O Prefeito Bebeto Gama desde que começou as fortes chuvas tem dedicado todo seu tempo no município, visitando e cobrando de perto os problemas que estão surgidos na sede e distritos, e em contato direto com a ITAPEBI GERAÇÃO DE ENERGIA S/A, no controle da vazão e aberturas de comportas dos volumes de aguas que estão soltando.
Hoje ao lado do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, dialogaram com o governador sobre os cuidados que o município está tendo com os moradores. Falou das últimas ações de limpezas de canais e bueiros da cidade que hoje estão reagindo uma ótima vazão e dessa forma as enchentes que duravam dias para as águas baixarem, agora duram apenas algumas horas durante as chuvas.
O governador baiano relatou os obstáculos para a operação de equipes envolvidas nos resgates. “Nós enviamos barcos e botes dos bombeiros, existe uma grande dificuldade em ter acesso às localidades. Helicópteros não conseguiram operar na maior parte do tempo”, contou Rui Costa, revelando que tentou visitar a região, mas foi impedido pelas condições climáticas.
O governador tem dedicado atenção especial à região Sul do estado. Rui afirmou que estudos posteriores vão servir de suporte para a definição de ações de reconstrução do que ficou destruído pela chuva. “Assim que a água baixar, vamos fazer um levantamento detalhado de tudo que precisa ser reconstruído: estradas, pontes e casas que foram destruídas. Mas só dá para fazer esse levantamento depois que a água baixar, porque você precisa ver o estrago, de fato, e a solução técnica que vai ser dada em cada ponto onde se perdeu aquela infraestrutura”.