Tendências no marketing para aplicar na sua empresa

Com a Internet ficando mais popular entre todas as idades a cada ano, os empreendedores viram uma forma de divulgar sua marca por meio das redes sociais com o marketing digital.

Sendo aí que entra ele entra, como já dito marketing digital é um meio de promover sua empresa, seja ela de limpeza de colchão box, buffet para festas, entre outros produtos e serviços.

Ele faz isso por meio de um conjunto de ações estratégicas para um público-alvo de forma mais fácil e rápida, o que faz com que as empresas fiquem mais próximas de seu público, conhecendo bem seus gostos e preferências.

Por que investir em marketing digital?

Esse se mostra um mercado tão promissor que empresas de diferentes tamanhos e necessidades o utilizam e os usuários crescem a cada dia mais.

O que deixa muito claro que nos dias atuais existe uma grande necessidade de criar uma presença digital da sua marca para avançar no seu negócio.

Estas táticas criam inúmeras oportunidades de vendas e gera inúmeros benefícios, por exemplo:

  • Aumento de vendas;
  • Melhor custo benefício em divulgação;
  • Comunicação mais rápida com clientes;
  • Permite divulgação contínua;
  • Resultados a curto e longo prazo;
  • Divulgação pelo país ou mundo todo.

Além da facilidade de divulgação por meio das mídias sociais, o marketing digital permite o uso de algoritmos.

Eles ajudam a investir em publicidade que vão atrair pessoas que combinem com o perfil da sua marca e vão realmente se interessar e adquirir os seus produtos.

Isso aumenta exponencialmente suas vendas, por exemplo, um espaço dedicado a cuidados caninos teria o seu foco em atrair pessoas nas mídias sociais que curtam páginas sobre animais, cuidador de cães, alimentos saudáveis para cães, entre outros.

Portanto, é necessário ter estratégias focadas para aproveitar o custo benefício que o marketing digital proporciona.

Além de ficar muito mais fácil e rápido montar estratégias para divulgar sua marca ou produto se você conhecer bem o seu público.

A comunicação rápida com os clientes sem a necessidade de um SAC que as plataformas digitais permitem evitar a perda de vendas. 

E também pelo usuário não querer esperar para tirar suas dúvidas ou obter informações sobre a compra de alguma roupa ou até a auto elétrica mais próxima.

Utilizando as redes sociais é possível criar uma página com fotos, textos e vídeos da sua marca ou produto que ficam lá permanentemente.

Desse modo, o usuário pode acessá-los a qualquer dia ou hora, diferente do marketing tradicional.

A divulgação contínua é uma consequência da estratégia de curto e longo prazo, mesmo tendo divulgado um produto agora ou a algum tempo.

Ele pode ficar em evidência por meio das mídias permanentes e dos anúncios de custos extremamente baixos.

Sendo assim, as mídias digitais permitem a comunicação entre as pessoas e a divulgação de todos os tipos de marcas em todo o mundo.

Entretanto, é importante ressaltar que as técnicas necessárias para atrair clientes de outros países nem sempre serão as mesmas em todo lugar.

Portanto, é necessário entender a cultura, necessidades e história de cada país. Para divulgar, por exemplo, roupas de trabalho como fardas e uniformes de trabalho

É preciso entender a forma de vestimenta do país em questão e ver se se encaixa nos tipos de produto da sua empresa. 

Marketing digital é melhor que o tradicional? 

Marketing tradicional é um meio de divulgação usado a muitos anos, por meio de jornais, panfletos, outdoors, TVs e rádios.

Utiliza uma abordagem bem direta, interrompendo músicas, programas e leituras para anunciar seu produto. Por muito tempo foi a forma mais lucrativa de marketing que se conhecia.

Entretanto, com a Internet crescendo cada vez mais, este se tornou um meio defasado diante do novo marketing digital, que proporciona inúmeras vantagens superiores ao marketing tradicional.

Por ser algo que não é mais tão utilizado atualmente, a mídia impressa foi substituída pela mídia social, os principais motivos foram financeiros e pelo tempo, uma mídia impressa levava dias desde sua impressão até chegar aos usuários.

Além de que custava caro por cada impressão, já uma mídia social é postada em segundos, e já pode ser vista pelo mundo inteiro, com o custo muito mais baixo e um retorno muito mais rápido.

Os rádios foram substituídos por apps de músicas e ou podcasts, o principal motivo para essa substituição é o poder de escolha do usuário.

