Educação

TCU localiza cerca de 30 mil indícios de irregularidades em recursos do Fundeb

O Tribunal de Contas da União (TCU) e os tribunais de contas estaduais encontraram cerca de 30 mil indícios de irregularidades no processo de aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em 2020 e 2021. As informações são do G1.

Os fatos verificados vão de permanência de pessoas falecidas na folha de pagamentos do fundo até contratação de professores sem formação adequada.

Os dados reunidos pelo TCU constataram que: 18.869 escolas públicas do país teriam professores de português e de matemática nas turmas finais do ensino fundamental lecionando as disciplinas sem possuírem formação específica prevista na legislação; 3.768 entes federados com titularidade indevida da Conta Única e Específica vinculada ao Fundeb; 3.218 entes federados não possuem contas únicas para receberem os recursos do Fundeb e 3.315 servidores falecidos recebendo remuneração com recursos do Fundeb.

De acordo com a lei, é vedado o uso dos recursos do Fundeb ou de qualquer outro recurso público para o pagamento a pessoas falecidas. Além de pagamento de aposentadorias e pensões com recursos do Fundeb.

A identificação das irregularidades foi através do Sinapse (Sistema Informatizado de Auditoria em Programas de Educação), criado pelo TCU em conjunto com tribunais de contas estaduais.

Com a ferramenta, os tribunais conseguem cruzar e analisar informações de diversos bancos de dados para identificar os indícios de irregularidades. O projeto começou em 2020. Não foi quantificado, nessa primeira fase, o eventual prejuízo financeiro que as possíveis irregularidades podem ter causado aos cofres públicos.

O objetivo, segundo os auditores envolvidos no projeto, é usar os achados de maneira educativa, de forma a orientar o gestor público a corrigir os erros e a não errar mais.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
EducaçãoNacionais

Os mestres iniciam greve nesta segunda-feira

Pasmem senhores. Os professores de universidades, centros de educação tecnológicas e institutos…
Read more
Educação

REPRESENTANTES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VISITARAM COMUNIDADES E ESCOLAS DA ZONA RURAL PARA DIVULGAÇÃO DA EJA COMBINADA

No dia 11 de abril, representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Educacional…
Read more
Educação

Escola Municipal Edgard Santos encerra o Projeto do Dia Mundial da Água

ASCOM/BELMONTE A Escola Municipal Edgard Santos promoveu nessa manhã 23/03 o encerramento do…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: