A Toxina Botulínica, também conhecida como Botox, é uma substância multifuncional que pode ser aplicada no tratamento de diversas doenças, algumas como microcefalia, paraplegia e espasmos musculares, isso porque ela é capaz de impedir a contração muscular, atuando como uma paralisia temporária do músculo e ajudando a reduzir diversos sintomas relacionados com essas situações.
Além disso, ela atua como um inibidor de estímulos neuronais relacionados a movimentos e contrações musculares. Com isto o Botox é utilizado em procedimentos estéticos, principalmente para diminuir a rugas e marcas de expressão.
Após a aplicação de Botox, por exemplo, a área onde foi aplicada fica “paralisada” por aproximadamente 6 meses, mas é possível ese efeito diminuir um pouco antes ou depois, dependendo do local, a precisão da aplicação e dos cuidados do próprio paciente.
Como é feita a Toxina Botulinica?
Esta Toxina, que é muito mais amplamente conhecida pelo nome do produto que a deixou famosa: “Botox”, é produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Por isso, o seu uso deve ser realizado apenas sob indicação médica, porque assim é possível que seja feita ao menos uma avaliação completa de saúde e possam ser avaliados os riscos relacionados com o uso dessa toxina.
Quando a mesma é ingerida oralmente em grandes quantidades ocasiona uma paralisia generalizada, chamada de Botulismo, pois causa um bloqueio dos sinais nervosos do cérebro para o músculo.
Porém, quando é aplicada em pequenas quantidades, a Toxina tem um efeito reduzido a pequenas “paralisias” locais. Sendo amplamente utilizada como tratamento estético por conta disto.
Para que serve?
Existem diversas funções para a Toxina Botulínica, pois o Botox pode ser aplicado em diferentes situações. No entanto é importante que seja feito sob orientação médica, pois isto pode acarretar graves consequências caso seja aplicado em grandes quantidades e de forma irregular, podendo causar até uma paralisia muscular permanente.
Cientes disso, veja algumas situações que o uso da toxina botulínica em pequenas quantidades pode ser recomendado pelo médico apropriado:
- No Controle do blefaroespasmo,
Blefaroespasmos são, resumidamente, movimentos involuntários nos olhos que podem não ser causados por doenças subjacentes. Algumas das causas mais comuns são os espasmos musculares, fadiga, a falta de sono ou uso de telas brilhantes por tempo demasiado.
- Redução da sudorese, em caso de hiperidrose ou bromidrose;
Bromidrose é o mau cheiro que causa o suor infectado por micro-organismos, quando transpira mais nas axilas e nos pés.
Hiperidrose é a transpiração anormalmente excessiva que envolve extremidades, axilas e rosto, isto geralmente está relacionada à própria temperatura corporal ou à prática de exercícios.
- Correção do estrabismo ocular;
Estrabismo Ocular é um distúrbio onde os seus olhos não olham exatamente na mesma direção enquanto você tenta focar sua visão em um único ponto. Cada olho vira para um lado.
- Controlar o Bruxismo;
Bruxismo é o ato de apertar ou serrar os dentes com força involuntariamente, isto atinge adultos e crianças, e, apesar de ser mais comummente ocorrer durante a noite, pode ocorrer de dia também.
- Espasmos faciais
Espasmos Faciais acontecem quando se tem contrações musculares involuntárias dos músculos da face.
- Redução da salivação excessiva;
Conhecida clinicamente como Sialorreia ou hipersalivação, isto é uma condição médica em que acontece uma salivação excessiva. As causas deste aumento da produção de saliva podem ser diversas, entre as mais comuns está a fraqueza ou a falta de coordenação da musculatura da face, da garganta, da boca ou da língua.
- Controle da espasticidade em doenças neurológicas como microcefalia.
A Microcefalia é uma condição onde o bebê tem uma cabeça muito menor do que o esperado, isto geralmente está ligado a uma má formação do cérebro da criança.
- Diminuição da dor neuropática;
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que acontece quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados de alguma forma.
- Relaxar uma contração muscular excessiva devido ao AVC;
AVC ou Derrame Cerebral é quando o cérebro sofre danos devido a uma interrupção do fornecimento devido de sangue.
- Diminuição dos tremores em caso de Parkinson;
O Mal de Parkinson é um distúrbio neural do sistema nervoso central que afeta diretamente o movimento, muitas vezes causando tremores e espasmos involuntários.
- Combater a gagueira;
A Gagueira é um distúrbio da fala que envolve problemas frequentes relacionados com a falta de fluência e/ou o fluxo normal da fala.
- Alterações na região da articulação temporomandibular;
A Articulação Temporomandibular representa o contato entre a mandíbula e o osso temporal da base do crânio. Esta é uma articulação sinovial, ela garante diversos movimentos como os da mastigação.
- Combater a dor lombar crônica e em caso de dor miofascial;
A síndrome de dor miofascial é um distúrbio onde a pressão sobre pontos sensíveis dos músculos causa dor em partes do corpo aparentemente não relacionadas.
- Incontinência urinária causada pela bexiga nervosa.
A Bexiga Nervosa é um problema no funcionamento da bexiga onde se aumenta a vontade súbita de urinar constantemente.
Além de ajudar no tratamento de todas as doenças e síndromes indicadas acima, a aplicação do Botox é mais popularmente conhecida na área da estética, sendo capaz de promover sorrisos mais harmoniosos, diminuir a aparição da gengiva, tratar rugas e até linhas de expressões.
É muito importante voltar a enfatizar que o uso de Botox deve ser feito somente sob orientação de um dermatologista ou outro profissional capacitado para a aplicação desta toxinaz assim sendo capaz de obter um resultado mais satisfatório.