Mesmo com séculos de estudos e reflexões sobre o tema, a Ciência ainda não foi capaz de responder uma das questões fundamentais da existência: “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”. A pergunta é uma brincadeira paradoxal: se o ovo veio primeiro, quem botou? Se foi a galinha, como ela nasceu?.
A linha de raciocínio desenvolvida numa pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwick, em 2010, descobriu que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários desta ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.
Animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos – do grupo fazem parte os peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos, aracnídeos e aves, como as galinhas. De acordo com Charles Darwin, uma espécie sempre evolui de outra mais primitiva. As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando “filhos” de outra espécie, ao longo de gerações..
A ave mais antiga conhecida é a Aurornis Xui: seus fósseis, encontrados na China, indicam que ela já possuía penas há aproximadamente 160 milhões de anos. Já o Archaeopteryx é conhecido como a “ave original” na linha evolutiva dos dinossauros. Assim, os “pais” da galinha colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro. Por essa teoria, o ovo teria vindo primeiro..