Marketing Digital

WhatsApp Chatbot – O guia definitivo para 2023

Os chatbots do WhatsApp abriram portas para empresas para automatizar todas as interações comerciais repetitivas voltadas para o cliente, sem intervenção humana. Com o WhatsApp Chatbot, as empresas podem gerar leads, conquistar clientes, atender pedidos e fornecer  atendimento ao cliente  , tudo no piloto automático.

Construir um chatbot do WhatsApp é um processo simples quando você tem um entendimento claro do que é um chatbot do WhatsApp e como integrá-lo ao seu negócio. Neste artigo, faremos o possível para deixar você com conhecimento completo sobre como construir um chatbot do WhatsApp usando a  API do WhatsApp .

O que é o WhatsApp Chatbot?

O chatbot do WhatsApp é um chatbot conversacional baseado em IA que estimula a comunicação humana entre marcas e clientes por meio da interface de bate-papo do CRM WhatsApp. Basicamente, automatiza o processo de vendas e suporte ao cliente para empresas pelo WhatsApp.

Com automação, personalização e inteligência artificial em ação, o chatbot do WhatsApp Business pode melhorar a experiência do cliente e transformar o valor que seus clientes obtêm de suas interações com sua marca.

O chatbot do WhatsApp precisa ser integrado à API do WhatsApp para conduzir conversas com os clientes. API do WhatsApp é uma interface de programação de aplicativo que fornece automação junto com diversos recursos, como  modelos de mensagens proativas , pagamentos e um símbolo de marca verde ao lado do nome da sua empresa, mostrando que sua empresa foi verificada.

Vamos nos aprofundar no processo de obtenção de uma API do WhatsApp e criação de um chatbot do WhatsApp.

Chatbot de IA do WhatsApp para empresas

Os chatbots permitem que as empresas ampliem e enriqueçam as interações que seus clientes e funcionários têm com a marca. Com as próximas tendências e tecnologias do mercado, os clientes agora têm o hábito de envolvimento e serviço intermináveis ​​e ininterruptos. Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam adotar soluções de ponta para o envolvimento do cliente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Oracle,  80%  dos profissionais de marketing planejam usar um chatbot de alguma forma em seus negócios até 2020. Para suportar essa onda de chatbots, foram introduzidos chatbots WhatsApp para empresas e, desde então, não há como voltar atrás.

O aplicativo WhatsApp Business e a API WhatsApp Business (interface de programação de aplicativos) para pequenas, médias e grandes empresas são um trunfo. Enquanto canais como e-mails têm uma taxa de abertura de 18%, as mensagens do WhatsApp Business têm uma taxa de abertura de 99%. Isso é enorme. 

Com uma base de clientes ativa de mais de 2 bilhões de clientes, o WhatsApp está dando às marcas a oportunidade de mostrar seus USPs e interagir pessoalmente com seu público-alvo. Quem gostaria de perder essa chance?

Vamos nos aprofundar um pouco mais em como você pode implementar chatbots do WhatsApp e o que isso traz para você.

Soluções WhatsApp Business: aplicativos e chatbots de IA

O WhatsApp oferece duas soluções para empresas: o aplicativo WhatsApp Business e a API WhatsApp Business. Os diferenciais para isso são o tamanho e  os custos da empresa .

1. Aplicativo WhatsApp: 

Gratuito para pequenas empresas (conta WhatsApp Business), vem com recursos como perfil comercial, respostas rápidas, mensagem de saudação automática, mensagem automática de ausência, estatísticas de mensagens e catálogos. Aqui você pode  criar um chatbot do WhatsApp  por conta própria. O sucesso desse canal de comunicação depende totalmente da estratégia da marca sobre o quão criativamente ela utiliza os recursos de atendimento ao cliente e quão bem ela promove o link do WhatsApp.

2. API comercial do WhatsApp: 

Para empresas de médio e grande porte, pode ser fornecido a marcas por provedores terceirizados de chatbot do WhatsApp, sendo WhatsApp Chatbot um deles. Os chatbots do WhatsApp são alimentados por IA e têm um histórico comprovado de excelente  envolvimento do cliente . Alguns de seus excelentes recursos incluem um painel centralizado, logins múltiplos, integrações de software de terceiros, resposta programática às dúvidas dos clientes e muito mais.

Então, quais recursos do WhatsApp Business você precisa para o seu negócio?

Benefícios de usar WhatsApp AI Chatbots para empresas

Além dos benefícios fenomenais da IA ​​conversacional e dos chatbots para o envolvimento do cliente, os chatbots do WhatsApp têm alguns benefícios distintos.

1. Facilidade e simplicidade do WhatsApp

O WhatsApp, sendo o aplicativo de mensagens móveis mais popular do mundo, tem mais de 2 bilhões de usuários, conforme aclamado em julho de 2021. Esses dados sugerem a facilidade e simplicidade da plataforma. Pessoas com smartphones, de todos os grupos demográficos, estão usando o WhatsApp hoje.

