NacionaisPolitica

PREFEITOS SE REVOLTAM APÓS REONERAÇÃO SE MANTER EM CIDADES MENORES

A medida provisória publicada nesta quarta-feira (28) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que revogou a reoneração da folha de pagamentos dos 17 setores da economia atualmente favorecidos pelo benefício, manteve a decisão do governo de cortar o desconto que havia sido dado a prefeituras de pequenos municípios. O caso revoltou prefeitos, que já falam em protesto.

O descontentamento com o fim da desoneração para as prefeituras de cidades menores foi exposto em nota divulgada pela Confederação Brasileira de Municípios (CNM). Diante da decisão do governo Lula, os gestores municipais planejam se reunir em Brasília no próximo dia 6 de março para protestar contra a medida.

Em 2023, o Congresso incluiu, no projeto que prorrogaria a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até 2027, um trecho para baixar de 20% para 8% a alíquota de INSS cobrada de municípios com até 142 mil habitantes. De acordo com a CNM, o desconto anual no pagamento dos municípios ao INSS seria de R$ 11 bilhões.

A mudança em questão foi feita no Senado, sob relatoria do senador Angelo Coronel (PSD-BA). Quando da edição da MP em dezembro, o governo acabou com essa redução voltada para as prefeituras. A decisão foi mantida na medida provisória editada nesta quarta, que só revogou a reoneração da folha de pagamentos dos 17 setores privados beneficiados.

Com o fim da desoneração para as prefeituras, os municípios ficam com a alíquota cheia de 20%, em vez dos 8% aprovados pelo Congresso em 2023. Tanto a reoneração dos setores da iniciativa privada quanto das prefeituras estão no esforço do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aumentar a arrecadação federal.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
Politica

PRÉ-CANDIDATO IÊDO ELIAS CONSOLIDA GRANDE ALIANÇA PARTIDÁRIA PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

O encerramento do prazo para filiações partidárias no último sábado revelou um cenário…
Read more
Politica

Ainda é pré-campanha, mas o Fake News toma conta do cenário politico em Belmonte.

Pela segunda vez na semana, o nome do pré-candidato Iêdo Elias se torna o centro das notícias nas…
Read more
Politica

Presidente da Câmara Luluca da Ambulância fala de suas lutas e conquistas para o município como Vereador

Ao longo dos anos, Luluca da Ambulância tem dedicado sua vida à causa pública, buscando sempre…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

[mc4wp_form id="729"]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: