É bem provável que você já tenha ouvido falar que a panela de ferro é um dos utensílios mais desejados de quem ama cozinhar. E, ao falar de cozinha, devemos elevar a conversa para um outro patamar que nem sempre se fala.
Muitas pessoas prezam apenas pela qualidade do alimento e na capacidade do cozinheiro de fazer uma boa comida. É claro que isso é importante, e isso ninguém nunca vai negar. No entanto, resumir tudo a esse fator não é o correto.
E dizemos isso porque os utensílios que se utiliza durante o preparo de um alimento também são capazes de impactar de forma direta na comida. Não é à toa que cada vez mais pessoas buscam pela panela de ferro.
Porque, para além de ser mais durável, ela confere diversos outros benefícios que são essenciais para quem ama cozinhar. E, quem gosta de servir comida gostosa, merece ter uma panela de ferro para agregar sabor.
Mas quais são os benefícios de utilizar a panela de ferro? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Gostou? Então não deixe de conferir os tópicos seguintes!
Quais são os benefícios da panela de ferro?
Se você ainda está na dúvida se vale a pena comprar uma panela de ferro, com certeza é porque ainda não conhece os benefícios que ela pode oferecer. Dentre todo eles, podemos citar os seguintes:
A panela de ferro enriquece o alimento
A partir do momento que você passa a cozinhar em uma panela de ferro, você vai notar o quanto o alimento vai ter um gosto mais enriquecido. Inclusive, isso vai gerar alguns benefícios para a saúde da pessoa que vai ingerir a comida.
Mas por que isso acontece? Devido ao fato de a panela de ferro aumentar o teor de ferro e de manganês nos alimentos. E essas duas propriedades são essenciais para fazer com que o organismo de qualquer pessoa se torne mais saudável, em especial o de pessoas com anemia e imunidade baixa.
As comidas são mais saborosas
Além de serem essenciais para enriquecer a comida, a panela de ferro também é capaz de deixar o alimento muito mais saboroso do que quando se faz em panelas tradicionais, como em panela de alumínio por exemplo.
Mas por que isso acontece? A explicação, na verdade, é bem simples. Isso só é possível devido ao fato de a panela ter maior tempo de cozimento. E isso tende a impactar de forma direta na absorção dos nutrientes, bem como os temperos.
Temperatura de cozimento uniforme
Em comparação com os utensílios feitos em alumínio, a panela de ferro é muito mais pesada, o que faz com que ela tenha uma ligeira vantagem. O peso é responsável por reter calor por mais tempo, o que influencia no alimento.
Isso ocorre porque o peso da panela é capaz de reter o calor por mais tempo, o que faz com que a temperatura ideal esteja distribuída por toda a panela. Por isso, é bem difícil queimar a comida acidentalmente ao utilizar a panela de ferro.
Fáceis de limpar
Se você ama cozinhar, é bem provável que uma das tarefas que menos goste seja de lavar a louça. Depois de uma receita elaborada, ter de sofrer para higienizar os utensílios domésticos é algo que com certeza ninguém gosta.
No entanto, com a panela de ferro, isso deixa de ser um grande problema. Afinal de contas, como a panela é feita de ferro fundido, todas as sobras de alimentos saem com muito mais facilidade de superfície.
Dessa forma, facilita bastante na hora da limpeza, já que o alimento não vai grudar, deixando o processo de limpeza muito mais prático.
Alta durabilidade
Diferente de alguns utensílios de cozinha, as panelas de ferro são muito mais duráveis e detém maior resistência, uma vez que a sua construção é de um material muito mais estável e que confere tamanha durabilidade.
Além do mais, elas tendem a melhorar ainda mais com o passar do tempo, haja vista que a estrutura se mantém a mesma, independente do tempo. Para tanto, basta fazer uma limpeza regular para manter a sua conservação.
Preços acessíveis
Se formos comparar com outros utensílios de cozinha, a verdade é que a panela de ferro possui sim um valor muito mais acessível do que outros. E, como detém tanta vantagem, com certeza vale muito a pena investir nesse material.