Tão fácil quanto para as pessoas usarem o WhatsApp, assim como para as empresas. Depois de ter sua API do WhatsApp Business e uma conta comercial verificada, não há nada técnico necessário para entender a plataforma ou sua funcionalidade.

2. Métricas quantitativas

Uma marca pode facilmente analisar e compreender informações relacionadas ao envolvimento do cliente no WhatsApp com as seguintes métricas quantitativas:

a)  Relatórios de entrega de mensagens:  Número de mensagens entregues com sucesso.
b)  Relatórios de mensagens vistas:  Taxa de abertura das mensagens.
c)  Tempo médio de sessão:  Quanto tempo um cliente passa conversando com o chatbot do WhatsApp.
d)  Relatórios de análise personalizados:  conforme exigido pelo negócio.

3. Fácil de automatizar

Os chatbots têm como objetivo ajudar os clientes e a equipe de suporte ao cliente , realizando todas as tarefas automatizadas. A automação de tarefas como verificar o status da remessa, cancelar ou fazer pedidos, fazer reservas ou reservas pode ser facilmente concluída. 

Consultas simples e baseadas em informações dos clientes também podem ser resolvidas por WhatsApp Chatbots com tecnologia de IA. Usar um chatbot do WhatsApp pode resultar em melhor suporte ao cliente, resolução mais rápida de consultas e diminuição no número de chamadas/e-mails de suporte. Como resultado, é alcançado um aumento na satisfação do cliente.

4. Interação ativa com o cliente

As empresas deveriam estar onde os clientes estão – no WhatsApp. De acordo com  pesquisas , estima-se que o mercado de chatbots atinja  US$ 1,25  bilhão até 2025, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 24,3%.

Embora estes dados sejam relativos a todos os chatbots, o chatbot do WhatsApp tem uma elevada taxa de interação com o cliente ( 41  mil milhões de mensagens por minuto) e é uma mais-valia para as empresas.

Não é fácil conseguir tal base de audiência em outro lugar. Então, se você ainda está pensando se a API do WhatsApp Business é benéfica para o seu negócio, você precisa se animar.

5. Econômico

Com os benefícios listados acima, a relação custo-benefício vem automaticamente. Se uma marca pode automatizar as funções de negócios e obter uma enorme base de público, pagando um custo mínimo por uma API do WhatsApp Business, é um negócio benéfico.

Junto com isso, as equipes de suporte ao cliente podem ter ombros mais leves e sorrisos maiores para atender às dúvidas dos clientes.

Há muito mais nos chatbots do WhatsApp além desses benefícios. Assim que sua marca começar a usar chatbots em todo o seu potencial, você compreenderá profundamente os recursos e benefícios. Nesse momento, você compreenderá o poder da IA ​​conversacional .

Como criar um chatbot WhatsApp AI para empresas?

Existem certas etapas que precisam ser seguidas para obter a API comercial do WhatsApp e integrá-la ao seu chatbot do WhatsApp. Criamos uma lista simplificada de tudo o que você precisa fazer para construir seu chatbot do WhatsApp.

1. Defina o propósito do chatbot do WhatsApp

Chatbots sem propósito são um fracasso. Na verdade, eles podem prejudicar o envolvimento do cliente e manchar a reputação da sua empresa. Com o entusiasmo sobre os chatbots, as empresas têm utilizado chatbots sem qualquer propósito e falharam gravemente.

Com uma ideia clara e uma melhor compreensão dos chatbots, você pode atribuir tarefas que um chatbot pode realmente concluir, como envio de lembretes, recibos, detalhes de remessa, mensagens de saudação e mensagens de feedback. Os chatbots do WhatsApp podem atingir uma ampla gama de públicos e nenhuma marca gostaria de falhar em tão grande escala.

Na WhatsApp Chatbot você constrói um chatbot do WhatsApp e o testa, antes mesmo de ter a API.

2. Entre em contato com fornecedores de API do WhatsApp

Agora que você já pensou na finalidade do seu chatbot, pode entrar em contato com os fornecedores de API do WhatsApp Business, sendo WhatsApp Chatbot um deles. O processo de obtenção de uma API leva cerca de uma semana, no entanto, você pode verificar seu negócio em tempo de espera zero.

O WhatsApp fez parceria com a WhatsApp Chatbot para fornecer recursos de IA de conversação aos seus clientes e verificar suas contas. Você pode entrar em contato conosco diretamente para obter  a API do WhatsApp  e podemos garantir uma integração rápida, tranquila e fácil.

3. Encontre um parceiro com um chatbot

Grandes organizações obtêm acesso total à API do WhatsApp Business e  integram seus chatbots . No entanto, para médias empresas, os fornecedores de chatbots integram-nos perfeitamente para facilidade de utilização e análise. Isso ajuda as empresas a ter uma presença omnicanal.

