
Após uma reunião entre a Seinfra, DNIT, Polícia Militar e Veracel, medidas de segurança serão implantadas no trecho conhecido como ‘estrada da Veracel’. A estrada de terra que passa pelo distrito de Santa Maria Eterna, em Belmonte, tem sido utilizada como rota, após a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101, que ameaça desabar, no município de Itapebi.
A informação foi divulgada pela deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), que representou a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia.
O encontro que definiu as ações aconteceu na empresa Veracel Celulose e ficou firmado que, entre as medidas, haverá:
🚧 Aplicação imediata de rachão nos trechos críticos para garantir trafegabilidade emergencial;
🪨 Colocação de brita gradativa, garantindo mais compactação e durabilidade da estrada;
🚓 Edição de portaria do DNIT que permite à PRF fiscalizar o controle de cargas;
🛻 Disponibilização de guinchos e equipamentos para atendimentos noturnos;
🛣️ Pavimentação asfáltica das ladeiras para mais segurança e fluxo de veículos pesados;
🛑 Instalação de sinalização adequada em toda a rota alternativa;
🚚 Monitoramento do peso das cargas e fiscalização das chamadas “carretas tocha”;
🦺 Reparo e manutenção dos trevos de acesso.
A situação atual do trecho compromete a economia da Costa do Descobrimento. Chuvas que atingiram a região nas últimas semanas causaram atolamentos, acidentes e viagens com registros de até 12 horas de espera.
De acordo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, uma nova ponte será construída com investimentos que somam cerca de R$ 70 milhões. A previsão é seja concluída em até um ano. Contudo, a data de início ainda não foi informada.
DNIT: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
Seinfra: Secretaria de Infraestrutura da Bahia