Fausto Silva recebeu um novo coração neste domingo (27), 19 dias após entrar na fila de transplante de órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), depois de ser diagnosticado com insuficência cardíaca. Nesta segunda-feira (28), o nome do possível doador foi revelado pelo Notícias da TV.
Trata-se de Fábio Cordeiro da Silva, um jogador amador que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no sábado (26) enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento em Santos, no litoral de São Paulo.
O portal de notícias afirmou que o rapaz, que tinha 35 anos, tinha o mesmo tipo sanguíneo do apresentador e já havia comunicado aos parentes que seus órgãos poderiam ser doados após sua morte, que foi constatada na manhã de sábado na Casa de Saúde de Santos, depois que ele foi encontrado inconsciente no apartamento em que trabalhava.
O hospital fica ao lado do clube Portuguesa Santista, que autorizou o pouso de dois helicópteros, que fizeram o transporte dos órgãos no domingo.
“Todo domingo ele estava jogando. Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes”, disse o irmão do jogador, Flavio Cordeiro da Silva, em entrevista ao G1.