SaúdeSul da Bahia

5 dicas para se bronzear com saúde

A exposição solar adequada gera muitos benefícios para a saúde, como a absorção de vitamina D, que fortalece os ossos e previne a osteoporose, ao mesmo tempo em que ajuda na recuperação de psoríase, eczema e raquitismo.

Além disso, o bronze melhora o humor e autoestima, já que representa saúde e beleza. Entretanto, exagerar pode provocar o envelhecimento precoce, gerar lesões e câncer de pele.

Antes do bronzeamento

Para usufruir das vantagens do banho de sol, alguns cuidados precisam ser colocados em prática, como a preparação e hidratação da derme, alimentação rica em betacarotenos e proteção adequada de partes mais sensíveis, como o rosto.

De nada adiantaria conseguir o tão sonhado dourado, se a textura da pele estivesse manchada ou ressecada, por isso adotar uma rotina de skincare é fundamental para obter resultados satisfatórios e duradouros.

Consuma alimentos ricos em vitaminas e nutrientes para aumentar a produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da derme, por isso, uma semana antes, aumente a ingestão de cenoura, tomate, laranja, manga, morango… 

Faça uma esfoliação para retirar as células mortas e, assim manter a maciez e possibilitar um bronzeado uniforme. Adote essa prática, principalmente, se for usar o autobronzeador.

Esse produto é uma alternativa segura para mudar a cor sem contraindicações, basta ter cuidado na hora de aplicar para chegar ao resultado desejado e fazer o teste antes para saber se há alergia a algum ingrediente.  

Tonalizando a cútis 

Conseguir a cor ideal demanda paciência por parte da pessoa, já que tonalizar gradualmente evita queimaduras e ardência. Siga os seguintes passos para ganhar um tom dourado sem se prejudicar:

  • Passe o protetor 30 minutos antes de sair no sol, não se esqueça das áreas mais delicadas – orelhas, dorso da mão, pés, pescoço, colo… Pode-se escolher um produto com ativos bronzeadores, que aceleram o escurecimento da cútis. Não se esqueça de reaplicar a cada 2 horas ou após mergulhar;
  • Respeite os melhores horários para ficar sob os raios ultravioletas, portanto evite os picos das 10h às 16h;
  • Use bonés, ósculos, roupas para conter as queimaduras na pele. Mesmo com o objetivo de ganhar um bronze, não exagere;
  • Beba muita água, a hidratação de dentro para fora contribui para manter o viço. Após o banho, passe cremes hidratantes;
  • Mude de posição para ter uma cor uniforme e regular;

O segredo do bronzeamento sadio é fazer com calma e segurança, assim com exposições diárias de 30 minutos, em uma semana, o corpo ficará dourado.

Prevenção do câncer de pele

Invista na nutrição constante da cútis, retardando o aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão. Cremes com vitaminas C e E protegem e prologam a cor, evitando o descame.

O INCA – Instituto Nacional de Câncer incentiva o uso frequente de filtros solares como uma das principais formas de combate à doença, uma vez que diversos estudos mostram a eficácia deles contra carcinomas (basocelular e espinocelular), casos mais frequentes da anomalia.

Outra medida importante é o acompanhamento de especialistas para analisar a saúde da pele e indicar protocolos para sua manutenção.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
BelmonteSaúde

Prefeitura de Belmonte celebra Outubro Rosa com palestra e exames nesta quarta-feira dia 27

Ano vai, ano vem, mas os cuidados com a saúde nunca poderão ser os menos importantes…
Read more
NewsSul da Bahia

Nota de posicionamento da Veracel sobre acidente ocorrido no TMB que vitimou o colaborador Clodoaldo Iraçu.

A Veracel Celulose lamenta o triste acidente ocorrido na tarde deste domingo (24) no Terminal…
Read more
NewsSul da Bahia

Acidente no Terminal da Veracel em Belmonte com vitima na tarde deste domingo.

No início da tarde desse domingo (24/10) aconteceu um acidente grave no Terminal Marítimo de…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *