A rinoplastia está entre as cinco cirurgias mais procuradas no Brasil, mas isso não significa que esta é uma intervenção simples. A cirurgia de nariz é delicada e considerada complexa, demandando cuidados específicos, bem como a escolha de um profissional capacitado.
O processo para realizar uma rinoplastia bem-sucedida começa com o pré-operatório, consultas e avaliações. O operatório é ainda mais importante, tanto por parte do especialista, quanto por parte das instalações hospitalares. Isso porque somente com equipamentos e infraestrutura adequada o paciente poderá ser atendido imediatamente, caso ocorram complicações.
Imagine, por exemplo, que um paciente está sendo operado e ocorre uma complicação que necessita de equipamentos, médicos ou medicamentos que não estão disponíveis no momento. O paciente pode correr graves riscos e, por isso, é essencial que esta cirurgia ocorra em ambiente hospitalar, que é o mais adequado para procedimentos deste porte.
Sendo assim, desconfie quando você procurar por um cirurgião para realizar uma rinoplastia e ele tentar te convencer de realizar o procedimento fora do ambiente hospitalar. Um profissional responsável e capacitado, com certeza, te indicará o que for melhor para sua saúde e para o sucesso da cirurgia.
Como avaliar o melhor local para sua cirurgia
Veja alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de decidir pelo profissional e ambiente onde vai realizar sua cirurgia plástica.
- Instalações: antes de realizar a operação, conheça as instalações onde o médico costuma operar. Nem cogite realizar uma rinoplastia ou qualquer outro tipo de cirurgia em locais que não estejam dentro dos padrões determinados pelos órgãos competentes;
- Reputação do médico: ao decidir por um cirurgião, pesquise sobre sua carreira, formação e especializações. Busque pelos resultados das cirurgias realizadas pelo profissional e, se possível, converse com outros pacientes, buscando recomendações. Todo cuidado é pouco, afinal, trata-se de uma plástica no seu rosto;
- Consultas e avaliações: estes são bons momentos para você conhecer seu médico, conversar e sanar dúvidas. Aproveite as consultas pré-operatórias para se certificar da segurança do local antes de decidir por realizar ou não o procedimento.
Como dito anteriormente, a rinoplastia é uma cirurgia de alta complexidade e necessita de estrutura adequada na mesma medida que precisa de um cirurgião especializado.
Tipos de rinoplastia
A rinoplastia é dividida em dois tipos: aberta e fechada. Saiba um pouco mais sobre elas:
- Aberta: nesta cirurgia, a pele do nariz é suspensa, o que possibilita ao médico visualizar com mais precisão o local. Apesar de facilitar a visualização, esta cirurgia é extremamente complexa e mais invasiva;
- Fechada: como o nome já diz, não há pele suspensa nessa cirurgia, mas o profissional precisa ser altamente capacitado para realizá-la. Por outro lado, a recuperação costuma ser menos dolorosa e mais rápida, se comparada com o método anterior.
Para qualquer uma das rinoplastias acima citadas, o profissional precisa ser capacitado, mas também precisa de infraestrutura compatível para que o sucesso da cirurgia seja garantido.
Sendo assim, não abra mão da sua segurança durante o procedimento. O passo a passo da cirurgia plástica, do pré ao pós-operatório vão influenciar no resultado da cirurgia, bem como cicatrização e recuperação do paciente.