Bahia

Veracel Celulose: Estação Veracel celebra 25 anos de conservação e compromisso ambiental

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, localizada em Porto Seguro (BA), celebra, neste mês de novembro, um marco significativo em sua jornada de preservação e conservação da natureza – seu 25º aniversário. Desde a sua criação, em 1992, a maior RPPN de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro tem sido um exemplo de sucesso de dedicação da iniciativa privada à proteção do meio ambiente e da biodiversidade do país.

Criada e gerida pela Veracel Celulose, nestas duas décadas e meia de existência, a Estação Veracel se tornou um refúgio para inúmeras espécies de fauna e flora.

“Há um quarto de século, esta área foi reconhecida como de grande importância para a conservação ambiental, quando passou a ser uma Unidade de Conservação particular, uma RPPN. Desde esse período, temos mantido nosso compromisso inabalável com a proteção de nossos preciosos recursos naturais, com a educação ambiental e com pesquisas cientificas que buscam ampliar, cada vez mais, nosso conhecimento sobre a biodiversidade de nosso país e novas formas de protegê-la”, comenta Virginia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente da Veracel Celulose.

Considerada uma área de conservação de fundamental importância para a Bahia, os números da Estação Veracel impressionam.  Registros feitos apenas a partir de 2019 contabilizam quase 300 espécies diferentes de mamíferos e aves típicas da região, muitas consideradas raras, endêmicas ou mesmo ameaçadas de extinção.  Entre eles, destaca-se a onça-pintada (Panthera onca), após 20 anos sem registros da espécie no Sul da Bahia

A Reserva abriga mais 290 espécies da flora brasileira da Mata Atlântica. É reconhecida como uma das 20 áreas com maior número de indivíduos e espécies arbóreas do mundo!

Com seus mais de 6 mil hectares de floresta de Mata Atlântica preservada, a Estação Veracel promove a diversos serviços ecossistêmicos, como a manutenção de biodiversidade, água, regulação do clima e polinizadores naturais para as comunidades do entorno em suas produções agroflorestais. 

A Estação também abriga 115 nascentes, algumas com importância histórica, como o rio Mutari, com relatos de que teria abastecido a frota de Pedro Álvares Cabral. Outros, como o Rio dos Mangues, que abastece Porto Seguro, passam pela Estação e são alimentados por vários córregos que ali nascem.

Com contribuições tão expressivas, a Estação Veracel é reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pelo seu importante papel na conservação ambiental. 

A RPPN Estação Veracel também é considerada uma importante área de conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido, abrigando espécies como a harpia (Harpia harpyja), uma das maiores aves de rapina do mundo, o crejoá (Cotinga maculata) e o pica-pau-de-coleira (Celeus torquatus). 

Devido à importância das aves na Reserva, foi criado recentemente na Estação o observatório de aves, que desenvolve educação ambiental e pesquisa científica de curto, médio e longo prazos.

Conexão com o meio ambiente e com a ciência

A Estação Veracel tem desempenhado um papel fundamental na educação ambiental na região Sul da Bahia, promovendo a conscientização e a conexão das comunidades locais com a natureza, além de ser um verdadeiro laboratório a céu aberto para pesquisas científicas de diversas instituições de pesquisa. Já foram realizados na Reserva cerca de 230 estudos científicos para o conhecimento e a preservação do meio ambiente. Alguns publicados inclusive em revistas científicas de impacto internacional.

O local atrai observadores de aves de todo o mundo, e essa atividade, além de ser prazerosa, gera dados que são contribuições importantes dentro do conceito de ciência cidadã, que se dá quando pessoas que não são de formação ambiental registram fotograficamente as espécies e as compartilham em sites especializados, trazendo informações relevantes para a sua conservação.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Ponte da RPPN Estação Veracel (Foto: Ernandes Alcântara).

Foto de 1999 dos arquivos da RPPN Estação Veracel. 

Imagem do crejoá, pássaro que se tornou símbolo da Estação Veracel (Foto: Ciro Albano).

Imagen da harpia, em registro na Estação Veracel.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Bahia

Chuvas intensas retornam à Bahia devido a ciclone subtropical

Share on Facebook Share …
Read more
BahiaCARNAVAL 2024

Carnaval Salvador: Confira a lista dos valores

Share on Facebook Share …
Read more
BahiaEconomia

SEIS MUNICÍPIOS BAIANOS ESTÃO BLOQUEADOS E PODEM FICAR SEM RECEBER O PAGAMENTO DO FPM

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: