Nacionais

Como deixar a casa mais arejada?

Nossa casa é um local que precisa estar sempre confortável e aconchegante, mas é difícil manter o equilíbrio das coisas durante os dias mais quentes, principalmente no Brasil, onde as temperaturas são muito elevadas.

Só que uma casa arejada é muito importante para a saúde e traz mais sensação de bem-estar para os moradores e visitantes.

Aliás, cuidar da saúde está muito além de ter uma boa alimentação, manter-se hidratado e usar protetor solar. Na verdade, ela também depende do tipo de ambiente que as pessoas vivem.

Locais extremamente fechados, sujos e desorganizados também trazem problemas para a disposição, principalmente para a mental.

Mas algumas medidas simples podem fazer toda a diferença, como trocar a lâmpada, varrer o chão, abrir as janelas e manter as coisas no lugar. Embora sejam cuidados simples, eles fazem toda a diferença, principalmente nos dias mais quentes.

Se você também quer melhorar o aspecto da sua casa e garantir um ambiente mais saudável para toda a família, não deixe de ler este artigo.

Vamos explicar como deixar a casa mais arejada e dar algumas dicas para cuidar dela durante os dias mais quentes do verão. Confira!

Dicas para arejar sua casa

O Brasil é um país extremamente quente, principalmente em algumas regiões, e ninguém merece viver em um local abafado e desagradável quando as temperaturas estão muito altas.

A boa notícia é que existem diversas maneiras de resolver essa questão, deixando a casa muito mais arejada e agradável o verão todo. Algumas dicas são:

1 – Preferir tons brancos

O branco pode ser usado de muitas maneiras dentro de uma casa, mas, principalmente, no teto, nas paredes e nos pisos. Nada impede que ele seja usado em um tampo de vidro bisotado ou em outros elementos, como:

  • Cortinas;
  • Tapetes;
  • Sofás;
  • Almofadas.

O branco é uma cor que consegue fazer o ambiente ficar muito mais fresco e iluminado, e nos períodos de altas temperaturas, prefira substituir peças de tecidos muito pesados por tecidos mais leves.

2 – Trocar as lâmpadas

Quem ainda usa lâmpadas incandescentes em casa deve trocá-las pelos modelos fluorescentes ou de LED. Essas alternativas são mais caras que o normal, mas são muito mais econômicas e melhoram o aspecto do ambiente.

Uma lâmpada de LED dura muitos anos, o que significa que você não vai precisar trocá-la tão cedo, portanto, trata-se de um investimento que vale a pena.

3 – Usar essências

Alguns aromas ajudam a deixar a casa mais arejada e com ar de frescor, e você mesmo pode fazer o aromatizante, misturando 500 ml de água com algumas gotas de óleos essenciais da sua preferência.

Não se esqueça de fazer manutenção ar condicionado residencial para evitar o mau cheiro que esse aparelho pode emitir de vez em quando, especialmente quando está muito sujo.

A manutenção correta junto com o aromatizante vai manter o lar sempre com um aroma agradável, e para reforçá-lo, você pode misturar a essência com água para higienizar o chão.

4 – Instalar um ventilador

Quem não tem condições de instalar um ar-condicionado pode optar por um ventilador, que são mais simples e mais baratos, além de muito mais econômicos.

Quem não quiser um ventilador permanente instalado dentro de casa pode optar por um modelo individual e de chão, e existem os portáteis que podem te acompanhar para onde você for.

Mas dentro de casa, de fato, a melhor opção é o ventilador de teto, que além de refrescar o espaço, também ajuda a compor a imagem do local.

5 – Decorar com plantas

As plantas são excelentes elementos de decoração, deixando qualquer espaço muito mais bonito, vivo e colorido. Mas elas também são excelentes para aumentar a umidade do ar e reduzir a temperatura.

Podem ser usadas em um estúdio música também, mas independentemente do espaço onde estão sendo aplicadas, é necessário ter muito cuidado na hora de escolher as espécies, principalmente para apartamentos.

Antes de comprar um vaso, veja se ele vai ficar em local aberto ou fechado, se tem bastante incidência de luz, a quantidade de vezes que é necessário regá-lo, dentre outros cuidados importantes.

6 – Optar por roupas de cama leves

Durante os dias mais quentes, prefira roupas de cama mais leves, pois elas melhoram a sensação térmica da casa e da própria cama, o que ajuda a dormir melhor quando for se deitar.

