Idioma pode ser um diferencial competitivo para profissionais que buscam oportunidade de emprego.
Fazer um curso de espanhol pode ser o caminho para conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho. A língua é uma das mais procuradas por recrutadores durante as seleções, atrás apenas do inglês. A justificativa está na abrangência: cerca de 540 milhões de pessoas no mundo falam o idioma espanhol, segundo dados divulgados pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).
Os registros históricos mostram que a colonização espanhola foi responsável por levar a língua para mais de 20 países situados na América, na África e na Ásia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o espanhol é o segundo idioma mais usado.
Numa realidade de negócios globais – em que as tecnologias de comunicação encurtam as distâncias geográficas, possibilitando o contato das pessoas em tempo real –, a capacidade de se comunicar com diferentes mercados coloca o profissional à frente na disputa por uma vaga de emprego.
Motivos para aprender espanhol
Embora o inglês ainda seja a língua mais demandada por recrutadores, para muitas empresas não é mais um diferencial e, sim, um pré-requisito. Estudo feito pela empresa de Page Personnel revelou que 60% das vagas já exigem que o candidato tenha fluência na língua inglesa.
Nesse sentido, além de ter o domínio em inglês, aprender espanhol pode abrir mais oportunidades. Carreiras nas áreas de educação, vendas, comunicação e marketing, tecnologia da informação, tradução e atendimento ao público são alguns exemplos que podem usar o idioma no dia a dia.
Mas além da vantagem competitiva para o profissional, o Centro Universitário de Tiradentes (Unit) lista mais motivos para que as pessoas estudem outros idiomas. Segundo a instituição, o aprendizado amplia a visão de mundo do estudante, uma vez que possibilita o acesso a um número maior de livros, sites, pesquisas e outros tipos de conteúdo.
Ainda de acordo com o Unit, aprender outro idioma é uma forma de exercitar o cérebro e, assim, promover o aumento da percepção, da capacidade de resolver problemas e da habilidade de tomar decisões.
Como se preparar para a seleção de emprego
Além de estudar idiomas, outras competências podem ajudar o candidato na hora de participar de uma seleção. Levantamento feito pelo portal Vagas.com elencou aquelas que são valorizadas pelo mercado de trabalho.
O primeiro item da lista é a boa comunicação, definido como “saber falar, ouvir e compreender o que é dito”. Em segundo e terceiro lugares aparecem o foco em resultados e a liderança, vista como “a capacidade de envolver e motivar outras pessoas”, respectivamente.
Na lista também são citadas a autonomia; a flexibilidade para se adaptar às mudanças; a criatividade; a inteligência emocional; o pensamento crítico; a colaboração no trabalho em equipe; o comprometimento; a capacidade de trabalhar remotamente; dentre outros.
Além de buscar o desenvolvimento de competências, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) orienta que o candidato se prepare para o momento da seleção. Essa preparação inclui estudar sobre a empresa e a vaga; mostrar interesse e estar bem apresentável para a conversa.
Caso a seleção seja realizada de forma remota, a ABRH aconselha testar a conexão e os aparelhos antes e evitar possíveis distrações durante o diálogo.