O Dia do Assistente Social é comemorado anualmente em 15 de Maio. Para celebrar a data, uma das profissionais da Prefeitura de Belmonte, Lais Nascimento da Cruz Pairana, Assistente Social do CRAS em Barrolândia, escreveu uma bela reflexão sobre a importância da profissão, como homenagem aos colegas.
” Neste dia 15 de maio parabenizar os assistentes sociais, é fácil, mas queremos mais que Parabenizar. Propomos refletir sobre o reconhecimento dessa profissão que sofreu profundas transformações até a construção do Projeto Ético Político que tem no seu núcleo o reconhecimento da Liberdade como valor central. O compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais, pautado na dimensão política em favor da equidade e da justiça social. Transformação esta que culminou na consolidação profissional e na normatização do Código de Ética. Essa construção, esse processo, faz com que a prática desse profissional e seus valores, contribuam, dentre tantas atribuições, para a erradicação de todos os processos de exploração, opressão e alienação da sociedade brasileira. Sem falar no compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
Historicamente marcada pela solidariedade, pelo assistencialismo, “a moça boazinha”… Hoje, embora submetida a um conjunto de determinações sociais inerentes ao trabalho na sociedade capitalista, precisamos reconhecer a legitimidade, a visibilidade, a identidade desse profissional, feita de luta pela luta” .