O que é o programa Procel do governo?

programa Procel do governo
programa Procel do governo

Ao comprar um ar-condicionado e aquecedor ou qualquer outro eletrodoméstico, você já deve ter reparado naquele selo indicando o gasto de energia do aparelho, indo de A a E. Aquele é o selo Procel, criado para facilitar o entendimento dos consumidores e contribuir para a economia de energia doméstica.

Mas o selo, na verdade, é apenas umas das ferramentas criadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) para informar aos consumidores a eficiência energética dos produtos, mas não é só isso que o Programa faz.

De maneira geral, o Programa visa aumentar a eficiência energética do país a partir de diferentes ações, como mais informações, auxílio para desenvolvimento de sistemas mais eficientes, acompanhamento do uso de energia, entre outros pontos.

Conheça mais sobre o Programa:

O que é o Procel

O Procel, Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, é um programa governamental e faz parte do Ministério de Minas e Energia. Existe desde 1985 e seu principal objetivo é promover, com diferentes medidas, ferramentas e projetos, fomentar o uso eficiente da energia elétrica e combater os desperdícios.

De lá para cá, a realidade energética do país mudou, assim como o consumo de energia elétrica, que vem batendo recorde de uso ano após ano. Ou seja, cada vez mais a energia elétrica é utilizada e o acompanhamento disso é feito pelo Procel, assim como as medidas para conscientizar e informar a população quanto à economia de energia, sustentabilidade e eficiência energética.

Além disso, o Procel também está à frente de medidas que buscam promover ações mais sustentáveis de uso da eletricidade, tanto em ambientes domésticos quanto industriais. O programa também contribui com o desenvolvimento de produção para eletrodomésticos mais eficientes energeticamente.

Para fazer tudo isso, o Programa também conta com verbas específicas, que são utilizadas para projetos de conscientização, investimento em desenvolvimento de produtos mais eficientes e também nesse controle e acompanhamento do uso doméstico, assim como medidas pensadas para a sustentabilidade.

Áreas de atuação do Procel

Como foi visto, são muitas as funções e objetivos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Assim, existem algumas frentes principais de atuação, em que diferentes pontos são tratados. Veja quais são esses pontos, de acordo com dados do site oficial do Procel:

Equipamentos

Identificação, pelo Selo Procel, de eficiência energética dos aparelhos eletrodomésticos. A própria procura do consumidor por produtos mais econômicos acaba incentivando a indústria no aprimoramento dos seus produtos.

Edificações

O setor de construção civil também precisa de atenção na parte de energia elétrica. Nesse caso, a Procel busca promover uma melhor eficiência nas obras, indicando melhores procedimentos e informações especializadas a serem utilizadas na edificação e no processo de construção em si.

Iluminação pública

Pelo projeto Reluz, o Procel auxilia as prefeituras no mapeamento, planejamento e implantação de projetos para melhoria na iluminação pública. Assim, conseguem construir a melhor opção para ter mais eficiência e segurança na iluminação.

Poder público

O Procel produz ferramentas para contribuir para a implementação de mudanças energéticas no setor público, visando economia, eficiência, segurança e sustentabilidade. Também contribui com projetos para saneamento básico.

Indústria e comércio

Realiza a aplicação de treinamentos e ferramentas para maior economia de energia na indústria e no comércio, pensando na otimização dos sistemas. Além disso, também auxilia no planejamento e na implementação de projetos.

Conhecimento da causa

É a parte voltada para a conscientização e disseminação de informação qualificada sobre eficiência energética. Esses projetos são aplicados tanto na rede educacional quanto em empresas, indústrias e comércios. Também há a elaboração de materiais educativos para serem distribuídos.