Marketing Digital

Quais as melhores cores para pintar a casa?

Cada espaço de uma casa combina mais com determinada cor, assim, o quarto do bebê ou das crianças pode ser mais colorido, enquanto a sala de jantar pede um pouco mais de sobriedade e elegância.

A boa notícia é que podemos encontrar diferentes cores, tons e texturas para cada ambiente, para que ele esteja adequado ao seu uso e aos objetivos de sua construção.

É possível acompanhar as tendências do momento ou personalizar os cômodos, de acordo com as características e personalidades dos moradores.

Independentemente de qual seja o objetivo, saber escolher a cor da tinta é fundamental para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dentro do imóvel, principalmente se ele for a sua casa.

É claro que é importante escolher os tons certos para o escritório ou para a empresa toda, mas o lar é um local muito particular e merece muita atenção em relação às cores que o compõem.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como você pode selecionar as cores para cada ambiente, quais são as melhores opções para pintar a casa e dar algumas dicas para fazer isso. Confira!

Escolhendo as cores para cada cômodo

Para escolher as cores de cada ambiente, é necessário observar sua funcionalidade e a razão de existir. É necessário pensar cuidadosamente nos tons de todos os cômodos, como:

  • Sala de jantar;
  • Cozinha;
  • Sala de estar e de TV;
  • Banheiro;
  • Quartos;
  • Escritório.

Na sala de jantar prefira tons terrosos, pois eles transmitem sensação de calor e são mais versáteis. Cores estimulantes, como vermelho e laranja, podem aumentar o apetite durante as refeições, assim como o azul pode diminuí-lo.

Na hora de fazer manutenção de fachadas prediais, você pode escolher tons mais claros, mas quando se trata da cozinha, os tons terrosos também são os melhores, assim como algumas variedades, como amarelo e pêssego.

O amarelo traz sensação de felicidade, fazendo com que a cozinha se torne um ambiente mais acolhedor e alegre, além dessa cor harmonizar perfeitamente com as mais neutras.

Na sala, tanto de TV quanto de estar, procure observar o tamanho do espaço para escolher as cores. O azul costuma agradar muitas pessoas, pois é um tom calmo e que traz mais conforto e relaxamento.

Para escolher as cores do banheiro, verifique o efeito geral que quer provocar no cômodo, pois se a intenção é transmitir sensação de limpeza, prefira tons claros como o branco ou tons pastéis.

Se quiser criar um espaço elegante, cinza e azul-marinho são excelentes opções, mas o espaço não deve ser composto apenas por tonalidades escuras, pois ele pode ficar menor do que já é.

Enquanto a cozinha precisa de cores alegres, como um adesivo freezer amarelo, os quartos demandam tons que promovem o descanso e o rejuvenescimento. O ideal são tonalidades relaxantes, como o verde, o azul e tons de terra mais claros.

O espaço não é adequado para cores brilhantes e chamativas, como o vermelho, rosa choque, amarelo intenso e outros.

Para criar uma atmosfera romântica no quarto de casal, um papel de parede é uma ótima opção, sempre com estampas e texturas fáceis de remover, caso queira mudar. A mesma situação se aplica ao quarto das crianças.

Por fim, no escritório, lembre-se de que se trata de um ambiente que deve estimular a produtividade e a criatividade. Nesse sentido, prefira cores neutras e alguns destaques mais vivos para quebrar a monotonia.

Melhores cores para pintar a casa

Agora que você já sabe como escolher a pintura de acordo com o cômodo, vamos falar um pouco sobre as melhores cores para pintar a casa.

Não importa se você quer realizar a pintura do espaço todo ou apenas uma parede, pois essa mudança é sempre uma forma de renovar o visual do imóvel.

Entretanto, quando se fala de pintura em fachada ou de pintura interna as opções são muitas, e isso acaba dificultando um pouco a escolha.

Muitas pessoas acabam seguindo as tendências do momento para acabar com a indecisão, mas nem sempre elas agradam os seus gostos pessoais. Aliás, existem algumas opções que agradam a maioria. São elas:

1 – Rosa claro

Há pouco tempo, o rosa quartzo e o azul claro foram considerados as cores do ano, e não é difícil imaginar a razão. São tons que combinam com qualquer lugar, não apenas nas tintas das paredes, mas também nos móveis e outros elementos.

