Você tem dúvida de porque comprar um monitor e não uma TV? Então continue acompanhando para sanar suas dúvidas.
Ao montar um computador sempre vem aquela dúvida na hora de escolher uma tela para ele, a boa e velha TV ou um monitor tradicional. Essa é uma dúvida que passa na cabeça de todos, e que nem sempre a resposta é encontrada de maneira fácil.
Todo mundo quer economizar sempre que possível na compra de qualquer item, e com uma tela para o seu computador não seria diferente. Porém, em alguns casos economizar quer dizer renunciar a qualidade que até certo ponto pode ser benéfico.
Tanto o monitor quanto a TV possuem suas vantagens e desvantagens, portanto é preciso conhecer suas características
Por conta disso, precisamos entender as vantagens e desvantagens, tanto do monitor quanto da TV, para que essa dúvida de porque comprar um monitor e não uma TV seja esclarecida.
Diferenças entre TV e Monitor
Apesar de realizarem a mesma função, exibir imagens na tela, existem algumas diferenças tanto técnicas quanto de funcionamento entre a TV e o monitor que podem fazer bastante diferença a depender do uso do equipamento.
Para entendermos qual peça irá suprir melhor as suas necessidades devemos compreender melhor quais são essas diferenças.
TVs
A TV seria a escolha mais lógica e prática para a maioria das pessoas, por seu um item que normalmente elas possuem em casa, assim não seria necessário ter um gasto a mais, adquirindo um novo monitor.
No entanto, há vantagens e desvantagens que devemos conhecer para saber se essa realmente é a melhor opção.
Vantagens
As TVs possuem algumas vantagens em relação ao monitor bem apelativas que podem fazer com que a pessoa na hora de comprar opte por ela. Assim, a seguir enumeraremos as principais vantagens que as TVs possuem.
- As TVs possuem tamanhos de tela maiores e mais fáceis de serem encontrados.
- As TVs possuem todas as entradas necessárias para serem utilizadas.
- A TV é um item que você provavelmente possui em casa.
- As TVs possuem um preço muito mais acessível quando comparado a um monitor.
Desvantagens
Apesar de todas essas vantagens, as TVs não são só flores, e também possuem suas desvantagens. Normalmente essas desvantagens estão mais ligadas a questões técnicas que influenciam em um uso mais específico.
Portanto, conheceremos as desvantagens a seguir:
- As TVs normalmente possuem um PPI menor, exibindo assim menos píxeis por polegada, diminuindo a qualidade da imagem quando observado de perto.
- As TVs possuem uma taxa de atualização menor, que está normalmente travada em 60Hz, limitando a fluidez da imagem exibida.
- As TVs não possuem uma acuidade de cores tão boa, diminuindo a fidelidade de cores exibida na tela.
Monitor
Os monitores podem ser uma opção melhor para quem deseja trabalhar com o computador, dessa forma ele pode apresentar algumas vantagens significativas quando comparado às TVs convencionais.
Porém, é preciso conhecer quais são as vantagens e desvantagens que esse tipo de equipamento pode carregar consigo.
Vantagens
Conforme o uso que o monitor possa ter, ele pode apresentar uma série de vantagens sobre uma TV convencional. Indica-se o monitor quando sua utilização está voltada para trabalhos profissionais.
Assim podemos citar entre elas:
- Monitores tendem a possuir um PPI maior, levando a uma qualidade melhor com mais píxeis em uma área menor
- Os monitores possuem taxas de atualização de imagem maior que os 60Hz das TVs, podendo a chegar a mais de 144Hz
- Os monitores tendem a possuírem uma acuidade de cores maior, entregando mais fidelidade entre o que é exibido na tela e o olho humano.
Desvantagens
Apesar das vantagens apresentadas que os monitores possuem em relação às TVs, eles também possuem algumas desvantagens que mostraremos a seguir:
- Encontrar tamanhos maiores de monitores é bastante difícil.
- Os monitores costumam ser bem mais caros quando comparados às TVs, pois possuem maior qualidade.
- O monitor é um item que provavelmente terá de ser comprado à parte, gerando mais custos.
Qual devo escolher?
Como podemos ver, ambos os equipamentos possuem suas vantagens e desvantagens, de acordo ao uso apresentado a cada um deles.
Caso você queira um computador apenas para uso na internet, vendo vídeos e realizando trabalho de escritório, a TV atenderá suas necessidades de forma mais que satisfatória. Além do mais, uma TV possui um custo de aquisição relativamente menor que o de um monitor.
Por outro lado, se você planeja trabalhar com o seu computador realizando edições de imagens e vídeo, aplicando correção de cor ou simplesmente você que ficar jogando aquele game com qualidade, o monitor pode ser uma escolha mais interessante.
O monitor apesar de ser uma peça mais cara que uma TV, também possui mais qualidade de imagem, sua acuidade de cores consegue retratar com mais fidelidade aquilo que o olho humano enxerga na tela.
Além disso, o monitor possui uma taxa de atualização maior, tornando a imagem exibida muito mais fluida. Essa fluidez pode fazer toda a diferença durante a execução de jogos.
Assim, para um uso mais profissional comprar um monitor se torna mais vantajoso, porém se seu uso é mais descompromissado a compra de uma TV pode ser uma opção.