4. Crie uma personalidade de chatbot

Os chatbots geralmente são as primeiras interações que os clientes fazem com sua empresa. Isso torna essencial construir uma personalidade positiva do chatbot.

Para chatbots do WhatsApp, você não pode alterar seu nome ou foto de perfil ou dar-lhes um logotipo bonito. Com essas limitações, as marcas precisam ser criativas e acontecer com as mensagens do WhatsApp que enviam aos seus clientes.

Então, depois de completar todos os detalhes técnicos, olhar para o tom das mensagens e criar uma persona é muito importante.

5. Construa seu chatbot do WhatsApp

Os chatbots do WhatsApp são, em sua maioria, chatbots baseados em regras com uma série de palavras-chave (básicas). Essa combinação de árvores de decisão e palavras-chave tem como objetivo resolver dúvidas básicas e interagir com os clientes sem levá-los a um ciclo fechado.

Inclua todos os possíveis casos de consulta de clientes que sua marca já enfrentou e  crie um chatbot eficiente . Alguns dos princípios básicos de um chatbot Whatapp são: enviar uma mensagem de boas-vindas, incluir palavras-chave que entendam a intenção de seus clientes e usar muitos emojis.

6. Teste-o para vários casos de uso

Teste exaustivamente todos os casos de uso possíveis do seu chatbot do WhatsApp. Pense na conversa do ponto de vista do cliente e tente entender todas as conversas possíveis.

Recomenda-se que o teste seja feito por alguém que não esteve envolvido no processo de criação do chatbot.

Mesmo que você esteja satisfeito com o desempenho do chatbot, teste-o uma última vez. Testes completos são essenciais para obter bons resultados.

7. Coloque-o no ar e promova-o

Como você sabe, os chatbots do WhatsApp não podem interagir com os clientes antecipadamente, você precisa promover o seu chatbot tanto quanto possível.

Use CTAs, promova que você pode conversar conosco no WhatsApp e crie buzz. Isso ajudará seu bot a ser útil. Você também pode adicionar seu número do WhatsApp às redes sociais, de onde seus clientes podem ser redirecionados diretamente.

A automação Total Experience (TX) tem como objetivo deixar os clientes satisfeitos com seus produtos e serviços, por meio de gestos simples, como uma mensagem de saudação ou uma resposta instantânea. Os chatbots do WhatsApp são os melhores em fazer tudo.

Então, se agora você sente que está pronto para construir e testar seu chatbot do WhatsApp, solicite uma demonstração com WhatsApp Chatbot para começar.

Perguntas frequentes sobre a integração do chatbot do WhatsApp

Temos certeza de que você já deve ter ouvido muita desinformação sobre o assunto e pode ter muitas dúvidas. Tentaremos responder às perguntas mais comuns que recebemos desde que nos tornamos fornecedores de soluções empresariais.

1. WhatsApp Chatbot auxilia no processo de aplicação da API do WhatsApp Business?

Assim que você se inscrever no WhatsApp Business API com  WhatsApp Chatbot , nossa equipe entrará em contato com você e entenderá suas necessidades. Poste que faremos parte do seu processo de inscrição que pode levar até 7 dias úteis.

2. Podemos criar anúncios conversacionais no WhatsApp usando API?

Modelos promocionais não são permitidos pelo WhatsApp. Alternativamente, você pode adicionar um botão CTA ao seu anúncio no Facebook,  Instagram  e outras plataformas que chegam à sua janela de bate-papo do WhatsApp.

3. Como o WhatsApp Chatbot ajuda no processo de inscrição da API do WhatsApp Business?

Em parceria com o WhatsApp, WhatsApp Chatbot garante tempo de espera zero para verificação dos negócios. Com nossa experiência em conversação, podemos ajudar sua empresa a oferecer conversas inteligentes assim que você estiver pronto para usar o chatbot do WhatsApp.

4. Quanto tempo leva para a API do WhatsApp Business começar a funcionar?

Demora cerca de 2 a 3 semanas para que a API do WhatsApp Business comece a funcionar, mas pode variar dependendo dos casos de uso e das integrações de API escolhidas.

5. Posso começar a projetar meu bot antes que meu acesso à API do WhatsApp seja aprovado?

WhatsApp Chatbot permite que você crie um chatbot WhatsApp sem código em nosso  estúdio de bot  e teste-o antes que seu aplicativo API seja aprovado.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Marketing Digital

O Poder do Funil de Vendas: Como Construir e Otimizar um Processo Eficiente para Capturar e Converter Leads

No mundo do marketing digital, o funil de vendas desempenha um papel fundamental no processo de…
Read more
Marketing Digital

7 Estratégias de SEO para aumentar as vendas online

Deseja aumentar o número de vendas em sua loja online ou e-Commerce? Confira quais as 7…
Read more
Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: Aprenda passo a passo

No vasto mundo digital de hoje, onde a atenção do consumidor é um recurso escasso e valioso, o…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: