A procissão de Corpus Christi aconteceu em Barrolândia nesta quinta-feira, 8 de junho. A santa missa aconteceu às 15h, na quadra da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Cabeça, com procissão e a Benção do Santíssimo.
A missa contou com a comunidade católica, além da presença do vice-prefeito Flavielle de Sá.
A solenidade de Corpus Christi – expressão em latim que significa Corpo de Cristo – acontece todo ano, sessenta dias após a Páscoa, celebrando a importância da Eucaristia para os católicos. Como em outras cidades, Belmonte possui a tradição de enfeitar as ruas para a passagem do Corpo de Cristo, criando verdadeiras obras de arte nos “tapetes” feitos de serragem, pó de café, palha de arroz e muitos outros materiais.
Trabalho começou cedo
A montagem dos “tapetes” teve início às 6h, prosseguindo até o início da tarde. A comunidade se uniu junto com as crianças para organizar e executar os desenhos – normalmente alusivos à Eucaristia – utilizando os materiais disponíveis. Nessa hora, vale a criatividade, a delicadeza e a paciência para criar os maravilhosos “tapetes” por onde passará a procissão.
Para o padre Fabrício Robert Pantaleão, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça em Barrolândia, “celebrar Corpus Christi, a festa do Corpo de Deus, é uma oportunidade de celebrar a unidade da Igreja, particularmente aqui em Barrolândia. Mais que uma obrigação de todo católico, é uma manifestação de amor a Jesus Eucarístico, ao Pão Vivo descido do céu.”
Segundo o sacerdote, “na festa de Corpus Christi, temos uma oportunidade única de preparar as ruas, de enfeitar o caminho por onde Jesus Eucarístico vai passar. Isso nos enche de muita alegria!”
GALERIA DE FOTOS