Você pode pintar uma parede de rosa ou metade de todas as paredes com esse tom para criar um espaço personalizado, alegre e confortável, mas lembre-se que o tom precisa ser leve. Do contrário, há chances de sobrecarregar o ambiente.

2 – Tons neutros

Às vezes, a pessoa quer colocar um pouco mais de cor em uma parede de gesso para sala, mas tem medo de escolher um tom que não case com o restante da decoração.

Para resolver esse problema, procure opções mais neutras, mas que combinem com texturas diferentes, como a madeira, linho e veludo.

Outra ideia é sobrepor tons de cinza para combinar outros acessórios em tons pastel, como no caso dos tapetes que tornam o espaço mais acolhedor.

3 – Verde escuro

Verde escuro é uma cor versátil, que valoriza a personalidade do ambiente e que combina com vários materiais e texturas, como no caso da madeira natural, veludo e vime.

Também fica ótimo contrastando com os móveis brancos e sobrepondo plantas de diferentes tons. No quarto das crianças, vai uma dica: usar uma tinta verde escuro que transforma a parede em uma lousa.

Ela não é indicada para pintura predial externa, mas dentro de casa ajuda a criar um ambiente diferente e ainda libera a criatividade dos pequenos.

4 – Azul escuro

Se o propósito é transmitir a sensação de luxo e sofisticação, não existe cor melhor do que o azul escuro, podendo ser usado em uma sala de jantar neutra com móveis de madeira.

Nesse tipo de ambiente, você pode sobrepor tons fortes, pois eles causam sensação de profundidade. Por ser uma cor escura, o ideal é que seja usado em ambientes maiores ou em apenas uma parede.

5 – Cinza escuro

O cinza escuro também é uma cor luxuosa e pode ser usada até mesmo na cozinha. Fica muito bonito, por exemplo, contrastar esse tom com um gabinete pink.

O cinza também é ótimo para os quartos, independentemente do estilo, pois cria uma atmosfera de sofisticação, além de combinar muito bem com tons de madeira mas quentes ou móveis de tonalidades neutras.

Dicas para pintar a casa

Agora que você já conhece algumas das cores mais recomendadas, precisa saber como pintar a casa, afinal, isso vai proteger aquela persiana rolô e os seus móveis. Algumas dicas são:

Separar os materiais necessários

Antes de colocar a mão na massa, separe os materiais necessários, como escada, espátula, pano úmido, fita crepe, chave de fenda, luva e lona.

Também é importante lembrar que a temperatura interfere no resultado da pintura, assim sendo, se o clima estiver muito úmido, vai demorar mais tempo para secar; mas se estiver muito quente, fica mais difícil espalhar a tinta.

Começar a pintura

Para começar a pintura, lixe bem a parede e retire todo o pó com pano úmido. Use a massa corrida para tampar buracos e outras imperfeições que podem prejudicar o aspecto da parede.

Tanto na hora de pintar um hospital veterinário quanto uma residência, se a ideia for renovar a pintura do teto, então é melhor começar por ele.

Quanto às paredes, estas devem ser pintadas de uma só vez para que não fiquem manchas e os cantos devem ser finalizados com o pincel.

Depois disso, basta esperar o tempo determinado pelo fabricante para que a tinta seque. Ademais, o resultado fica muito melhor depois de duas ou três demãos.

Limpar o local

Por fim, mas não menos importante, limpe todo o local para que a pintura se destaque e o ambiente fique bem organizado.

Isso também vale para os espaços externos, mesmo que depois eles recebam manutenção jardim vertical.

O pano úmido ajuda a retirar a sujeira do chão, o detergente consegue eliminar sujeiras mais difíceis e a espátula pode ser usada para retirar tintas que respingaram no chão.

Considerações finais

Renovar a pintura da casa é trazer um aspecto diferente, moderno e renovado para o espaço, e as cores transmitem muito do que somos, desencadeando emoções nos espaços.

É assim que o lar fica mais bonito e confortável, além de valorizar as características de quem vive nele.

Com as nossas dicas, vai ficar mais fácil escolher a cor ideal para o espaço ou os cômodos que pretende pintar, além de facilitar esse serviço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
DiversasMarketing Digital

Ferramentas para utilizar na gestão de vendas

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Dicas para abrir um escritório de advocacia com sucesso

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Habeas Corpus: entenda como funciona

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: