Resolução de problemas, criatividade e espírito de liderança estão na lista das 15 habilidades com maior demanda para 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Não é exagero dizer que elas também são fundamentais para aqueles profissionais que desejam trabalhar com informática.
A partir de agora, vamos mostrar quais são os impactos que essas habilidades podem trazer para a sua rotina profissional. Acompanhe!
1 — Resolução de problema
Um dos maiores desafios de qualquer pessoa, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, é lidar com os problemas que surgem pelo meio do caminho. A sensação de ansiedade e acreditar que não tem capacidade para solucionar uma questão torna o processo ainda mais complicado.
Mesmo que você não tenha contato com aquele determinado problema, o mais indicado não é fugir, mas sim encará-lo de frente e ajudar a sua companhia a alcançar voos mais altos.
Você deve mostrar aos seus líderes que eles podem contar contigo não só nos momentos fáceis, mas também naqueles que são muito desafiadores. Então, investigue o que está acontecendo, defina o que precisa ser feito e aplique.
Em um primeiro momento, esse processo de transformação pode ser estressante e bastante cansativo. Mas, caso consiga superá-lo, você sairá cada vez mais forte desse período turbulento.
2 — Criatividade
O pensamento criativo está relacionado ao comportamento e a atitude de um profissional. Sem dúvidas, ela é uma das habilidades mais importantes para uma carreira.
A criatividade ajuda a solucionar problemas e traz resultados que podem impactar positivamente um projeto. Os profissionais da área de TI precisam pensar fora da caixa para encontrar soluções que transformem processos complexos e lentos em rápidos, econômicos e práticos.
3 — Espírito de liderança
Engana-se quem pensa que é necessário ter um cargo ou status para ser considerado um líder. O profissional que busca manter e melhorar habilidades que são importantes para a liderança conseguem garantir um diferencial competitivo na empresa.
Um profissional de sucesso é aquele que mostra as suas opiniões, mas que também tem capacidade de ouvir e compreender as necessidades de outras pessoas que fazem parte da equipe.
4 — Atualização profissional
De acordo com um estudo do Banco Nacional de Empregos (BNE), feito com recrutadores, cerca de 45% dos profissionais eliminam um candidato da triagem de currículos em 10 segundos. Já outros 42% profissionais retiram o documento da lista em um minuto, enquanto 11% acredita que 10 segundos são suficientes.
Outro estudo feito pelo BNE mostra que 6% dos candidatos são eliminados por falta de especialização. Por isso, se você pretende trabalhar com informática, recomendamos se manter atualizado. Caso contrário, perderá vantagem competitiva no mercado de trabalho.
Uma dica interessante é optar por um curso de informática avançado. Ele engloba todos os assuntos que são essenciais para um profissional. Dentre os mais comuns, encontram-se: sistema operacional, área de trabalho, Windows, atalhos para manipular telas, explorador de arquivos e painel de controle do Windows.
O conteúdo ainda aborda detalhes sobre editor de texto, Pacote Office (Word / Excel / Power Point / Edge / Outlook), além de conceitos importantes que impactam em sua rotina de trabalho.
Na hora de escolher um curso de informática avançado, dê preferência para aquelas referências na área, que oferecem certificados válidos, permite estudar de onde quiser, contém um preço acessível, certificado rápido, fácil e conteúdos atualizados.
Após descobrir quais são as habilidades essenciais para trabalhar com informática, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas fundamentais para o seu sucesso profissional.