
A Veracel escreve mais uma página da sua história no Sul da Bahia, com inovação e tecnologia. Por meio de mais de 100 projetos tecnológicos que incluem desde o aperfeiçoamento até a criação de sistemas e ferramentas inovadoras, desenvolvidas de acordo com as necessidades da companhia e um investimento de cerca de R$20 milhões, a companhia projeta ganhos em estabilidade de produção da celulose, aumento de eficiência, redução de custos e maior confiabilidade nos dados gerados.
Os investimentos para esse processo contemplam conectividade com soluções modernas e seguras, sistemas e hardwares que aliam tanto inteligência artificial (IA), quanto soluções de ponta para coleta de dados, como IoT (internet das coisas), e mobilidade, para melhorar sua cadeia de produção na fábrica nas operações florestais e atividades administrativas.
Transformação
Para o diretor-presidente da Veracel, Caio Zanardo, com o mundo se transformando cada vez mais rápido, e as empresas precisam acompanhar tendências para se manter relevantes e competitivas.
“A transformação digital não é mais uma escolha. É uma decisão estratégica para o crescimento do negócio. Alguns dos destaques são a instalação de sensores que medem a vibração e a temperatura nos equipamentos de alta criticidade da fábrica; a inspeção sensitiva que engloba câmeras térmicas, inspeção digital , validação de equipamentos e recolha de dados que referendam o mapeamento completo dos ativos da fábrica, que chegam à Central de monitoramento na sala de confiabilidade da empresa ”, destaca.
Outras áreas
Além da área industrial, a transformação digital da Veracel também está presente nas operações florestais e nas áreas de plantio de eucalipto. Um dos projetos mais recentes foi a instalação de computadores de bordo em todos os equipamentos da área de silvicultura e colheita da empresa, que realizam a captação de informações de performance dos equipamentos mesmo offline, e a companhia conseguiu ganhos importantes de confiabilidade e eficiência operacional. Outras áreas beneficiadas foram a administrativa, com a implementação de sistemas que utilizam robôs para a automatização de processos administrativos e nos processos de gestão social da empresa, com um novo sistema, que garante maior rastreabilidade, segurança e visibilidade das informações e pleitos da comunidade, beneficiando, assim, seu relacionamento com seus parceiros na região.