Diversas

Preço do aluguel em BH subiu? Saiba como negociar com o locatário

Não tem jeito, moradia costuma ser uma das grandes despesas de todos os brasileiros. O aluguel tende a encarecer com o tempo e com os ajustes, sufocando boa parte dos orçamentos. Mas você sabia que é possível negociar um desconto com o proprietário? Saiba como fazer isso com a ajuda do nosso guia de hoje!

Verifique o valor

Para que o inquilino tenha uma margem interessante de negociação, o aumento precisa estar acima do IGP-M. Afinal, esse índice é o que regula as taxas de reajuste no aluguel de casas em BH. Para auxiliar nesse processo, utilizar uma calculadora automática é o modo mais simples e o próprio site do Banco Central conta com uma.

Com quem entrar em contato

Caso o imóvel tenha sido locado com mediação de uma administradora ou uma imobiliária, com certeza o melhor caminho é entrar em contato com o agente responsável para pedir auxílio na negociação do desconto.

Isso porque o agente imobiliário pode te ajudar a mostrar o que é possível e o que não é em termos de valores antes mesmo de propor algo ao dono. Além disso, uma das funções desse profissional é mediar tais acordos.

Mostre suas vantagens

Se preparar para essa conversa pode não ser tão simples, afinal é raro encontrar alguém disposto a perder dinheiro. Sendo assim, uma das formas de persuasão é demonstrar que o desconto feito para você é um ganho a longo prazo. Afinal, um novo inquilino pode não ser tão pontual e rigoroso nos pagamentos ou nos cuidados com o imóvel.

Para auxiliar na sua narrativa, leve para a mesa seus comprovantes de pagamento no prazo para ajudar na argumentação. Com isso, a ideia é apresentar de forma clara que, mesmo pagando um pouco a menos que o desejado, ele ganha por não estar com a propriedade desocupada (e sem receber nada) ou com um inquilino desregulado.

Pesquise valores na internet

Antes de seguir com o pedido, é importante traçar bons argumentos. Além de mostrar as suas vantagens como locador, outra excelente forma de ter alguma vantagem na negociação é fazendo o dever de casa.

Mas como fazer isso? Por exemplo, você mora em um prédio e quer o abatimento do valor que paga ao locatário. Então a melhor forma é buscar como está a situação de aluguel de apartamento em BH.

A dica é procurar sempre por imóveis com metragem e em situação similar ao seu para poder usar no acordo.

Abordar o tema com transparência

Para finalizar, é importante ir para o pedido de desconto com um bom motivo para isso. Tratar o tema com transparência mostra sensatez e sinceridade. Razões reais que costumam ser aceitas na negociação incluem, mas não são limitas a, redução na renda, um gasto inesperado ou mesmo a pandemia. Explicando direitinho, é muito raro não chegar a um consenso, o que torna todas as alterações possíveis.

Formalize os acordos firmados

Um ponto crucial após um reajuste nos valores ou um desconto negociado é não deixar o acordo ser apenas verbal. Faça questão de, em conjunto com a imobiliária, formalizar o ajuste para evitar problemas futuros.

Isso vale em especial para quem tem um contrato com mais de 30 meses, tempo em que é possível emitir ordens unilaterais de despejo.

Que tal substituir o seguro fiança?

Talvez um peso a mais no boleto mensal do aluguel seja a existência do seguro fiança. Para reduzir encargos, buscar por um fiador disponível talvez seja outra opção interessante. Então entre em contato com alguém que possa te ajudar e agilize junto à sua imobiliária o corte desse custo.

Não deu certo? Então é hora de buscar outra opção

Por mais que as razões sejam apresentadas e você, como inquilino, dê todas as razões para um desconto justo, algumas vezes o locatário pode preferir manter o valor. Sendo assim, é hora de começar a olhar para os lados.

Lembra daquela pesquisa que você fez com opções similares de imóveis de aluguel em BH ao que você está locando no momento? Hora de usá-la não apenas como argumento para a negociação, mas como possibilidade de mudança.

Já sabe como entrar em contato com o locatário para pedir um desconto no aluguel? Sendo assim, compartilhe esse texto e ajude quem também precisa dessas informações.

Leia Mais

Related posts
Diversas

Pandemia se alastra mais na Europa do que no resto do mundo

Espanha teve novo recorde de contágios nas últimas 24 horas A Europa é a região do mundo onde…
Read more
Diversas

Número de famílias endividadas cai em outubro, diz CNC

A maior parte das dívidas é relacionada ao cartão de crédito O percentual de famílias…
Read more
Diversas

Coluna - Relembrando o Xbox One

Mercado vive a expectativa da chegada da nova geração de videogames A nova geração de…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Sign up for Davenport’s Daily Digest and get the best of Davenport, tailored for you.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *