Saúde

Quando o coração precisa de angioplastia

Imagem: Freepik

Indicada para desobstruir as artérias do coração e normalizar o fluxo sanguíneo, a angioplastia possibilita a remoção de placas de gordura localizadas nas artérias coronárias. O procedimento é realizado por meio de um cateterismo cardíaco, com a ajuda de um dispositivo que mantém a artéria aberta e evita que ela se feche novamente. 

Num contexto em que doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a angioplastia coronária é um tratamento de cardiologia intervencionista bastante usado, considerado menos invasivo em comparação às cirurgias cardíacas tradicionais, que precisam fazer uma abertura no tórax do paciente.

De modo geral, a angioplastia é uma das cirurgias mais comuns para cuidar de problemas de obstrução parcial de artérias do coração. Os resultados têm se mostrado satisfatórios. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a partir da avaliação do cateterismo e de exame clínico, mais de 95% dos pacientes tratados por meio da angioplastia coronariana têm sucesso imediato.

A cirurgia convencional fica reservada aos casos mais complexos, incluindo os quadros de transplantes. A necessidade de receber um novo coração ocorre quando o paciente apresenta quadros de doenças irreversíveis ou falha cardíaca avançada.

Diferenças entre angioplastia e cateterismo 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), embora tenham atuações semelhantes, angioplastia e cateterismo não são o mesmo procedimento. As funcionalidades são parecidas, mas os objetivos são distintos. 

O cateterismo é feito como apoio ao diagnóstico de possíveis anormalidades na circulação arterial, enquanto a angioplastia é o tratamento feito para desobstruir as artérias e liberar a passagem do fluxo de sangue após o diagnóstico do problema.

A angioplastia é indicada diante de sinais de obstrução das artérias, especialmente, em pessoas que já sofreram de infarto ou que apresentam sinais de isquemia cardíaca. Para a realização do procedimento, além dos cateteres, são usados balões e stents

Os primeiros são tubos finos que, quando introduzidos no organismo por meio das veias, chegam até a artéria obstruída. Os balões são insuflados no momento em que estão no local do bloqueio para abrir o vaso e liberar o fluxo sanguíneo. Já os stents são miniestruturas metálicas colocadas no lugar da artéria bloqueada com a finalidade de aumentar a luz do vaso e mantê-lo aberto.

A angioplastia é realizada de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), mediante indicação médica, e em hospitais privados. O procedimento também pode ser feito para desobstruir artérias em outros locais do corpo, como rins, cérebro, pescoço ou pulmões.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

Related posts
Saúde

Como fazer depilação íntima masculina em casa com segurança?

A depilação íntima masculina é uma prática cada vez mais comum, e muitos homens optam por…
Read more
Saúde

Quais são os melhores produtos de maquiagem para pele sensível

Selecionar maquiagem quando se tem pele sensível é mais do que uma questão de cor e cobertura; é…
Read more
BelmonteSaúde

Belmonte adere a Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente

ASCOM/BELMONTE A Secretaria de Saúde, Renata Diniz informa a adesão do município de…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: