Atividades turísticas em meio à natureza, especialmente em destinos de água doce, são tendências para 2022. A mais recente pesquisa Pinterest Predicts aponta que o interesse por visitar rios e lagos deve aumentar neste ano. A plataforma levou em conta o crescimento de buscas relacionadas ao tema e definiu como promissora a ideia de “sombra e água doce”.
O percurso do Rio do Peixe é um dos passeios que atendem à procura por tais elementos. Localizado na cidade de Bonito (MS), é um dos destinos mais diferenciados da região devido à variedade de experiências proporcionadas pelo local, como o contato com cachoeiras, trilhas, animais e paisagens diversas. Turistas passam por onze cachoeiras durante a atividade, que fica na Fazenda Água Viva, a 36 km de distância do centro do município.
O município de Bonito é famoso internacionalmente pelas suas belezas naturais e rios de águas cristalinas. Eleito dezesseis vezes o melhor destino de ecoturismo no Brasil, o lugar oferece opções de lazer para todos os gostos, com programações que vão desde contemplação da natureza até aventuras radicais.
A cidade fica próxima à Serra da Bodoquena e é acessível por carro, ônibus, van e avião. Os variados tipos de passeios na natureza compõem um total de 38 atrações.
Tudo em um lugar só
Para os aventureiros, mergulhos, rapel, trilhas, bote, arvorismo e cavalgadas são opções disponíveis em Bonito. Já para quem deseja relaxar e aproveitar a calmaria da natureza, a flutuação e os passeios em balneários são alternativas mais tranquilas.
O passeio do Rio do Peixe é um dos mais versáteis. Em um mesmo roteiro, os turistas podem se entreter com diferentes atividades. As cachoeiras são as atrações principais, mas é possível também curtir poços com quedas d’água, apreciar a paisagem que muda ao longo do trajeto e avistar animais durante as trilhas.
O acompanhamento do guia e o almoço estão inclusos no valor do ingresso, já as bebidas são pagas à parte. Crianças menores de 5 anos podem fazer o passeio como cortesia; aquelas entre 6 a 12 anos pagam tarifa diferenciada. A atividade não é indicada para grávidas a partir da 20ª semana de gestação devido ao esforço físico.
O que esperar da visita ao Rio do Peixe
Os turistas precisam estar no atrativo às 8h. O passeio começa numa trilha com mais de dois quilômetros na mata ciliar. A estrutura garante segurança aos visitantes que têm direito a, pelo menos, nove paradas de banho.
São poucos metros entre uma parada e outra para que os visitantes possam se banhar em águas cristalinas. As nove paradas incluem cinco cachoeiras, uma plataforma de salto na Cachoeira do Poção, um ponto de banho com peixes, um ponto com carretilha e uma tirolesa.
Os animais que aparecem ao longo do percurso são atrações à parte. Além deles, depois do almoço, os visitantes também podem tirar fotos com araras e macacos.
É preciso se programar
Todos os passeios em Bonito precisam ser contratados em agências de turismo locais. Por dia, a cidade recebe um número limitado de visitantes, para manter os cuidados com a natureza.
Sendo assim, é importante que os turistas façam a reserva dos passeios ao programar a viagem. Caso contrário, há o risco de ficarem sem ingressos e, consequentemente, sem atividades. A regra vale, inclusive, para o passeio do Rio do Peixe.
Segundo o site da Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, há 36 agências de turismo autorizadas a comercializar passeios em Bonito. Todos os atrativos acontecem com horário marcado.