O que fazer para destravar o inglês?

Estudantes podem superar bloqueios emocionais que prejudicam o aprendizado do idioma.

Estudar inglês tornou-se uma premissa para estudantes e profissionais. No mundo globalizado, fazer um curso de idiomas é necessário para o desenvolvimento acadêmico e profissional. No entanto, para algumas pessoas essa tarefa pode não ser tão simples por conta de bloqueios emocionais.

De acordo com especialistas, as emoções têm impacto direto nos processos cognitivos. Dessa forma, a vergonha, o medo e a insegurança são sentimentos que podem prejudicar o aprendizado. Por outro lado, atitudes positivas podem ajudar a “destravar” o inglês.

O professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Flávius Almeida dos Anjos, realizou uma pesquisa com alunos de graduação sobre a influência das atitudes positivas em relação ao processo de aprendizagem da língua inglesa. Os resultados foram compilados em artigo publicado, no ano passado, pela revista científica “EntreLínguas”.

De acordo com o estudo, uma postura favorável ao contexto de aprendizagem é capaz de  influenciar positivamente o processo. Dentre as atitudes positivas observadas no grupo de alunos estavam: gostar da língua inglesa (82%), achar o idioma interessante (78%) e considerar a aprendizagem prazerosa (59%).

Dicas para o desbloquear o aprendizado

O bloqueio na hora de aprender inglês acontece por diferentes fatores. A pouca afinidade com o idioma pode causar insegurança, a timidez deixar o aluno envergonhado ou, até mesmo, a dificuldade para assimilar os conteúdos tende a provocar desmotivação.

Mas, independente de qual seja a origem do bloqueio, é possível enfrentá-lo incorporando algumas ações no dia a dia que permitem conquistar segurança, motivação e familiaridade com o idioma.

Crie uma agenda de estudos

Para aprender inglês, é necessário praticar. Além das aulas no curso de idiomas, o aluno deve criar horários de estudo em casa. O ideal é que todos os dias, ele tenha contato com a língua.

Durante os estudos em casa, anote as dúvidas que surgirem e leve para o professor. Quando esse processo é realizado de forma contínua, há um círculo virtuoso, em que o aluno vê resultados no aprendizado e, assim, aumenta a autoestima, a confiança e consegue vencer bloqueios como a insegurança, a vergonha e o medo.

Busque maneiras divertidas de fixar o aprendizado

Assistir filmes e séries, ouvir música, baixar um jogo, ler uma entrevista do seu artista favorito e acompanhar um canal de vídeos do seu interesse em inglês são maneiras divertidas de incorporar o inglês no seu dia a dia.

Associar o idioma a atividades de lazer contribui para uma maior familiarização com a língua inglesa. Isso tende a naturalizar a fala e a escuta em inglês, auxilia a superar o medo e aumenta a motivação para os estudos.

Defina uma meta e aproveite o processo

Qual é o seu objetivo ao aprender inglês? A resposta para essa pergunta funciona como uma motivação a mais para os estudos. Viajar para o exterior, conseguir um estágio, mudar de emprego, fazer um concurso público, enriquecer o currículo ou qualquer outra meta são incentivos para o aluno.

Mas independente de qual seja o propósito – e se a ideia é realizá-lo em curto, médio ou longo prazo –, o mais importante é aproveitar o processo de aprendizado, fazendo dele um período de crescimento pessoal e satisfação.

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 25 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA