De acordo com um estudo divulgado pelo LinkedIn, Marketing está na sétima posição entre as profissões que estão em alta no mercado. O lado positivo é que a área permite atuar em vários nichos. Conheça quais são os principais.
Inbound Marketing
Trata-se de uma estratégia que é conhecida também como Marketing de atração. O principal objetivo é atrair o consumidor até a empresa, enquanto o Outbound (popularmente conhecido como Marketing tradicional) caminha pelo lado contrário, ou seja: leva a marca até o cliente.
O Inbound Marketing é colocado em prática com a divulgação de vários tipos de materiais, como: artigos, infográficos, vídeos e e-books gratuitos. A proposta é tirar dúvidas ou resolver um determinado problema do cliente, como: o momento certo para trocar o carro atual por um modelo mais recente.
Diante desse cenário, a solução da empresa (neste caso hipotético, a concessionária) é apresentada de uma forma leve, e não explicitamente, como ocorre em propagandas de televisão e jornais.
Neuromarketing
Esse é um dos segmentos mais desafiadores do Marketing, pois estuda o comportamento do cliente, utilizando como base a ciência e a tecnologia. Para isso, ele investiga o funcional do cérebro e recorre aos dados sobre como as mensagens são processadas por uma determinada pessoa. Com essas informações, ele entende o que fazer para incentivar um indivíduo a adquirir um produto ou serviço.
A identidade visual das redes de fast-food (laranja, vermelho e amarelo), por exemplo, não foram escolhidas de qualquer forma. Elas são as preferidas da marca porque têm o poder de estimular o apetite.
A exposição das cervejas em gôndolas perto das fraldas também tem uma explicação: quando os homens vão ao mercado à noite para comprar o acessório para o bebê, eles aproveitam a oportunidade e adquirem uma bebida.
O profissional em Neuromarketing é responsável por estudar o cérebro humano, com o objetivo de entender de que forma ele reage a diversos fatores, entre os quais: mensagens, cores e imagens. Assim, ele consegue descobrir o que influencia na tomada de decisão dos clientes.
O conhecimento dos desejos dos consumidores pode ajudar o especialista a desenvolver promoções e estratégias de marketing cada vez mais alinhadas com as expectativas dos clientes.
Vendas e publicidade
O termo Vendarketing nada mais é que a junção de marketing e vendas. A proposta dessa estratégia é garantir o alinhamento entre esses dois setores. Dessa forma, a sua empresa consegue aproveitar melhor as atividades, além de aumentar o poder de geração de receita de uma empresa.
Para tomar decisões mais concretas, é fundamental investir em conhecimento, como curso de vendas online grátis. Assim, o profissional terá mais confiança para desenvolver projetos que estejam alinhados ao objetivo da empresa.
Em escolas online, como EW Cursos, é possível aprender sobre formação de preço de venda, Marketing digital, gestão de vendas, qualidade no atendimento ao cliente, entre outros assuntos. Tudo isso em um único lugar, no conforto da sua casa.
Consultoria
Não é difícil encontrar empresas que recorrem à contratação de profissionais de Marketing para projetos pontuais, como o lançamento de um novo produto.
Denominado de consultor, esse especialista tem como missão mostrar à marca quais são as melhores estratégias que ela precisa aplicar para potencializar os resultados.
O consultor pode orientar a sua empresa sobre qual é a melhor saída para converter leads (consumidores em potencial), além de listar quais são os canais de comunicação mais assertivos para os objetivos do negócio.
Uma das principais vantagens de atuar com consultoria é que o salário pode variar de acordo com o projeto, região e a experiência do profissional. Por outro lado, é fundamental investir em marketing pessoal para ampliar o portfólio de clientes. Caso contrário, a instabilidade pode atrapalhar o seu orçamento.
Após descobrir como trabalhar na área de marketing, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o seu sucesso profissional.