Nacionais

Com que frequência higienizar roupas de cama na pandemia?

A higienização das roupas de cama e banho pode impactar diretamente na saúde do organismo. (Foto: Nathan Oakley/Unsplash)

Com a chegada do inverno é a hora de tirar dos armários os moletons, calças e roupas de cama para suportar a queda de temperatura. Microrganismos como ácaros, bactérias e fungos, podem ser facilmente encontrados em roupas de cama e banho quando não são limpas corretamente. Além disso, com a pandemia do novo coronavírus, a higienização se tornou tarefa fundamental para conter a transmissão da Covid-19.

Segundo a Sleep Foundation, instituição médica estadunidense focada na saúde do sono, a falta de higienização correta nas peças de cama pode ocasionar o aparecimento de alergias, ataques de asma e fissuras na pele. Portanto, para além de tornar o hábito da lavagem mais frequente, é importante saber a maneira adequada de fazer a higiene, evitando a permanência de vírus, bactérias e sujeira nas peças.

Tempo certo para a higienização

A lavagem correta das roupas de cama e banho é eficaz para evitar dermatites e problemas respiratórios. De acordo com a fundação americana, a troca e higienização de lençóis e fronhas deve ser feita semanalmente, por serem itens que possuem contato frequente com o corpo. Mas se a pessoa que utiliza essas peças estiver doente, o intervalo deve diminuir para duas a três vezes por semana. O mesmo vale para roupões e robes.

Já a lavagem de cobertores e edredons que serão usados no inverno começa antes da estação chegar. Estando em uso (no inverno ou não), o ideal é realizar a higienização a cada dois meses.

Além das roupas de cama, com a queda da temperatura, outros itens tornam-se indispensáveis. Calças e moletons, por exemplo, são grandes aliados para tornar a estação do ano mais aconchegante, porém, a higienização dessas peças deve ser feita sempre após o uso.

Como higienizar as peças

O processo de lavagem de roupas requer cuidados específicos. Para evitar o desgaste precoce das peças, é necessário separá-las por tipo de tecido e por cor.  Além disso, cada roupa, seja ela de cama ou banho, contém orientações de lavagem fornecidas pelo próprio fabricante, visando prolongar a vida útil das peças. Porém, de maneira geral, o uso de água quente é indicado – acima dos 60ºC – já que o calor dificulta a sobrevivência de microrganismos.

Há tecidos que necessitam mais atenção na hora da higienização. Os edredons com acolchoamento extra devem ser lavados a seco. Assim como roupões de microfibra, que também devem receber uma atenção adequada na hora da lavagem. Por possuírem o tecido composto por fibras de poliéster, roupões (ou qualquer outra peça com microfibra) pode ser lavado na máquina, com a água em temperatura fria ou morna no ciclo de menor velocidade.

Para a limpeza, a dica é utilizar sabões neutros ou detergentes próprios. É importante lembrar que quantidade não é qualidade, portanto, não é indicado o uso de sabão em excesso para a higienização das peças. Durante o processo, realize pelo menos dois enxágues para ter certeza que todo o produto foi retirado, e por fim, pode ser realizado um enxágue utilizando amaciante.

As roupas de cama de pessoas doentes, contaminadas com o covid, por exemplo, devem ser lavadas em separado do resto da família. Utilizar cestos específicos para o doente e fazer a higienização individual pode ajudar a conter a disseminação do vírus ou doença. Mas não se esqueça de utilizar luvas na hora de manusear as roupas sujas e a lavagem deve ser feita de acordo com as instruções do fabricante da peça. Após a lavagem, deve-se lavar bem as mãos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Nacionais

Dicas para preparar seu filho para o primeiro dia de aula na educação infantil

Share on Facebook Share …
Read more
Nacionais

Cervejarias Artesanais: O Processo de Produção do Chope e sua Importância na Cultura Local

Share on Facebook Share …
Read more
Nacionais

Como lidar com o luto: estratégias para enfrentar a perda de um ente querido

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: