
Porto Seguro amanheceu neste sábado, 26, sob novos ares na gestão pública, com a publicação do decreto 16.747/25, que determinou a exoneração de todos os secretários municipais, adjuntos, subsecretários, procurador e subprocurador do município. A medida, que já era ventilada nos bastidores desde o início do segundo mandato de Jânio Natal, confirma a promessa de reformulação da equipe feita logo após sua reeleição. Permaneceram nos cargos apenas Josemar Siquara (Casa Civil), Renato Antunes (Saúde), Miguel Ballejo (Relações Institucionais), Tarcísio Oliveira (Administração), Adenildo Prates (diretor da Portran) e a procuradora-geral Magaly Menezes.
Segundo o prefeito, a decisão reflete uma avaliação criteriosa do desempenho das secretarias ao longo do primeiro mandato. Jânio já havia sinalizado a intenção de promover mudanças estratégicas e remanejamentos para aumentar a eficiência da gestão, fortalecer resultados e alinhar a equipe aos anseios da população.
Nesta semana, o processo de reformulação já havia começado, com a posse de Cristiane Chiachio na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e de João Cunha Pataxó na Secretaria de Assuntos Indígenas, reforçando o compromisso do governo com pautas sociais e representativas.
A percepção inicial é de que a população recebeu bem a medida, interpretando a iniciativa como um gesto de responsabilidade e compromisso com a cidade. “Tenho absoluta certeza dos progressos que conquistamos no primeiro mandato, mas reconheço que precisamos avançar mais em setores importantes da gestão. Para isso, as remanejamentos são necessárias e têm o intuito de somar”, afirmou o prefeito, que adiantou o anúncio de novas obras e serviços para os próximos dias. Entre eles, estão confirmadas as construções do Hospital da Mulher e do Hospital da Criança.