O ideal é investir em cores neutras e claras, e materiais como algodão e linho. Descarte também muitas almofadas e prefira um visual mais clean na sua casa.

7 – Aproveitar o ar da noite

Durante a noite, enquanto não se deita, abra a persiana romana cascata para deixar o ar da noite entrar.

Nesses horários, a sensação térmica costuma ser muito melhor, e para prolongar o frescor no dia seguinte, procure deixar as janelas e cortinas abertas durante a noite.

Pela manhã, fecha as cortinas para manter a temperatura mais fresca dentro de casa, mas não se esqueça de utilizar uma tela de proteção contra insetos, pois os pernilongos podem entrar e não deixar ninguém dormir.

Sem falar no fato de que no verão os casos de dengue são muito maiores, por isso, é fundamental manter a família protegida dos mosquitos.

Como cuidar da casa durante o verão

O mês de janeiro costuma ser o mais quente no país, mas também é a oportunidade perfeita de cuidar da casa de um jeito diferente.

Uma dica é providenciar a limpeza dos armários da residência toda, pois esses espaços são propícios para o surgimento de mofo, e com o aumento das chuvas de verão, você pode ter uma surpresa desagradável.

As pessoas procuram os serviços de jardinagem e paisagismo para evitar o surgimento de insetos, como a barata e vários tipos de mosquito, visto que o espaço externo bem cuidado dificilmente sofre com esses problemas.

Outros insetos também podem entrar nos armários, como as traças e a aranha-marrom, mas fica muito mais fácil evitar a presença desses incômodos se você limpar todos os armários e guarda-roupas.

Uma vez por semana, deixe os armários abertos para ventilar e evite guardar roupa usada. Também evite usar perfumes e aromatizadores dentro desse local, pois são elementos que umedecem o interior do armário.

A umidade é um problema porque provoca mofo, e por falar nisso, além da umidade ele também é causado pela falta de ventilação.

Muito mais do que prejudicar a estética do imóvel, mofo e bolor podem prejudicar a saúde dos moradores, provocando alergias, sinusite, crise de asma, alergias cutâneas e outros tipos de infecções.

Para evitar este problema, você pode providenciar o fechamento de terraço com vidro para evitar a entrada de insetos e procurar manter os locais sempre bem arejados.

Se notar que as paredes dos cômodos já estão mofadas, utilize produtos antimofo e verifique possíveis infiltrações que podem causar dores de cabeça.

Quem tem pets em casa, tem que prestar muita atenção no cuidado com eles durante dias muito quentes. Troque os recipientes de água, pois assim como você, eles também precisam de água e comida fresca todos os dias.

Os animais precisam de banhos de sol para garantir a saúde da pele e da pelagem, além de ser uma questão de higiene fundamental.

Durante o verão, uma película para vidro de janela ajuda a reduzir os índices de poeira, e da mesma forma, os animais de estimação precisam de mais banhos para se aliviarem do calor e se manterem sempre limpos.

Se o seu pet solta muito pelo, utilize o aspirador todos os dias para aspirar o excesso e mantenha o local onde ele faz suas necessidades sempre limpo.

No verão, o mau cheiro proveniente de fezes e urina de animais é muito mais intenso, o que vai deixar sua casa extremamente desagradável.

Mantenha as plantas sempre bem cuidadas, intensificando a hidratação delas também, posto que o aumento de temperatura pode provocar a desidratação e fazê-las murchar.

Um muro com vidro fumê pode proteger as plantinhas do excesso de sol, mesmo assim, procure regá-las com a frequência indicada para seu tipo e evite deixá-las expostas a temperaturas extremamente altas.

Portas e janelas devem estar abertas o tempo todo, e quando a noite estiver se aproximando, utilize telas de proteção contra insetos.

Em dias mais quentes, é extremamente importante garantir a circulação do ar em qualquer hora do dia, principalmente pela manhã.

Considerações finais

Sua casa merece cuidados diferenciados durante os dias mais quentes do ano, principalmente durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Com as dicas que demos aqui, seu lar estará sempre muito bem cuidado, arejado e protegido durante o verão todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Nacionais

Auxílio-gasolina: confira o valor e quem tem direito ao benefício

Share on Facebook Share …
Read more
Nacionais

Santander lança helps – a assistência que pode ser usada como o cliente quiser

Share on Facebook Share …
Read more
Nacionais

Novo modelo da CNH começará a ser emitido a partir de quarta-feira

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: