BK2

Vale a pena financiar carro usado?

Um levantamento feito pela B3, em agosto de 2021, descobriu que 527 mil automóveis foram financiados em nosso país. Para se ter uma ideia, 23 mil a mais se comparado com o mesmo período de 2020. Houve um aumento de 4,6%.

O crescimento foi influenciado pela área de automóveis usados, uma vez que o emplacamento de carros novos segue prejudicado pela baixa na produção, em virtude da falta de insumos.

A B3 ainda destaca que a quantidade de financiamentos de automóveis usados cresceu 9,7% em agosto. Já os carros novos tiveram uma baixa de 6,4% no mesmo período.

Vale a pena financiar carro usado?

A partir de agora, mostraremos os pontos positivos e negativos do financiamento de carros.

Benefícios do financiamento

Uma das principais vantagens do financiamento de um automóvel é que o cliente não precisa ter toda a quantia disponível para adquirir o carro. Ou seja: você pode dividir o valor necessário na quantidade de parcelas que for mais alinhada à sua realidade financeira.

Outro ponto positivo é que é possível adiantar o pagamento para reduzir a quantia pendente ou para quitar o preço de todo o veículo.

Existem opções disponíveis no mercado que oferecem até descontos ou abatimentos nos juros e encargos econômicos para incentivar o consumidor a efetuar o pagamento.

Ao contrário do que ocorre com outras alternativas de compra disponíveis no mercado, como o consórcio, o financiamento permite que o proprietário pegue o veículo e saia rodando com o seu modelo preferido, caso o crédito tenha sido aprovado.

Desvantagens do financiamento

Agora, vamos destacar quais são os pontos negativos do financiamento dos automóveis.

Taxa de juros mais altas

No financiamento, as parcelas são fixas, porém, os juros que compõem o valor são bastante altos.

Esse cenário faz com que a quantia aplicada no momento do financiamento seja mais elevada do que no consórcio. Dessa forma, é fundamental redobrar a atenção para não acumular dívidas.

Uma dica interessante para evitar parcelas que prejudiquem o seu orçamento é oferecer uma alta entrada. A regra é clara: quanto maior for o valor, menor será o parcelamento.

Outro ponto negativo é a burocracia. Em grande parte dos casos, os bancos solicitam diversos documentos para que o crédito do cliente seja aprovado.

Portanto, é essencial aplicar todas as regras, além de ter o dinheiro do financiamento disponível para finalizar o contrato.

Qualquer irregularidade pode dificultar o negócio, gerando mais trabalho e estresse para o comprador.

Como saber se o financiamento é a melhor alternativa para o meu perfil?

Antes de mais nada, você não deve tomar decisões precipitadas, mesmo que a oferta pareça tentadora.

Com mais calma, faça um planejamento financeiro para entender se as parcelas do financiamento podem impactar negativamente em suas finanças.

Nunca é demais deixar claro o quanto é importante reservar uma quantia para situações de emergências.

Agora que você já tem todas as informações anotadas, é mais fácil definir se o financiamento é a melhor alternativa para a sua realidade.

Para as pessoas que desejam financiar um automóvel, recomenda-se procurar por opções que sejam referência no mercado.

Sul Carro, por exemplo, é uma ótima alternativa para aqueles clientes que buscam por carros em Santa Cruz. Afinal, é uma empresa confiável e uma das principais referências no assunto. Portanto, observe essas características para tomar uma decisão mais assertiva para o seu bolso.

Após descobrir se vale a pena financiar carro usado, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas sobre o mercado automobilístico.

Sair da versão mobile