Fiéis se uniram em Barrolândia no dia 10/08 para participarem da tradicional procissão e missa que encerra os festejos de Nossa Senhora da Cabeça, padroeira do distrito.
Esse ano a procissão foi antecipada para o sábado dia 10 de agosto.
A procissão percorreu diversas ruas do distrito e a imagem da padroeira recebeu diversas manifestações de carinho e fé por onde passava. O cortejo foi acompanhado pela Filarmônica 15 de setembro que entoava cânticos religiosos.
A missa do oitavo dia da novena teve como noiteiros a Prefeitura Municipal de Belmonte, a Câmara de Vereadores além das comunidades A celebração foi realizada pelo reverendíssimo Bispo diocesano Dom José Edson, onde em sua homilia abordou temas relacionados à paternidade e à família, proporcionando reflexões profunda a todos os presentes.
Ao final da celebração o padre Fabricio agradeceu à todos que participaram durante as festividades da padroeira.
A comemoração ainda contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores Luluca da Ambulância, do vice-prefeito Flavielle de Sá, do Secretário de Turismo Junior Paladino representando o Prefeito Bebeto Gama, pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito como Iêdo Elias, Alice Britto, Flavielle de Sá e o ex-secretário de Agricultura e Meio Ambiento Raymundo Muller, pré-candidatos a vereadores, empresários e comunidade católica.
Para o ex-prefeito Iêdo Elias que estava acompanhado da também ex-prefeita Alice Britto, a festa de Nossa Senhora da Cabeça é um evento religioso que demonstra a força da fé de nosso povo. “Este é um momento especial para a comunidade barrolandense, pois a festa da Padroeira celebra a presença amorosa e as bênçãos de Nossa Senhora da Cabeça sobre a vida de cada um de nós. É sempre uma honra estar aqui todos os anos para agradecer pelo dom da vida, pela família e continuar rogando a Deus e a Nossa Senhora por paz, bem-estar e muita harmonia para a nossa cidade. Hoje é dia de celebrar Nossa Senhora da Cabeça”, declarou Iêdo Elias.
Ao final da missa o bispo mencionou o aniversariante do dia e convidou a todos para cantar os parabéns para o ex-prefeito Iêdo Elias que recebeu diversos cumprimento de felicitações pela passagem do seu aniversário
Após o evento, aconteceu no pátio da igreja a tradicional quermesse, apresentação da Filarmônica 15 de Setembro, além de show com o Grupo ED+.
Nossa Senhora da Cabeça, uma devoção mariana, de origem espanhola, teve início na Andaluzia, mais precisamente na Serra Morena, onde se encontra o Pico da Cabeça. Em Barrolândia, a Igreja foi construída em 1984 na Praça Principal. Foi pintada nas cores branca e azul e, ao longo dos anos, se transformou em cartão postal do distrito. Há trinta anos com a saga da madeira em Barrolândia, vieram muitos desbravadores e entre eles estavam os austríacos muito devotos da Santa. Então, junto com o Sr. Amelio Tedesco e família, a comunidade local fundou a igreja e colocaram como Padroeira Nossa Senhora da Cabeça. Esse fato aconteceu no dia 29 de julho de 1984, e o dia 12 de agosto foi escolhido como o dia da Padroeira de Barrolândia. Nesse período são realizados, batizados, novenas e a procissão em homenagem à Santa.