Prepare-se

Reflexo de Moro: O que é e como o ato de embrulhar o bebê pode ajudar?

Reflexo de Moro

Você leva seu bebê para a primeira avaliação pediátrica e, entre outras coisas, seu pediatra verifica os reflexos normais do bebê, incluindo a presença do reflexo de Moro: uma indicação importante de um sistema nervoso normal e em desenvolvimento em seu recém-nascido. Tudo está normal e você não dá muita atenção a esse reflexo de Moro, até que ele comece a acordar seu bebê no meio da noite e os problemas com o sono do bebê comecem. 

Identificando o reflexo de Moro

Todos os recém-nascidos nascem com vários reflexos normais de bebê. O reflexo de Moro, também conhecido como reflexo de susto, é um deles. Você deve ter notado que seu bebê “se assustou” de repente antes de dormir. Este é o reflexo de Moro (reflexo de susto) em ação. 

Quando o reflexo de Moro é evocado, o bebê tem uma reação em duas fases:

Fase 1 – O bebê experimentará o que pode ser descrito como uma sensação de queda livre, onde o bebê reage levantando e esticando os braços. Ele pode até soltar um suspiro agudo.

Fase 2 – O bebê irá enrolar os braços e as pernas mais perto do corpo em uma leve posição fetal.

Não há como prevenir a ocorrência do reflexo de Moro – na verdade, é realmente saudável para seu bebê ter esse reflexo, pois mostra que seu pequeno sistema nervoso está se desenvolvendo adequadamente. No entanto, isso pode ser particularmente problemático durante o sono, pois pode acordar o bebê de um sono profundo. 

Gatilhos

Existem muitos desses gatilhos, mas os mais comuns são:

1)  Um barulho alto.

2)  Um toque repentino.

3)  Uma mudança abrupta na intensidade da luz.

4)  Qualquer evento que desequilibre o bebê – como queda de altitude (ao ser colocado em um berço, retirado da banheira, por exemplo).

5)  Uma mudança na direção do corpo do bebê.

Alguns desses gatilhos podem ser tão pequenos que você nem notará. No entanto, para o seu bebê que, até agora, estava acostumado a viver no útero, mesmo a menor das mudanças pode evocar esse reflexo de susto. 

Quanto tempo dura o reflexo de Moro?

O reflexo de Moro é mais proeminente em recém-nascidos. Mas esse reflexo de sobressalto melhora gradualmente e geralmente desaparece completamente por volta do 5º ou 6º mês. Normalmente, na 6ª semana, os músculos do pescoço do bebê ficam mais fortes e o equilíbrio geral e a capacidade de se sustentar começam a melhorar. Este é o início da melhoria do reflexo de Moro.

Como acalmar um bebê com o reflexo Moro?

Seu bebê ainda está se acostumando com o mundo exterior, que é muito diferente em comparação com o espaço apertado dentro do útero. Portanto, ao experimentar o reflexo de Moro, tente puxar os braços e as pernas esticados do bebê para mais perto do corpo e mantê-los no lugar até que se acalmem.

Um cueiro restringe os movimentos do bebê e ajuda a controlar esses reflexos. Embrulhar também ajuda a recriar o ambiente do útero, o que pode ajudar a acalmar os bebês enquanto experimentam esse reflexo de sobressalto.
Os cueiros tradicionais são panos quadrados simples que requerem uma técnica para serem dobrados de forma a criar um charutinho com o bebê. Também existe o Swaddle já pronto e ajustável que não se solta, mantendo os membros do bebê no lugar para que não se assustem ao acordar.

O enfaixamento funciona melhor para acalmar o Reflexo de Moro se for introduzido no nascimento. Fazer com que o enfaixamento seja parte de seu ritual de dormir e / ou da hora da soneca mais cedo ajudará a criar a associação de que, uma vez colocado o cueiro, é hora de dormir. A maioria dos bebês é enfaixada até os 4 a 6 meses de idade, então continua sendo uma técnica eficaz para acalmar o Reflexo de Moro até que desapareça.

 
Por que o Reflexo de Moro ocorre?

Você acredita que o reflexo de Moro está presente para proteger seu recém-nascido nesses estágios iniciais de desenvolvimento? 

Como o recém-nascido ainda não tem conhecimento de causa e efeito, esse reflexo atua como um alarme que é acionado quando o bebê recebe informações excessivas ou repentinas por meio dos sentidos.

A primeira fase da resposta ajuda o bebê a reagir a um estímulo desagradável. A segunda fase ajuda-os a agarrar-se ao que está perto, muitas vezes a mãe, como forma de se protegerem de quedas.

Ao nascer, todos os bebês têm um sistema nervoso que ainda está em desenvolvimento. Um sinal do desenvolvimento do sistema nervoso é que até os 4 – 6 meses de idade os bebês se assustam facilmente, pois experimentam um mundo totalmente novo de sensações que estavam ausentes no útero.

Ausência do reflexo  de Moro

A ausência do reflexo de Moro, em um ou ambos os lados, pode significar problemas no sistema nervoso do bebê. Isso pode ser verificado e tratado pelo seu pediatra durante as visitas agendadas. Se você notar a ausência desse reflexo entre as consultas, leve o fato ao pediatra imediatamente.

Ao nascer, seu pediatra verifica o reflexo de Moro entre muitos outros reflexos com os quais seu bebê nasceu. 

O que esperar após o Reflexo de Moro

Embora você o veja diminuir dos 4 para os 6 meses de idade, você também notará que seu bebê tem mais controle sobre seus movimentos e pode rolar para frente e para trás conforme se aproxima da marca dos 6 meses. 

Você pode continuar embrulhando o bebê para ajudar a acalmá-lo, mesmo após o término da fase do Reflexo de Moro, mas assim que seu bebê começar a aprender a rolar, não será mais seguro enfaixá-lo. 

Este é o momento certo para começar a fazer a transição para um saco de dormir

Essa transição é bastante recomendada, pois o bebê que está acostumado a dormir embrulhadinho sente falta dessa suave compressão.

Conclusão

Esteja certa de que o reflexo de Moro é normal, apropriado ao desenvolvimento e saudável – e não prejudica seu bebê. O reflexo do susto é um dos muitos movimentos involuntários que os bebês têm ao entrar no mundo. 

Esses movimentos são instintivos e podem ajudar o bebê a se vincular melhor ao papai e a mamãe e obter o amor e os cuidados de que precisa para sobreviver.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Prepare-se

Em qual idade se deve tomar cuidados com a saúde do homem?

A sexualidade é um dos elementos centrais da saúde do homem, não importando a idade. Sejam…
Read more
Prepare-se

Catarata é a principal causa de cegueira em pessoas

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo, afetando em média 47,8% das pessoas. Mas…
Read more
DiversasPrepare-se

ROTARY COMEMORA 116 ANOS DE PESSOAS EM AÇÃO

No próximo dia 23 de fevereiro, o Rotary Internacional, uma rede mundial de líderes profissionais…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *