O novo chefe do Executivo Iêdo Elias tomará posse em 1º de janeiro de 2025 e enfrentará quatro anos de intensos desafios à frente da gestão do município.
Diante de uma crise na saúde que sobrecarrega o sistema municipal e problemas graves na educação, Iêdo terá que lidar com questões que afetam desde os jovens até a população idosa, englobando belmontenses de todas as cores, classes e gêneros. O caixa da prefeitura é limitado, mas os desafios são muitos.
Saúde municipal
O novo prefeito terá o difícil desafio de enfrentar essas questões e encontrar soluções eficazes para um setor essencial e cada vez mais pressionado.
Educação
A educação será outro grande desafio para Iêdo. Atualmente, os servidores públicos da educação estão insatisfeitos com seus salários e com a gestão dos regimes estabelecidos pela prefeitura, que têm causado prejuízos a esses profissionais que realizaram diversos protestos nos últimos anos.
Infraestrutura
Um planejamento rigoroso de um cronograma preestabelecido pode ser a chave para um menor impacto negativo das obras inacabada, por isso elas devem seguir um planejamento com prioridades que a cidade necessita.
Modernização na gestão
É fundamental trazer a administração pública de Belmonte para o século XXI, com a disponibilização de todos os serviços públicos, nas mais diversas áreas, por meio de aplicativo com acesso via celular, nas palmas das mãos dos belmontenses.
Falta de oportunidades
Belmonte perde cada vez mais moradores para grandes cidades. Jovens recém-formados e adultos migram em busca de melhores oportunidades e acabam estabelecendo suas famílias em outros centros urbanos, deixando a cidade com menos perspectivas de crescimento.
Infelizmente, não é de hoje que, para o jovem belmontense desesperançoso, o cartão postal mais bonito da cidade é a Rodoviária, com uma passagem só de ida, que apesar de amar a nossa terra, deixam nossa cidade em busca de boas oportunidades, nunca mais voltando.
Equipe de transição
Os membros da equipe de transição de governo para a próxima gestão deverão ser anunciado até dia 18 de novembro. A decisão de Iêdo de iniciar a transição reflete sua intenção de assegurar uma gestão municipal bem planejada desde o primeiro dia. A estruturação da equipe e o acesso aos dados da atual administração serão cruciais para que ele implemente suas propostas de governo e enfrente os desafios da nova gestão em Belmonte.
Secretariado
A escolha de um secretariado competente e comprometido será fundamental para que sua gestão comece de maneira sólida, especialmente após o cenário de insatisfação deixado pela administração atual.
Esses setores críticos exigem uma atenção especial, pois são a base para atender as demandas que, por muito tempo, foram deixadas de lado.