Como projetar um jardim? Quais são as plantas e móveis do exterior para escolher? Aqui estão os segredos para criar um belo jardim e transformá-lo em um oásis de relaxamento.
Como organizar as formas, linhas e cores de seus espaços verdes
Você sabe o que o escritor argentino Hector Bianciotti disse sobre o design de jardins? “Os jardins são uma das formas dos sonhos”. E pronto: os espaços ao ar livre são locais de relaxamento, oásis de paz, onde pode encontrar a sua própria tranquilidade longe do caos do dia a dia.
Muitas vezes, no entanto, os entusiastas do jardim tendem a subestimar a importância de um projeto preliminar, limitando-se a pensar que os espaços verdes são apenas um lugar para combinar aleatoriamente diferentes plantas de casas com 3 quartos.
Na realidade, para entender como criar um jardim, o primeiro passo é criar um projeto que leve em conta uma série de fatores fundamentais. Existem 6 “regras de ouro”, 6 dicas que vale a pena ter em mente quando for projetar um jardim.
1. Crie um jardim que respeite a fisionomia da paisagem
Vejamos um exemplo prático: quão chocante seria projetar um jardim com plantas não locais? As plantas do jardim devem estar sempre ligadas ao ambiente em que serão colocadas,, à homogeneidade das suas formas, à naturalidade da paisagem.
2. Organize com base em necessidades “funcionais”
A primeira pergunta que devemos fazer é “O que isso fará por mim?”, “Como quero usá-lo?”. Um jardim não nasce pelo simples acaso: a naturalidade e a disposição dos elementos são mostradas por necessidades específicas, talvez inicialmente não consiga se expressar, mas que um bom projeto pode ajudar a trazer à luz.
Durante a fase de projeto, tenha sempre em mente as aberturas de portas e janelas, tanto para preparar os caminhos funcionais quanto para aproveitar ao máximo o jardim quando estiver em casa.
3. Desenhe o jardim de acordo com os espaços
Cada canto dos seus espaços verdes tem as suas próprias características: o objetivo é desenhar o jardim procurando realçar os seus pontos fortes e esconder os seus defeitos.
- Isso significa ter em mente três conceitos importantes: proporção, unidade e linhas geométricas.
- A proporção refere-se sobretudo ao tamanho do ar verde: tudo o que vamos inserir deve ser proporcional. Nunca insira plantas muito pequenas ou muito grandes;
- Unidade significa evitar criar contrastes nítidos entre os tipos de plantas utilizadas;
- As linhas geométricas são geralmente dadas por bordas e caminhos que têm a função de conduzir o olhar de uma parte do espaço para a outra. Os elementos naturais também contribuem para esta função: árvores que se desenvolvem horizontalmente dão uma sensação de tranquilidade; os verticais, em vez disso, dão uma sensação de ordem e dinamismo.
4. Embeleze um jardim com as plantas certas
A escolha das plantas de casas e flores do jardim varia muito de acordo com o gosto. Em nível técnico, o que deve ser considerado é a exposição à luz solar: devem ser preferidas as plantas que se adaptam bem ao clima e às condições da região.
5. Como organizar o jardim com móveis de exterior
No mobiliário de jardim alguns elementos importantes devem ser levados em consideração. Antes de mais nada, você precisa escolher móveis de qualidade, que sejam capazes de:
- Resistir aos agentes atmosféricos
- Combinar conforto e estética
- Exigir muito pouca manutenção
Outro elemento a considerar são as cores: se você usar cores vivas no jardim, é melhor escolher um móvel em tons neutros. Desta forma, evitará que os móveis do exterior o cansem em pouco tempo.
6. O sistema de irrigação no projeto do jardim
É um aspecto muitas vezes subestimado, mas muito importante principalmente no caso de jardins de médio e grande porte. Existem diferentes tipos de sistemas. Rotativos, oscilante, a escolha deve ser avaliada sobretudo em função da estrutura e organização do jardim.