Teve início na manhã desta segunda-feira (04) mais uma edição do UPB Itinerante, desta vez o evento acontece em Vitória da Conquista, região Sudoeste da Bahia. Com o tema Incremento das Receitas Municipais e Execução de Convênios Estaduais e Federais, a capacitação, segue até esta terça-feira (05), na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, destacou a importância do encontro para fortalecer as gestões municipais e orientar os prefeitos e prefeitas e suas equipes técnicas.
“O UPB Itinerante vem para fortalecer os prefeitos e prefeitas das regiões em que esse evento têm sido realizado. O evento capacita aqueles que carregam as responsabilidades da gestão pública que são os nossos técnicos municipais que cuidam das contas para o sucesso de cada gestão”, ressaltou o presidente da UPB.
Quinho afirmou ainda durante o encontro a importância da parceria do Banco do Brasil e o Banco do Nordeste com as prefeituras da Bahia. “Vocês definitivamente demonstraram o compromisso com a municipalidade, haja vista pela luta incansável para viabilizar mais recursos cada vez mais para os municípios”.
Representando a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, o chefe de gabinete, Lucas Dias deu boas-vindas ao público participante e saudou ao presidente Quinho e à UPB. “Com a redução das receitas o desafio dos prefeitos é enorme e essa ação da UPB veio para ajudar e colaborar com os municípios. Nós estamos aqui com toda nossa equipe técnica participando”. O presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, também participou da cerimônia de abertura da capacitação.
O superintendente comercial do Banco do Brasil de Vitória da Conquista, Flávio Pedroso, parabenizou pela relevância do evento e ressaltou a parceria com os municípios. “O Banco do Brasil possui um atendimento especializado para o setor público. O propósito do Banco é ser próximo e relevante na vida das pessoas em todos os momentos. Então nós queremos formar cada vez mais parcerias e estarmos juntos na gestão dos municípios do estado”, ressaltou. Já o superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil, Pedro José Lima Neto, frisou a importância da parceria. “A gente já superou a barreira dos R$240 bilhões. Somos parceiros dos municípios esse é o nosso papel, ajudar com mais investimentos”.
CAPACITAÇÃO TÉCNICA
“Essa aproximação da UPB com a realização desse evento é de extrema importância porque muitas vezes os técnicos municipais não podem estar tão próximos e o UPB Itinerante traz especialistas para capacitar nos municípios trazendo conhecimento e buscando sempre o melhor. Com certeza esse evento vai elevar a capacidade técnica das equipes e ajudar muito os municípios a se desenvolver”, ressaltou o prefeito de Encruzilhada, Wekisley Teixeira Silva, conhecido como Dr Lei, Presidente do Consórcio de Saúde da região de Vitória da Conquista, representando a Federação dos Consórcios da Bahia (FECBAHIA).
“Agradecemos a oportunidade da Secretaria de Segurança Pública fazer parte deste grandioso evento para trazer ao conhecimento de toda a região o que a secretaria pode acrescer e interagir com os municípios e como as prefeituras podem agregar o seu interesse às ferramentas da Secretaria de Segurança Pública”, destacou o Subsecretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Marcel Oliveira, representando o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
O encontro vai orientar e apresentar soluções aos prefeitos e prefeitas até esta terça-feira (05), sobre as formas de incremento das receitas municipais através do fomento à agricultura, bem como guiar as equipes técnicas das prefeituras quanto a execução e prestação de contas dos convênios estaduais com recursos da SEDUR/CONDER e dos contratos de repasse, com recursos da União, firmados entre os municípios e a Caixa Econômica Federal.
Durante os dois dias de evento, os técnicos municipais também serão orientados para ações sustentáveis, com redução de danos ao meio ambiente, responsabilidade social e governança.
A iniciativa tem o apoio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Imap e Almeida Prado.