A exposição solar adequada gera muitos benefícios para a saúde, como a absorção de vitamina D, que fortalece os ossos e previne a osteoporose, ao mesmo tempo em que ajuda na recuperação de psoríase, eczema e raquitismo.
Além disso, o bronze melhora o humor e autoestima, já que representa saúde e beleza. Entretanto, exagerar pode provocar o envelhecimento precoce, gerar lesões e câncer de pele.
Antes do bronzeamento
Para usufruir das vantagens do banho de sol, alguns cuidados precisam ser colocados em prática, como a preparação e hidratação da derme, alimentação rica em betacarotenos e proteção adequada de partes mais sensíveis, como o rosto.
De nada adiantaria conseguir o tão sonhado dourado, se a textura da pele estivesse manchada ou ressecada, por isso adotar uma rotina de skincare é fundamental para obter resultados satisfatórios e duradouros.
Consuma alimentos ricos em vitaminas e nutrientes para aumentar a produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da derme, por isso, uma semana antes, aumente a ingestão de cenoura, tomate, laranja, manga, morango…
Faça uma esfoliação para retirar as células mortas e, assim manter a maciez e possibilitar um bronzeado uniforme. Adote essa prática, principalmente, se for usar o autobronzeador.
Esse produto é uma alternativa segura para mudar a cor sem contraindicações, basta ter cuidado na hora de aplicar para chegar ao resultado desejado e fazer o teste antes para saber se há alergia a algum ingrediente.
Tonalizando a cútis
Conseguir a cor ideal demanda paciência por parte da pessoa, já que tonalizar gradualmente evita queimaduras e ardência. Siga os seguintes passos para ganhar um tom dourado sem se prejudicar:
- Passe o protetor 30 minutos antes de sair no sol, não se esqueça das áreas mais delicadas – orelhas, dorso da mão, pés, pescoço, colo… Pode-se escolher um produto com ativos bronzeadores, que aceleram o escurecimento da cútis. Não se esqueça de reaplicar a cada 2 horas ou após mergulhar;
- Respeite os melhores horários para ficar sob os raios ultravioletas, portanto evite os picos das 10h às 16h;
- Use bonés, ósculos, roupas para conter as queimaduras na pele. Mesmo com o objetivo de ganhar um bronze, não exagere;
- Beba muita água, a hidratação de dentro para fora contribui para manter o viço. Após o banho, passe cremes hidratantes;
- Mude de posição para ter uma cor uniforme e regular;
O segredo do bronzeamento sadio é fazer com calma e segurança, assim com exposições diárias de 30 minutos, em uma semana, o corpo ficará dourado.
Prevenção do câncer de pele
Invista na nutrição constante da cútis, retardando o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão. Cremes com vitaminas C e E protegem e prologam a cor, evitando o descame.
O INCA – Instituto Nacional de Câncer incentiva o uso frequente de filtros solares como uma das principais formas de combate à doença, uma vez que diversos estudos mostram a eficácia deles contra carcinomas (basocelular e espinocelular), casos mais frequentes da anomalia.
Outra medida importante é o acompanhamento de especialistas para analisar a saúde da pele e indicar protocolos para sua manutenção.