EconomiaNews

O que faz uma Recepcionista na área de saúde?

A recepção é uma área bem vasta. Sendo assim, às vezes, algumas pessoas querem se especializar em algo. Se esse é o seu caso, é provável que esteja querendo saber o que faz uma recepcionista na área de saúde. Então, se você quer obter a resposta para essa pergunta, é só continuar nesse artigo!

Você sabe o que faz uma recepcionista na área da saúde? Trata-se de uma função bastante importante para toda a empresa, e até mesmo para os que vão visitar o local. Mas como se tornar uma? Quais são os diferenciais? Esses e outros questionamentos serão respondidos no decorrer desta matéria. Então, fique de olho.

O que é uma recepcionista da área da saúde?

Ser recepcionista é bastante amplo. Assim como se pode atuar em consultórios odontológicos, pode-se ir para o lado da saúde, por exemplo. No entanto, quais são as funções de uma recepcionista da área da saúde? Basicamente, são as mesmas que de outras áreas.

É missão desse profissional fazer intermediações entre pacientes e o atendimento médico. Sabe quando você liga para alguma clínica, e a pessoa que te atende avalia quais são os horários e dias disponíveis? São mais ou menos essas as responsabilidades de quem opta por essa área.

Fora isso, esse profissional deve organizar os fluxos de atendimento e de informações. Ademais, recebe os pacientes e os conduz até as salas de consulta, exame ou box de atendimento. É dever dele ajudar com todas as dúvidas que possam surgir. É uma área que deve estar alinhada com a do médico, por exemplo.

Quais as funções de uma recepcionista da área da saúde?

Além de todas as atribuições citadas no parágrafo anterior, há outras funções que são atreladas a esse profissional. O recepcionista hospitalar, como também pode ser chamado, deve auxiliar médicos ou esteticista com tarefas administrativas. Ou seja, deve organizar a manter a agenda organizada.

Fora isso, ele realiza agendamentos ou cancelamentos por contato telefônico, mantém reuniões com profissionais da saúde para organizar rotinas etc. Ademais, outras funções desse profissional são:

  • Fazer abertura de fichas;
  • Fazer internação ou transferência;
  • Cadastra na base de dados novos pacientes;
  • Atualiza cadastros existentes;
  • Responsável pelo fluxo de caixa;
  • Emite notas fiscais.

Como se tornar um recepcionista da área da saúde?

Gostou das funções atribuídas, e quer saber como se tornar um recepcionista da área da saúde? Como falamos, toda empresa precisa de uma recepção. É essencial para que os clientes sejam bem tratados. Portanto, é uma área que há bastante vagas. Mas, em consequência, é bastante disputada.

Sendo assim, a nossa dica para você que quer atuar nessa área é investir em cursos de recepcionista. Fazendo isso, será mais fácil de você conseguir algum trabalho. Afinal, como você irá possuir uma capacitação acadêmica, os recrutadores ficarão mais propensos a escolher o seu perfil.

O mais interessante acerca desses cursos é que muitos deles podem ser feitos via EAD. Então, caso você não tenha muito tempo durante o dia, trata-se de uma ótima alternativa para quem quer mudar de ramo. Ademais, ainda há opções de cursos gratuitos, o que é ainda melhor para quem não pode investir em educação no momento.

É claro que se você já possuir alguma experiência na área da recepção, o seu currículo será ainda mais cobiçado. Sendo assim, mesmo que você tenha trabalhado com recepção, mas em outra categoria, é válido expor no seu currículo. Afinal, mostrará que você já tem experiência em lidar com o público.

Qual é o salário de um recepcionista da área da saúde?

Isso dependerá de inúmeros fatores. Afinal, o local onde você irá trabalhar é fator decisório. Se você vai para uma instituição pública, a média salarial será uma. Agora, se você for atuar em um ambiente privado, com certeza o seu salário será outro. Ademais, existem os adicionais, e cada empresa é responsável por isso.

Mas, no geral, uma recepcionista hospitalar ganha em média R$1.304,78, considerando uma jornada de trabalho de 42 horas semanais. No entanto, o teto salarial para essa área é de R$2.037,72. Novamente falando, os valores podem variar conforme o local de trabalho. Mas esse é o padrão encontrado.

Quem pode trabalhar como recepcionista?

Qualquer um que tenha interesse nessa área pode trabalhar como recepcionista. No entanto, segundo algumas pesquisas, as empresas têm preferência por um certo tipo de perfil. Segundo consta, os mais selecionados para essa vaga possuem os seguintes requisitos:

  • Ensino médio completo;
  • Sexo feminino;
  • Entre 22 a 30 anos.

É claro que isso não é uma regra. Mas, sabendo que as pessoas contratadas para essa vaga possuem esse perfil, é interessante tentar se adequar a eles. Fora esse ponto, como foi possível perceber, a grande parte das empresas não exige nenhum curso ou certificação. Portanto, se você tiver algum curso, esse é um ótimo diferencial para o seu perfil.

Banner de propaganda da agência de sites GR3 WEB

About author

Articles

PORTALBELMONTE é um portal de notícias de Belmonte e região com mais de 20 anos de credibilidade trazemos sempre o que acontece de mais relevante para você. Telefones: (73)99954-2314 Endereço: Travessa Santo Antonio, 13 - Barrolândia - Belmonte - BA
Related posts
DiversasEconomiaMarketing Digital

7 dicas para comprar um novo colchão

Com tantas opções de colchões para escolher, comprar um novo pode ser uma decisão que gere…
Read more
EconomiaMarketing DigitalNacionais

Trabalhar na área de marketing: conheça as áreas onde você pode atuar

De acordo com um estudo divulgado pelo LinkedIn, Marketing está na sétima posição entre as…
Read more
Coluna SocialEconomia

Uma das melhores lojas de alimentos naturais da cidade de Belmonte está com super descontos

Localizado na Avenida 23 de Maio, 701- Centro de Belmonte, a Loja Natural Vida consagrou-se como uma…
Read more
Newsletter
Cadastre seu e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nosso conteúdo exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *