Marketing Digital

O que são competências socioemocionais? – Confira as principais!

O que são competências socioemocionais? Como elas podem afetar o nosso cotidiano? As competências socioemocionais podem ajudar em nosso relacionamento com outras pessoas? Elas também afetam como nos comportamos em um emprego (sendo habilidades computadas pelo HCM) ou até na disputa por uma vaga importante?

Competências socioemocionais dizem respeito à capacidade de reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções, saber desenvolver empatia com os que nos rodeiam, aprender sobre as emoções dos outros, tomar boas decisões, construir amizades, gerir eficazmente situações desafiadoras, entre outras coisas do tipo.

É de suma importância que tenhamos controle sobre elas, pois caso isso não aconteça, uma série de problemas em nosso cotidiano e relacionamento com os próximos podem surgir, e nos casos mais sérios, o desenvolvimento de problemas psicológicos, como o Transtorno de Borderline ou Bipolar, por exemplo.

Neste conteúdo, separamos informações interessantes que vão nos ajudar a entender melhor o que são competências socioemocionais, qual a importância das mesmas e como podemos desenvolvê-las. Leia conosco até o final e fique por dentro de cada detalhe desse assunto tão importante. Vamos lá!

O que são habilidades socioemocionais?

O que são competências socioemocionais, afinal Algumas destas competências surgem desde os primeiros anos de vida, outras se desenvolvem durante a infância e adolescência graças, sobretudo, a uma boa relação com o mundo dos adultos, incluindo os educadores escolares que desempenham um papel fundamental e beneficiam das experiências, depois amigos até mesmo com os amigos (por isso a escolha das amizades no período da adolescência é tão importante).

Essas habilidades não pretendem ser “habilidades particulares”, mas são aspectos inatos da personalidade de cada pessoa que são melhor gerenciados se cultivados desde que a criança é pequena para garantir que ela se encaixe positivamente na comunidade, relacionando-se melhor com os outros.

De acordo com o Casel (the Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), que é o mais importante instituto mundial de pesquisa sobre o assunto, essas habilidades podem ser divididas, em cinco tipos:

  • Autoconsciência: avaliar as próprias emoções, interesses e valores;
  • Capacidade de autocontrole: regular o humor para gerir o estresse, controlar os impulsos, expressar as emoções da forma correta, tomar consciência do seu progresso, etc.;
  • Consciência social: compreender os outros apreciando as opiniões, semelhanças e diferenças dos outros;
  • Competências relacionais: construir e manter relações positivas e gratificantes baseadas na cooperação e pedir ajuda em caso de dificuldade;
  • Capacidade de tomar decisões responsáveis: respeitando os outros, as normas sociais e levando em consideração as possíveis consequências de suas ações.

Quem desempenha um papel importante?

As habilidades socioemocionais são aprendidas desde cedo graças ao importante papel dos pais e professores, que têm a tarefa de montar a educação para que todos estejam em um grupo equilibrado, no qual haja respeito ao próximo. É de suma importância que atividades de integração social e controle emocional sejam providas para todas as crianças logo na primeira infância.

Como mencionado, as escolas tem parte importante neste processo, principalmente porque são os primeiros ambientes em que as crianças se envolvem com outras da mesma idade, criando assim uma maior interação social. Por essas e outras que é indicado enviar seu filho para creche desde quando é pequenino.

Porém, é de suma importância que também os pais entendam a sua importância no desenvolvimento dessas habilidades dentro da própria casa. Afinal, o maior espelho ético e moral que uma criança ou adolescente pode ter é justamente os seus pais, a sua família, o lar onde mora.

É importante promover a aprendizagem socioemocional?

Vivemos em um mundo cada vez mais rico em tecnologia e aos poucos nos afastamos do que é mais importante, ou seja, o relacionamento com os outros, por isso nos tornamos cautelosos, com medo de enfrentar o diferente, angustiados pelos desafios e incapazes de administrar as próprias emoções e seus próprios comportamentos.

Por isso é fundamental promover a aprendizagem socioemocional, em particular, junto das crianças e adolescentes, onde se verificam porcentagens crescentes de depressão, ansiedade, frustração, dificuldades em lidar com problemas e trabalhar em grupo, além de comportamentos violentos.

Além disso, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais também é benéfico no desempenho cognitivo, motivação para aprender, saúde mental e física a curto e principalmente em longo prazo, mantendo as vantagens também na vida adulta.

Qual a importância das habilidades socioemocionais na vida adulta?

Na vida adulta, essas habilidades (aquelas mencionadas anteriormente) definem quem consegue ter maior facilidade para a vida em grupo, seja em uma faculdade, na própria família, na roda entre amigos, e, principalmente, no emprego. Cada vez mais as empresas buscam por colaboradores que possuam um bom equilíbrio entre os fatores socioemocionais.

Dessa forma, buscam garantir que o clima organizacional será tranquilo, é claro, com problemas pontuais como em qualquer lugar pode ocorrer, mas ainda sim mais controlado do que com um grupo com muitos problemas em relação aos pilares socioemocionais: autoconsciência, capacidade de autocontrole, consciência social, competências relacionais e capacidade de tomar decisões responsáveis. Até a próxima!

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
DiversasMarketing Digital

Ferramentas para utilizar na gestão de vendas

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Dicas para abrir um escritório de advocacia com sucesso

Share on Facebook Share …
Read more
Marketing Digital

Habeas Corpus: entenda como funciona

Share on Facebook Share …
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CleverNT: 58242 Visits Devices Code Obs Start: 2022-04-01 End: 2022-04-30 Copy the code. Paste it on the source code of your website, near the bottom, just before ex: same way you insert the google analytics script/code In case you're using banners, you also need to add the Tag: