CoronavírusNacionais

SJDHDS recebe lideranças indígenas para tratar sobre garantia de direitos das comunidades Pataxó do Sul da Bahia

Indígenas dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália estiveram com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins

Indígenas dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália estiveram com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, na manhã desta terça-feira (20), na sede do órgão, em Salvador. O encontro teve como pauta questões relacionadas à garantia de direitos do povo Pataxó.


Na reunião,  o presidente do Conselho de Cacique do Território Pataxó Ponta Grande, Cacique Siratã, entregou um documento com solicitações ao secretário de Justiça,  dentre elas estavam pedidos relacionados a capacitação profissional, inclusão de lideranças no Programa de Proteção os Defensores dos Direitos Humanos ( PPDDH) e instalação de um posto da Polícia Militar e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher no território. 
“ Garantir direitos e barrar as violações são dois compromissos do Governo da Bahia com os povos indígenas, e justamente por isso, não medidos esforços e trabalhamos de uma forma intersetorial, junto com outras secretarias do estado. Então, iremos procurar a secretarias como a Educação, Trabalho, Segurança Pública e juntos iremos identificar quais ações e projetos podem ser desenvolvidas na comunidade”, afirmou o secretário. 


Martins ainda expressou sua preocupação com a segurança e com questões relacionadas à disputa pela terra. “ Conflitos fundiários são recorrentes, violentos e graves. É preciso atenção para essa questão. Temos um limite estabelecido pela Legislação, que prevê que a segurança e a demarcação de terra sejam de responsabilidade Federal. Mas não é possível admitir o desrespeito, ataque , desmonte e violação de diretos humanos, dos diretos dos povos indígenas”, disse o secretário, que ainda ressaltou a atuação da SJDHDS em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que é “muito atenta e sensível a essa causa”.
Ao final da reunião, o secretário se comprometeu a buscar outros órgãos do Estado, apresentar as demandas e buscar parcerias para que os benefícios cheguem as comunidades, em especial, iniciativas de combate a fome, qualificação profissional e ações destinadas a juventude.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
BelmonteNacionaisNews

REFORMAS DA ESTRUTURA FÍSICA DA FILARMÔNICA 15 DE SETEMBRO SEGUEM FIRMES

A Diretoria da Filarmônica 15 de Setembro, através do apoio da população belmontense e empresas…
Read more
BelmonteCoronavírus

Entrega de kits na Feira de Barrolândia agrada feirantes e consumidores

A Prefeitura de Belmonte, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a CAR (Companhia de…
Read more
BelmonteNacionais

NIGHT DIA DOS PAIS COM A CANTORA PAULA OLIVEIRA

Após o sucesso de reinauguração, inclusive com o cumprimento severo dos novos protocolos e…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *