
A Prefeitura de Belmonte, através da Secretaria de Saúde realizou neste sábado (18) o Dia D da Multivacinação, com postos de saúde abertos, ações em todas unidades e postos avançados no município para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação integra a campanha nacional coordenada pelo Ministério da Saúde e busca ampliar a cobertura vacinal no país, ainda abaixo do ideal desde 2015

A campanha ofereceu todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo doses contra poliomielite, sarampo, meningite, HPV, febre amarela e Covid-19. O foco é recuperar esquemas atrasados e alcançar quem ainda não completou a imunização. A mobilização segue até 31 de outubro e a estratégia inclui mutirões, ações em escolas e ampliação dos horários de salas de vacina.

Em 2025, o país voltou a registrar crescimento nas coberturas vacinais de imunizantes como Penta, tríplice viral e contra poliomielite, com índices próximos de 90%, mas ainda abaixo da meta de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Pais e responsáveis devem levar o cartão de vacinação a qualquer posto de saúde.

Em 2024, a Bahia fechou o ano com elevação na cobertura de praticamente todas as vacinas. A Tríplice Viral alcançou cobertura de 97,56%, já ultrapassando a meta de 95%. Outras ficaram próximas da meta, como Poliomielite, Pneumocócica, Pentavalente, Rotavírus Humano e Hepatite A. As vacinas contra a Hepatite B, BCG e Febre Amarela ficaram próximas a 80%.
O secretário municipal de Saúde, Tárcio Lapa, destacou a importância do Dia D para ampliar a cobertura vacinal e proteger as crianças e adolescentes. “Vacinar é um ato de amor e responsabilidade e manter em dia as vacinas dos seus filhos. Assim, protegemos não apenas cada criança, mas toda a nossa comunidade”, afirmou.

A mobilização integra a estratégia nacional do Ministério da Saúde para aumentar as coberturas vacinais e prevenir doenças que podem ser evitadas com imunização.
“A vacinação é um desafio constante e necessita da união”, disse o Prefeito Iêdo Elias, “Precisamos expandir ainda mais a imunização no município e blindar nosso território, protegendo a população contra as doenças”.