Ele pode ouvir as suas músicas ou podcasts favoritos a qualquer momento com os apps feitos para isso, algo que o rádio não proporciona.

E as TVs pelos streamings, apesar de canais pagos ainda gerarem muito para o marketing, os streamings vem substituindo elas a cada dia.

Pelo mesmo motivo das rádios, o poder de ter a autonomia de assistir o que quiser a hora que quiser.

Por fim, mencionar os custos, que para a divulgação de mídia impressa, por exemplo, sempre foram altos.

Enquanto nas mídias sociais dependendo de como foi feita a propaganda o custo é muito baixo ou zero.

Tendências para aplicar na sua empresa

São muitas as táticas que surgem com o passar do tempo em várias áreas de atuação e com o marketing digital é igual. Sendo assim, algumas ganham destaque e acabam se tornando tendências.

Conteúdos interativos

Conteúdos interativos são matérias que permitem a interação de usuários, eles ajudam a conhecer melhor o seu cliente.

O que ajuda na produção de itens no futuro e é uma forma legal de passar o tempo. Entre esses conteúdos estão, vídeos interativos, jogos, transmissões ao vivo, quizzes, posts de múltiplas escolhas, entre outros.

Com isso os usuários têm uma participação mais ativa além do ler ou assistir. 

Chatbot

Os chatbots são robôs interativos que existem para tirar dúvidas, sejam elas sobre treinamento de cachorros policiais ou escolha de viagem entre amigos.

Eles apresentam respostas que estejam de acordo com o que os usuários necessitam de forma automática, rápida e mais importante, sem a necessidade de esperar atendimento ao telefone ou e-mails para te ajudar.

Por isso, é um item extremamente válido para adquirir na sua estratégia de marketing digital.

Big data

Além de ser uma ferramenta de grande volume de dados, o Big Data é um mecanismo de análise para as empresas.

Ele gera informações importantes como o perfil de consumo e pagamento do usuário, que podem ser aplicadas em informações sobre gostos e preferências. Com isso permitem às empresas conhecerem mais um pouco dos clientes em potencial.

Eventos de marketing

Eventos são uma ótima forma de divulgação para marcas, por meio de patrocínios, seja em eventos de moda, música, geeks, eletrônicos, entre outros.

Sendo assim, é possível fazer sorteios e promoções que também entram em conteúdos interativos por meio das mídias sociais para aumentar a divulgação do evento.

Influencers

Os influenciadores digitais estão em alta nesses últimos tempos, eles lançam as tendências.

Podem fazer um produto aleatório, por exemplo, um software restaurante comanda eletrônica que ninguém nunca ouviu falar ser conhecido nacional ou internacionalmente.

Influencers são uma boa opção por estarem mais próximos às pessoas, seus seguidores confiam neles e nas suas indicações.

Vídeos

Essa é uma tendência que é utilizada a alguns anos e continua sendo extremamente eficiente.

Conteúdos audiovisuais atraem mais facilmente o público do que um texto sem nada para chamar atenção, por exemplo, também é uma forma de conseguir falar e apresentar melhor o seu produto.

E também converter os clientes mais facilmente e em alguns casos fazer uma demonstração ao vivo do produto que às vezes não teriam como saber se ele funciona mesmo até adquirir. Por exemplo, uma máquina de lavagem de estofados automotivos.

Personalização 

Ter conteúdos personalizados em uma época em que tudo se copia é um grande diferencial no meio digital. Para isso, é essencial trabalhar com pessoas criativas e dispostas a inovar todos os dias.

O uso de memes virais nas mídias sociais, por exemplo, é uma forma de divulgação que traz um retorno muito favorável.

Web stories

Essa é uma nova e incrível fonte de tráfego para as marcas, sendo ela mídias onde os novos potenciais usuários vão ver rapidamente seu conteúdo que deve prendê-lo e chamar sua atenção para que ele entre e conheça a sua página.

Os Web stories estão sendo uma das melhores tendências para atrair novos clientes e aumentar ainda mais a divulgação da sua marca.

Considerações finais 

Sendo assim, inovar e ter criatividade é essencial para conseguir estar sempre em evidência no meio do marketing digital.

Ter sua própria originalidade é o maior diferencial porque nem tudo o que funciona para uma marca funciona para outra.

Temos um grande mercado digital que cresce a cada dia mais, mesmo trabalhando com aluguel de impressora laser colorida ou treinamento de cachorros policiais existe espaço para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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