Quer saber qual o problema do marketing esportivo? A seguir, deixamos explicado o tipo de problema que pode acontecer com esse tipo de marketing em nosso país.
Atualmente, o marco esportivo é um dos negócios mais lucrativos e bilionários em que você pode pensar.
E todo esse lucro pode vir de diferentes tipos de atividades, por exemplo, venda de ingressos e concessões, como produtos esportivos, em geral, transmissões televisivas, publicidades, divulgação, e até mesmo patrocínios.
Podemos dizer em outras palavras que o marketing esportivo nada mais é do que o marketing tradicional, porém aplicado ao esporte. Ou seja, no marketing tradicional o principal objetivo é despertar o interesse em seu público alvo por um serviço ou produto.
E no marketing esportivo, o produto ou serviço será definido como um evento esportivo. Portanto, o esporte é utilizado como principal ferramenta para despertar os desejos dos clientes por um produto esportivo.
Você certamente já viu algum atleta fazendo propaganda de algum tipo de produto que não seja esportivo, por exemplo, serviços financeiros, carros, etc. Isso É Tecnicamente chamado de marketing esportivo
Qual o problema do marketing esportivo?
Atualmente o mundo esportivo é um dos comércios mais lucrativos até mesmo para casas de apostas no Brasil, um exemplo pode ser a bet pix, que recorre ao marketing para trazer os melhores serviços para seus clientes.
Então, você pode estar se perguntando, mas qual o problema do marketing esportivo?
Por mais que o Brasil tenha os melhores profissionais relacionados ao nicho de marketing esportivo, o principal problema do nosso país é que as estruturas organizacionais esportivas não valorizam ou em outras palavras absorvem esse tipo de profissional.
Portanto, isso acaba fazendo com que esses profissionais optem por trabalhar no exterior.
No Brasil ainda não existe nenhum tipo de curso específico, seja ao nível de graduação ou até mesmo de gestão do esporte. E isso pode ser uma das principais razões que muitos profissionais que atualmente estão no mercado, fazem cursos, por exemplo, de administração, educação física, comunicação social ou esporte.
Após formados, o próximo passo dos estudantes que querem ingressar no marketing esportivo no Brasil, é buscar por pós-graduações ou gestão de esportes, e muitas vezes a maioria ainda buscará esse tipo de curso no exterior.
Então, fica bem claro que o Brasil ainda carece muito de alguns cursos voltados para o setor de marketing esportivo. Mesmo assim, ainda temos muitos profissionais que atuam nesse setor.
o que é exatamente o marketing esportivo?
O marketing esportivo é um campo de carreira variado que consiste em muitas atividades diferentes, todas com um objetivo: chamar a atenção do público para um time esportivo ou evento específico promovido por esse time.
Isso é feito de várias maneiras, desde a criação de campanhas publicitárias (impressas, áudio e vídeo) até o desenvolvimento de eventos especiais e o interesse do público por eles.
Os profissionais de marketing esportivo precisam ser criativos, conhecer seu mercado-alvo e entender como atingir essas pessoas. Além disso, eles precisam fazer as coisas em prazos rígidos, ficar no orçamento e conseguir calcular o ROI (retorno do investimento) para uma campanha específica, para saber se foi bem-sucedida ou não.
Principais características que um profissional de marketing esportivo precisa ter
Após descobrir o problema do marketing esportivo, veja a seguir algumas curiosidades indispensáveis.
Escrita e comunicação
Uma comunicação clara e chamativa é essencial para qualquer função de marketing, seja você encarregado de elaborar promoções por e-mail ou relatar métricas de desempenho para outras partes interessadas.
Ao expandir sua proficiência em redação e comunicação, você pode envolver consistentemente fãs e espectadores com mensagens poderosas e emocionantes.
Para liderar uma equipe como gerente de marketing, você também deve conseguir articular uma visão convincente para o futuro, dar feedback aos funcionários e atualizar os tomadores de decisão sobre os resultados das campanhas.
Mentalidade analítica
Uma mentalidade analítica tornou-se crucial para os profissionais de marketing em todos os setores.
As organizações esportivas são particularmente agressivas na coleta de perspectivas detalhadas sobre as preferências do consumidor, rastreando tudo, desde o alcance de campanhas publicitárias até os caminhos específicos que os indivíduos seguem para comprar ingressos ou mercadorias oficialmente licenciadas.
O desafio para os profissionais de marketing esportivo é capturar o valor total dos dados coletados.
Gerenciamento de tempo e tarefas
Os profissionais de marketing esportivo geralmente precisam acompanhar muitas partes móveis diferentes.
Eles podem ser responsáveis por gerenciar as comunicações de franquias e atletas individuais, além de supervisionar campanhas publicitárias em vários canais.
Para ter sucesso neste campo, você deve cumprir o cronograma e fazer sua parte para manter organizada uma equipe de profissionais de marketing e relações-públicas.
Escopo e perspectiva
Um grande time não ganha apenas um único jogo espetacularmente, os atletas devem ter um desempenho consistente no mais alto nível de competição. Da mesma forma, os profissionais de marketing esportivo devem ser hábeis em planejar estratégias de curto e longo prazo.
Para alcançar seus objetivos para o futuro de uma marca, primeiro você precisa superar as restrições imediatas de tempo e recursos.
Agora que já sabe o problema do marketing esportivo, deixe um comentário em nosso post.