag

A title tag é o título da sua página que irá aparecer nos resultados do Google. Em uma primeira avaliação ele pode parecer algo pequeno e sem importância, mas para os mecanismos de busca e para o seu público ele é algo essencial.

Afinal, quando o usuário procura pelos resultados apresentados pelo Google, a primeira parte que ele lê é a title tag, como, por exemplo “As vantagens de um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia”. Portanto, é preciso causar uma boa primeira impressão.

Elaborar uma boa title tag também é fundamental para o Google, pois se você não realizar bem essa etapa, o buscador pode entender que o seu conteúdo não é de qualidade. Já a criação de uma title tag atrativa demonstra a qualidade do seu material.

  1. Desenvolva a meta description

A meta description vem logo abaixo da title tag nos resultados do Google. Em português o termo pode ser traduzido como “meta descrição”.

Assim como a produção do título, a meta descrição é fundamental para causar uma boa primeira impressão.

O ideal é que a meta description não seja muito comprida, ela deve conter as principais informações sobre o seu artigo para funcionar como um atrativo a mais para o público criar interesse e clicar no seu conteúdo.

Assim, para convencer o seu público, a meta description deve conter o que ele irá encontrar ao longo da leitura do seu conteúdo, por isso também é importante que contenha as palavras-chave nela, mas de forma que faça sentido.

  1. Ofereça conteúdos de qualidade

Para criar conteúdos relevantes, além de utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), também é preciso produzir materiais de qualidade, que tragam informações que atraiam o seu público-alvo de forma orgânica.

Por isso, é preciso conquistar os seus leitores, além de se tornar uma referência no segmento em que atua. Isso porque os outros sites podem reconhecer a importância do seu conteúdo e linkar ele aos conteúdos do site dele, tornando a sua página uma autoridade.

A criação de um conteúdo de qualidade exige que seja mostrada uma solução para aquilo que o usuário procura, respondendo as suas dúvidas de forma superior às respostas da concorrência, sem se ater ao tamanho do texto, mas sim a sua qualidade.

  1. Invista em conteúdos relacionados

Um erro é pensar que o seu público já sabe tudo sobre o tema que está sendo abordado no seu conteúdo. Dessa forma, é preciso adicionar em seus textos links que ajudem os leitores a compreender melhor o assunto do seu conteúdo.

Se você estiver falando sobre curso gestão de startups, por exemplo, complemente o conteúdo com maiores explicações sobre o assunto para que tanto os usuários quanto o Google entendam completamente a relevância do seu material.

Você deve adicionar os links aos conteúdos básicos, e depois utilizar esses conteúdos em outros materiais no futuro. Assim, ele ficará mais completo e seu alcance continuará crescendo mesmo depois de um tempo da publicação.

  1. Aposte em landing pages

As landing pages são páginas criadas com o objetivo de converter o público-alvo. Portanto, elas transmitem mensagens mais diretas, utilizando poucas palavras para explicar para os leitores seus objetivos e propostas, prendendo a atenção dos usuários.

Ela também faz com que os usuários compreendam o seu conteúdo mais rapidamente, aumentando as chances de conversão dos leitores e fazendo com que eles realizem a ação esperada pela empresa.

Por ser mais fácil de ser lida e compreendida, as landing pages podem ter um alcance maior do que um texto de 2000 palavras, por exemplo. Por isso, quando precisar produzir conteúdos rápidos e básicos, aposte nas landing pages.

Elaborando bons conteúdos

A criação de conteúdos de qualidade para o Google requer a estruturação de um planejamento e uso de boas técnicas para a escrita, como o SEO, com foco em agradar tanto os leitores como os buscadores para conquistar uma boa posição de rankeamento.

Porém, é preciso lembrar que a principal função de um conteúdo de qualidade é ser útil e atrativo, suprindo as dores e as necessidades dos leitores.

Suas informações devem ser tão atrativas que até outros sites utilizem seu material como exemplo.

Quando o seu conteúdo é relevante o suficiente, sua marca se torna uma autoridade no assunto, aumentando ainda mais as suas possibilidades de conquistar boas posições de rankeamento no Google, conquistando um público fiel para a sua empresa.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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