Valuation por dívida: saiba como calculá-lo!

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Sócios e empresários precisam saber o valor real de seu negócio para tomarem decisões assertivas com foco no crescimento e até mesmo na venda para terceiros. Para isso, é fundamental usar os métodos de avaliação de empresas, como o valuation por dívida e equity.

Apesar de o mercado preferir determinados cálculos a outros, cada caso deve utilizar o método mais indicado para chegar a um valor realista sobre o cenário atual do negócio.

E é exatamente sobre isso que vamos abordar neste texto: como é feito o valuation por dívida e equity, e quando aplicá-los.

Afinal, a dívida afeta diretamente o valor final de uma marca. Entenda melhor a seguir!

Qual a importância do valuation para empresas?

O valuation é a avaliação de uma empresa que visa calcular seu valor justo no mercado. Por meio de métodos financeiros, encontra-se o melhor preço, que é usado para várias atividades, como aquisição ou fusão, pedido de empréstimo e financiamento, saída de um ou mais sócios, aporte de investimento etc.

De modo geral, a avaliação possibilita que os sócios conheçam de forma detalhada a situação da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos no mercado. E o melhor: serve como uma bússola para guiar estratégias de melhorias.

Até porque, mesmo que o empresário queira vender seu negócio, o ideal é prepará-lo para venda e otimizar certos aspectos para aumentar seu valor no mercado.

Já por outro lado, os investidores interessados em comprar, analisam o resultado do valuation e seu método de cálculo para avaliar se vale a pena a transação.

Diante disso, é importante saber não só a importância do valuation, mas os métodos usados para chegar ao valor final.

Como é feito o valuation por dívida?

O endividamento de uma organização afeta diretamente seu valuation. Logo, é vital acompanhar a dívida líquida para entender o real valor das obrigações devidas após subtrair o valor em caixa e os investimentos líquidos de curto prazo.

Ou seja, ela representa o que sobrar de dívida para pagar depois de reunir todos os recursos que podem ser transformados rapidamente em dinheiro ― os ativos com maior liquidez.

Esse indicador de dívida líquida permite entender a capacidade da empresa de pagar tudo o que deve caso precise imediatamente quitar seus compromissos.

No valuation, esse indicador é usado para calcular o valor do negócio além do capital próprio, mas também seu grau de endividamento, que, quando alto, representa riscos para o investidor. Afinal, quando for vendida, a empresa precisa quitar suas obrigações.

A fórmula usada para calcular o valuation por dívida líquida é:

Enterprise Value = Valor de Mercado do Capital Próprio + Dívida Líquida

Por que usar o valuation por dívida?

  • Em uma aquisição de empresas, ajuda o investidor a entender o preço real do negócio, entendendo se precisará pagar suas dívidas ao assumir o negócio.
  • Permite comparar empresas com estruturas de capital distintas.
  • Melhora a análise de alavancagem e geração de fluxo de caixa ao comparar o valuation por dívida com o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

Lembramos que a dívida líquida afeta o negócio de duas formas: o risco de investimento e a potencialização dos retornos financeiros. Porém, cada setor tem um valor “aceitável” de endividamento. O de telecomunicações, por exemplo, devido aos investimentos de longo prazo, costuma ter um nível maior de dívida pelo seu modelo de negócio.

Só que o alto nível de endividamento, na maior parte dos casos, representa um maior risco à transação de compra, reduzindo o valuation da marca.

Bons negócios!

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.