Prepare-se

Sobrepeso: Vilão da saúde da sua boca

O sobrepeso é uma questão de saúde pública que pode fazer surgir outros problemas. Ter excesso de peso contribui para diversas outras doenças como diabetes, hipertensão e, o que muitos não sabem, é que a obesidade pode prejudicar também a saúde bucal. 

Saber as causas do sobrepeso é essencial para um tratamento para prevenir outras doenças decorrentes dele.

Juntamente com o tratamento, é preciso passar em um profissional odontológico para saber se o sobrepeso está afetando a saúde bucal.

Estar sempre ligado a manter a higiene bucal em dia é essencial para evitar problemas dentários, se você tem aparelho transparente, por exemplo, é importante estar higienizando a boca e aparelho mesmo sendo removível para evitar contaminações. 

Se você quer saber qual a relação do sobrepeso e da saúde bucal, continue a leitura para mais informações.

Como o sobrepeso afeta a saúde bucal? 

Sabemos que o excesso de peso gera diversas doenças no organismo podendo levar a muitas consequências. 

Contudo, como vimos, o sobrepeso tende a potencializar as doenças bucais, isso porque com o excesso de peso a saúde fica um pouco mais debilitada que o normal, afetando a imunidade, podendo gerar inúmeras infecções bucais. 

Com isso a saúde das gengivas e dentes acabam sendo prejudicadas, isso pelo motivo de muitas pessoas que têm sobrepeso consumir alimentos ricos em açúcar

Pessoas que têm obesidade e possuem diabetes tendem a ter mais doenças bucais, pois esse quadro facilita inflamações gengivais e periodontais, facilitando o acúmulo de placa bacteriana e tártaro nos dentes, o que leva a diversas infecções bucais. 

Crianças já têm o hábito de consumirem grandes quantidades de doces, podendo levar a um sobrepeso precoce, prejudicando a saúde física, e afetando a saúde bucal com cáries. 

Para isso, é essencial estar consultando sempre um dentista para criança para evitar tais problemas.

Quais doenças podem surgir devido ao sobrepeso? 

O sobrepeso e a obesidade podem ser causados por diversos motivos, sejam hereditários, psicológicos, uso de medicamentos, mas a grande parte é devido ao alto consumo de alimentos industrializados, doces, ricos em carboidratos. 

Algumas doenças que podem se potencializar e atingir a saúde bucal de pessoas com questão de sobrepeso são: 

  • Tártaro; 
  • Cárie
  • Gengivite; 
  • Periodontite.

Entenda com maiores detalhes cada uma das doenças mencionadas:

  1. Tártaro

Essa condição ocorre quando a placa bacteriana que é uma placa amarelada e mole acaba endurecendo, transformando em tártaro, deixando um aspecto de dentes amarelos e porosos. 

Para eliminar esse problema é imprescindível fazer uma profilaxia – limpeza dentária profissional –  periodicamente para assim evitar complicações e outras doenças dentárias.

  1. Cárie 

A cárie é a deterioração dos dentes, que inicia devido ao consumo de açúcares e alimentos ácidos com frequência. A má higiene bucal potencializa que ela ocorra. 

Em um agravamento da cárie, podem surgir dores locais, tendo que muitas vezes ter que procurar um dentista urgência 24 horas para aliviar as dores e fazer um curativo no local afetado. 

Muitas pessoas tendem a não levar muito a cárie a sério, deixando de lado até que surjam sintomas de dores insuportáveis, tendo que fazer intervenções cirúrgicas. 

Quando a cárie se agrava ela passa a se chamar pulpite que quando a inflamação passa para a polpa dentária. Com isso é necessário procurar um dentista para tratamento de canal.

  1. Gengivite 

É uma doença bucal comum que acontece quando há inflamação das gengivas, causando sangramento. Para um tratamento adequado é necessário fazer a limpeza dos dentes para evitar agravamento. 

Geralmente ela surge devido ao grande acúmulo de tártaro nos dentes que passa para a gengiva causando inflamação.

  1. Periodontite

A periodontite é o agravamento de uma gengivite mal cuidada, onde a inflamação gengival passa para o periodonto – tecidos e ossos que revestem a gengiva – podendo levar a perda de dentes caso não seja cuidado a tempo.

Assim, muitas pessoas precisam recorrer a um dentista especialista em prótese dentária.

Seu tratamento é a limpeza de todo o tártaro acumulado, muitas vezes sendo preciso intervenção cirúrgica.

Como o acompanhamento do dentista pode ser fundamental na perda de peso? 

O acompanhamento com dentista é essencial para a saúde dos dentes, e também para se ter um auxílio no processo de perda de peso, isso porque ao cuidar dos dentes, o paciente irá evitar alimentos que possam prejudicar a saúde por um todo.

Esses alimentos são alimentos com muito ácido, carboidratos e alto teor de açúcares, que prejudicam todo o esmalte dentário, ocasionando cáries, gengivite, periodontite e, perda de dentes. 

Com um acompanhamento dentário, fazendo uma reeducação alimentar e tendo uma boa higiene bucal, consequentemente a perda de peso irá acontecer. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Prepare-se

Segurança Digital: Como Proteger sua Loja Online e Garantir a Satisfação do Cliente

Share on Facebook Share …
Read more
Prepare-se

Acupuntura para Joelho Inflamado: Avaliação da Efetividade

Share on Facebook Share …
Read more
Prepare-se

Sem Fronteiras: Como Garantir Comunicação Contínua em Suas Aventuras pelo Mundo

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: